quarta-feira, agosto 14, 2019

TrilogiaBio: Educação ambiental e ludicidade no sábado do shopping Tacaruna



Diversão que educa: assim é o “sábado animal” no espaço rooftop do shopping Tacaruna, com a realização de atividades lúdicas, palestras, exposição fotográfica de unidades de conservação e a interação com animais silvestres. É o projeto TrilogiaBio, com o tema Preservar é Preciso, realizado pelo biólogo André Maia, em parceira com a Agência Estadual de Meio Ambiental (CPRH).

“O objetivo do projeto é estimular a consciência ambiental de crianças e adolescentes. Nós levamos animais, falamos sobre os hábitos dos mesmos, contamos história e tem ainda a exposição fotográfica de unidades de conservação. É um verdadeiro sábado animal”, comentou o biólogo André Maia. De acordo com o biólogo, a presença dos animais no evento auxilia no processo de conhecimento.

O projeto, além de disseminar informações ambientais, está aberto para a entrega voluntária de animais silvestres. No último sábado (10), foram entregues seis jabutis e uma iguana. Os animais foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres da CPRH, para serem avaliados por um veterinário, antes de serem devolvidos à natureza. “Criar animais silvestres, sem licença para tal, constitui-se em crime ambiental. A entrega voluntária dos animais isenta a pessoa do pagamento de multa”, explica o gerente da CPRH, que atua da unidade de gestão da fauna silvestre, Iran Vasconcelos.

Para explicar sobre as unidades de conservação (UCs), os analistas ambientais da CPRH, Elaine Braz e Fábio Amorim, falaram sobre o Refúgio de Vida Silvestre Matas do Sistema Gurjaú, UC localizado na zona rural de três municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR): Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes e Moreno. A exposição fotográfica, além das imagens do Refúgio, traz também fotos da Estação Ecológica de Caetés, outra unidade de conservação administrada pela CPRH, localizada em Paulista, no Grande Recife.

O projeto TrilogiaBio acontece todos os sábados de agosto, a partir das 17h, no espaço rooftop do shopping. A entrada é gratuita.

Núcleo de Comunicação Social e Educação Ambiental/CPRH

Nenhum comentário:

Postar um comentário