segunda-feira, maio 27, 2019

Petrolândia: Conselheiros municipais participam da 9ª Conferência Estadual de Saúde



Profissionais, gestores e militantes da área da saúde se reuniram na semana passada (de 21 a 24.05), para a 9ª Conferência Estadual de Saúde. Com o tema 'Saúde não é favor. É direito! Pernambuco em defesa do SUS. Democracia para garantir as conquistas com participação popular', o evento aconteceu no Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon-PE), em Olinda. O Conselho Municipal de Saúde de Petrolândia foi representado pela Presidente do Conselho, Sandra Gomes Belém, o Vice presidente Jardel Vital (representante dos trabalhadores), a Secretária Aline Bevenuto (representante dos usuários/Comunidade Quilombola Borda do Lago), e os conselheiros Fabiane Kelly (representante usuário do SINSEMP-PE) e Evaldo Nascimento (representante usuário do SIMPRO).

A 9ª Conferência Estadual de Saúde homenageou três importantes ativistas em defesa da saúde pública de qualidade. Na noite de abertura do evento, foram agraciados a secretária executiva da Mulher de Pernambuco, Ana Claudia Callou, que também já ocupou o cargo de secretaria executiva de Coordenação Geral da SES; o farmacêutico e um dos responsáveis pela formulação e implantação da Farmácia da Família, Hermias Veloso da Silveira; e a nutricionista e conselheira Estadual de Saúde pela Pastoral da Saúde Nordeste II, Inêz Maria da Silva.


Além da Palestra Magna, o primeiro dia de evento contou com a posse do novo Colegiado do Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES/PE) para o biênio 2019-2021. Na quarta-feira (22/05), a programação foi dividida em três mesas temáticas: Atenção Primária no SUS - Estratégias de fortalecimento no contexto atual; Média e Alta Complexidade - O desafio de garantir financiamento para a implementação das redes de saúde; Regionalização e Governança com fortalecimento do controle social - Somando forças frente aos retrocessos. Na quinta-feira (23/05), os participantes se reuniram em Grupos de Trabalho para discussão de estratégias.

O encerramento aconteceu na sexta-feira (20.05) com a Plenária Final e eleição dos trabalhos finalistas do Concurso Saúde nas Escolas Públicas Estaduais e Aclamação dos delegados para a 16ª Conferência Nacional de Saúde.

A programação da 9ª CES é etapa da 16ª Conferência Nacional de Saúde e faz parte da agenda da Secretaria Estadual de Saúde (SES/PE), que está programada para o mês de agosto, em Brasília (DF).  

Blog de Assis Ramalho
Informações: SES-PE
Fotos e informações: Conselho Municipal de Assistência Social de Petrolândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário