terça-feira, junho 25, 2019

Petrolândia 110 anos: Ex-prefeito José Dantas de Lima é entrevistado na série em homenagem ao aniversário da cidade


Na próxima segunda-feira, 1º de julho de 2019, a cidade de Petrolândia vai celebrar 110 anos de emancipação política. O Blog de Assis Ramalho e a Web Rádio Petrolândia homenageiam a ocasião com entrevistas, bate-papos, com personalidades que marcaram a política do município. Na segunda-feira (24), o entrevistado foi o ex-prefeito Amadeu Souza Lima. Nesta terça (25), foi a vez do também ex-prefeito José Dantas de Lima.

Advogado e atualmente vereador da vizinha cidade de Jatobá, Dr. José Dantas de Lima, popularmente conhecido como Zé Dantas, foi eleito prefeito de Petrolândia pela primeira vez em 1976. Funcionário do extinto Bandepe (Banco do Estado de Pernambuco), com apenas 26 anos de idade, o estreante na política recebeu o apoio do então prefeito José Araújo, conhecido como Zé de Caboclo. O primeiro mandato na prefeitura foi de 6 anos, de 1977 a 1982. Além de, provavelmente, ter sido o prefeito mais jovem de Petrolândia, Zé Dantas foi também o primeiro gestor da nova Petrolândia, após a sede do município ser transferida para um novo local com o advento do reservatório da Usina Hidrelétrica de Itaparica (hoje Luiz Gonzaga), construída no atual limite entre Petrolândia e Jatobá.

A entrevista está disponível na íntegra no vídeo abaixo.


Segundo o entrevistado, grandes eram as dificuldades financeiras e o município era territorialmente maior, ainda com a área desmembrada na década de 1990 pela emancipação de Jatobá. Apesar das dificuldades, lembra que entre as ações de destaque durante sua administração do município, houve a estadualização do Colégio Municipal, com transferência dos professores para o Governo de Pernambuco, durante a gestão do ex-governador Marco Maciel. A transferência da gestão escolar concedeu gratuidade ao ensino no Colégio que, até então, cobrava mensalidades dos alunos, apesar de pertencer à administração municipal.

Outro ponto de destaque lembrado pelo ex-prefeito foram as muitas críticas recebidas após ter escolhido a atual localização da nova cidade, construída pela Chesf. De acordo com Zé Dantas, havia um movimento que pedia a construção da nova cidade em um ponto mais próximo da hoje cidade de Jatobá.

O entrevistado preferiu não emitir opinião sobre a administração da cidade, com a justificativa de que hoje é vereador por outra cidade. Mas, no encerramento da conversa, nas considerações finais, desejou boa sorte à gestão do município, atualmente sob comando da prefeita Janielma Souza.

Dr Marcos Antônio (Marquinho), será o próximo entrevistado

Leia também > Petrolândia 110 anos: Ex-prefeito Amadeu Souza é entrevistado por Assis Ramalho, em série especial




Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos e vídeo: Lúcia Xavier

Um comentário:

  1. Muito bem, foi um prefeito exemplar, trabalhou em prol de toda população Petrolândense, lembro que entre muitos benefícios que fez para a comunidade Petrolândense, interviu para que viesse para Petrolândia a Caixa econômica federal.✨✨

    ResponderExcluir