quarta-feira, setembro 04, 2019

Motoristas e cobradores de ônibus recebem orientações sobre convivência com pessoas com deficiência

 
 

Para promover a inclusão social e estimular boas práticas de relacionamento, a Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (Sead), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), realizou palestra para cerca de 200 motoristas e cobradores de ônibus da empresa Vera Cruz. Com o tema “Aprendendo e mudando conceitos: dicas de convivência com pessoas com deficiência”, o bate papo, que aconteceu no período da manhã e da tarde desta quarta-feira (04), foi ministrado pelo superintendente do órgão, Edimilson Silva, que detalhou os tipos de deficiências, as terminologias adequadas e inadequadas e as formas de tratamento.

Com o apoio da Central da Libras, setor da Sead que é composto por intérpretes da língua de sinais, os profissionais aprenderam expressões básicas na linguagem, momento que para o cobrador Jefferson Jeronimo foi um dos pontos principais da palestra. “É importante que a gente aprenda a se comunicar e a tratar melhor as pessoas com deficiência, além de se conscientizar sobre o assunto. Fico feliz de ter participado e ter aprendido mais sobre isso”, afirmou.

O superintendente da Sead, Edimilson Silva, pontuou que, sensibilizando os profissionais sobre a temática, a palestra ajuda a quebrar paradigmas e propiciar uma sociedade mais igualitária. “A Sead desenvolve um papel de incentivar a aproximação com as pessoas com deficiência, eliminando as barreiras que foram criadas, seja de comportamento ou de comunicação. Então, para nós, essa sensibilização tem uma valor muito grande pois rompe uma cultura de preconceitos e comportamento que discriminam essas pessoas”.

A ação, que faz parte de uma parceria entre a Sead e o Grande Recife Consórcio de Transporte, já sensibilizou um grupo de 100 motoristas da empresa Caxangá. “Objetivo é que o encontro se estenda para outras empresas de transporte público”, ressaltou o gerente de relacionamento do Grande Recife, Petrônio Iglesias. Para a gestora da empresa Vera Cruz, Ana Márcia, sensibilizar os profissionais é uma forma de fazê-los refletir sobre a realidade em sociedade. “Essa reflexão faz com que eles voltem ao trabalho de uma forma diferente”, afirmou.

A palestra é estendida para todas as empresas que queiram trabalhar a temática no ambiente de trabalho. Aos interessados, a Sead disponibiliza o contato (81) 3183-3214.

Por Assessoria de Comunicação
Governo de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário