sexta-feira, outubro 18, 2019

Petrolândia: Mastologista Dr. Paulo Lucena fala sobre o Outubro Rosa e da importância da prevenção ao câncer de mama em entrevista na Web Rádio Petrolândia


Este mês é conhecido como "Outubro Rosa", movimento que estimula a conscientização, luta e prevenção do câncer de mama. Para falar sobre o assunto, o Mastologista Dr. Paulo Lucena foi entrevistado, ao vivo, na manhã desta sexta-feira (18/10/2019) pelo radialista e blogueiro Assis Ramalho, no programa Acordando com as Notícias, transmitido pela Web Rádio Petrolândia.

Na entrevista, o médico tirou dúvidas em relação aos cuidados da mulher com o seu corpo e falou sobre a importância do autoexame contra o câncer de mama (assista a entrevista completa em vídeo disponibilizado abaixo desta matéria).

Dr. Paulo Lucena comentou que o câncer de mama é uma doença multifatorial. Alguns dos sintomas são a existência de nódulos, lesões cutâneas e o endurecimento mamário. Os principais fatores de risco comportamentais relacionados ao desenvolvimento do câncer de mama são: excesso de peso corporal, falta de atividade física e consumo de bebidas alcoólicas.

De acordo com o médico, a realização da mamografia anual para mulheres de 40 anos é muito importante para o diagnóstico. Mas as mais jovens também devem procurar o médico.

Segundo a especialista, O tratamento do câncer de mama é feito por meio de uma ou várias modalidades combinadas. O médico vai escolher o tratamento mais adequado de acordo com a localização, o tipo do câncer e a extensão da doença.

Dr Paulo Lucena diz que além de todos os benefícios da amamentação ao bebê, amamentar também traz benefícios à mulher. Amamentar é sinônimo de reduzir os riscos do câncer de mama.

Ainda de acordo com o médico, mulheres com casos de câncer na família, que tiveram puberdade precoce, menopausa tardia e sem filhos correm mais riscos de desenvolver a doença.

"Quanto maior o tempo que a mulher amamenta, maior é a proteção contra o câncer de mama.Ter mais filhos e amamentá-los por mais tempo pode realmente evitar o câncer", acrescenta.

Além de Petrolândia, onde atende na CLIMAGEM, Dr. Paulo Lucena atende também em Delmiro Gouveia (AL) e Paulo Afonso (BA).

Dr. Paulo também é professor de Cirurgia Geral da Universidade Federal do Vale do São Francisco – Univasf - campus Paulo Afonso/BA.

Assista no vídeo abaixo à íntegra da entrevista


Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário