quinta-feira, outubro 10, 2019

Petrolândia: 10 de outubro, hoje é o Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher: Hoje se completam 2 meses do desaparecimento de Nayara Emanuela


10 de Outubro é Dia Nacional de Luta contra a violência à mulher. A data foi criada em 1980, como desdobramento de um movimento nacional em protesto contra o índice crescente, em todo o país, de crimes contra as mulheres.

Caracteriza-se como violência contra a mulher “qualquer ato ou conduta que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher, tanto na esfera pública quanto na privada, é considerado violência.”

Para punir agressores, a Lei Maria da Penha traz a criminalização da violência contra a mulher desde 2006, prevendo responsabilização dos agressores, que normalmente estão inseridos no ambiente familiar.

Segundo dados recentes divulgados pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), a violência contra as mulheres tem tomado ares de barbárie, contra os quais é imprescindível o combate efetivo, permanente.

Em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, o CMDM, a Coordenadoria Municipal da Mulher, os núcleos de estudos de gênero das escolas estaduais NEG DANDARAS e NEG FRIDAS cobram das autoridades competentes uma resposta sobre o desaparecimento de Nayara Emanuela, 22 anos.

No dia 10 de agosto/2019 Nayara saiu de casa em direção ao ponto de vans para se deslocar até a cidade de São José do Egito. Sem deixar rastro, Nayara não chegou ao seu destino, não foi vista embarcando na van, não deu notícias à família. Hoje se completam 2 meses sem informação do paradeiro da jovem. A família, os coletivos de defesa da mulher e de enfrentamento da violência e a sociedade cobram uma resposta. Onde está Nayara!

Nenhum comentário:

Postar um comentário