quarta-feira, setembro 04, 2019

Petrolândia: Crianças da Quadra 01 criam banda com instrumentos de material reciclável e sonham desfilar no 7 de Setembro


Latas de tinta, garrafas PET, caixa de descarga sanitária, embalagens de margarina, tampas de panelas, entre outros materiais, nas mãos das crianças e pré-adolescentes são instrumentos musicais. A Orquestra de Instrumentos Reciclados R7 reúne crianças e pré-adolescentes da Quadra 01, na cidade de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco. Os envolvidos no projeto que envolve música, cidadania e meio ambiente, sonham em participar do Desfile Cívico de 7 de setembro na cidade. A reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia visitou o ensaio do grupo, realizado na quadra ao lado do Ginásio de Esportes, na noite dessa terça-feira (03), e entrevistou as idealizadoras e as crianças participantes do projeto, desenvolvido na rua 7 de Setembro, onde residem as idealizadoras do projeto, Kell Capistrano, Dilma e Paula, que contou como foi iniciado o projeto.

''Da minha casa, eu já tinha observado eles tocando todos os dias, e aquilo me chamou a atenção. Eu achei fantástico, por que hoje em dia a gente vê os nossos adolescentes neste mundo de tantas coisas erradas, só querendo saber de celular, não brincam mais. Foi quando eu fui na casa de Kell Capistrano (mãe de duas crianças que compõem a banda) e propus a ela 'vamos fazer (a banda musical)' e ela disse prontamente 'vamos'. Então, foi uma coisa natural e que estamos adorando'', explicou, e acrescentou que deseja que esse exemplo sirva para muitas crianças que fazem coisas erradas.

Segundo as idealizadoras, a música faz com que as crianças tenham proteção contra as más influências, principalmente do mundo virtual, com a redução do contato com a Internet. Elas afirmam que, atualmente, com o avanço da tecnologia, as crianças encontraram formas de divertimento puramente virtuais. ''Computadores e videogames substituíram completamente as antigas brincadeiras de rua, como era nos nossos tempos. Infelizmente, hoje, uma infinidade de atividades sadias foram substituídas pela frieza e solidão do mundo virtual da Internet. Então, essa é uma forma que encontramos de fazer com que nossas crianças aqui da Rua 7 de Setembro, da Quadra 01 de Petrolândia, se desliguem de todas essas coisas virtuais, e ainda por cima estão praticando a reciclagem'' (assista nos vídeos abaixo às entrevistas).

Com projeto em andamento, as criadoras e as crianças sonham em fazer uma apresentação durante o Desfile Cívico em Petrolândia, que vai acontecer no próximo sábado, 7 de setembro, realizado pela Secretaria de Educação do município.

Desde já a nossa reportagem faz apelo a Secretária Municipal de Educação, Alexandrina Souza, para que o objetivo das idealizadoras e componentes da banda seja alcançado.

Confira abaixo vídeos e fotos.



Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário