quarta-feira, agosto 14, 2019

Recursos pagos por cumpridores de penas alternativas beneficiam instituições em Pernambuco

Dinheiro vem da pena de prestação pecuniária, e é liberado através de edital do Tribunal de Justiça (Foto: Divulgação)

O Instituto de Desenvolvimento Social e Cultural (Idesc), ONG localizada em Areias e o Centro Poliesportivo Comunitário de Barra de Jangada (Cepec), em Candeias, deram uma incrementada no trabalho social que realizam com crianças e idosos. A melhoria se deu graças aos recursos de prestação pecuniária, que receberam este ano, por meio de edital. O dinheiro é proveniente do pagamento realizado por cumpridores de pena alternativa.

As entidades foram orientadas pela Gerência de Penas Alternativas e Integração Social (Gepais), órgão da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), e inscreveram os projetos.

O Idesc concorreu com o trabalho “Fortalecendo as estruturas”. A ONG atende a um total de 65 pessoas, entre crianças, adolescentes e familiares, que realizam atividades esportivas, capoeira, música, além de reforço escolar e artesanato. “Com o dinheiro, adquirimos cadeiras para a biblioteca, equipamentos de cozinha, como fogão, geladeira e liquidificador, entre outros itens. Somos muito gratos pelo apoio que nos foi dado pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos”, através da Gepais, ressalta Dalva Barbosa, presidente da instituição.

Já o Cepec, outra entidade beneficiada, utilizou os recursos para melhor acondicionar os alimentos doados, e compraram duas frezeers. “Atendemos a 160 crianças e ainda idosos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, esse edital nos ajudou muito”, comemora Maria Tereza Mendes, responsável pelo centro.

De acordo com a resolução 154 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o edital é aberto a qualquer instituição pública ou privada que receba cumpridores de penas alternativas, e este ano, foi lançado pelo primeiro Juizado Criminal (I Jecrim), em Afogados. Segundo o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, “os recursos da prestação pecuniária vêm beneficiar as instituições que firmam compromisso com a sociedade civil, ao garantir a integração social dos cumpridores de penas e medidas alternativas”.

SJDH-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário