quarta-feira, março 06, 2019

Petrolândia: Carnaval dos Amigos promove folia popular na Orla Fluvial





Para grande parte dos brasileiros, o Carnaval é a festa mais popular e esperada do ano. É nesse período em que podem manifestar sua alegria, criatividade, bom humor e, também, insatisfações, em fantasias, alegorias e folia contida ou desvairada. Em Petrolândia, Sertão de Pernambuco, sem "carnaval oficial", este ano a festa de rua foi feita pelo próprio povo, em pequenos e grandes blocos ou ao redor de paredões de som automotivo. O polo de atração de quase todos os grupos foi a avenida da Orla Fluvial, próximo ao Ginásio de Esportes. Foi lá que aconteceu, entre o calçadão e a prainha, o Carnaval dos Amigos, com apresentações de artistas da terra, nos dias 03 (domingo) e 05 (terça-feira).

Realizado por Fabiano Jaques Marques, Rogério Novaes, Evaldo Nascimento, Louro do Vidro, Zé Pezão, Joilton, Carlinhos, Jorge Viana e Rodrigo Novaes, com apoio de empresas do comércio local, o Carnaval dos Amigos teve como atrações Pagode pra Recordar e Jeyninho Souza, no domingo, e Delação Premiada e Jeyninho Souza no encerramento, nessa terça.

De acordo com a organização, a festa foi realizada para não deixar o carnaval de Petrolândia "passar em branco" este ano, com apresentações musicais gratuitas em local público. Outra preocupação do grupo foi oferecer ao comércio, principalmente os pequenos ambulantes, oportunidades de comercializar seus produtos durante os festejos carnavalescos.

Nos dois dias do evento, o público espalhou-se para acompanhar o evento da maneira mais confortável possível. Alguns levaram mesas, cadeiras, isopores. Outros assistiram "de camarote", do alto, no banco formado pela mureta do calçadão. Não faltaram também a alegria e energia dos blocos que resistem a tempos cada vez mais difíceis para a sobrevivência das agremiações carnavalescas da cidade.

No finalzinho da tarde, após as chuvas que caíram na cidade e deixaram alguns trechos com poças de água e pontos de atoleiro na Orla, populares acompanhavam o show de encerramento do evento, com um belo por-de-sol nublado, no último dia de Carnaval, momento em que registramos estas imagens. Parabéns a todos os envolvidos!

O apoio à ordem e segurança foi realizado por guarnições da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Guarda Municipal de Petrolândia.

Tudo transcorreu em paz!
Ver mais fotos: Carnaval dos Amigos - Orla de Petrolândia (05/03/2019)





Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário