segunda-feira, janeiro 07, 2019

Divulgado o listão do Vestibular 2019.1 do IFPE; confira


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) divulgou, ao meio-dia desta segunda (7), olistão dos aprovados no Vestibular 2019.1 Confira.

Agora todos os aprovados precisam ficar atentos ao cronograma de matrículas, cujo edital estará disponível no site do IFPE. Cada um dos 16 campi no Estado possui uma data diferente para a matrícula. O período começa no dia 9 de janeiro no campus Belo Jardim e segue para demais até março. O campus Recife, que das 4.535 vagas disponíveis, concentra 30% delas, inicia a matrícula no dia 14 de janeiro.

"Os candidatos precisam estar atentos a documentação exigida para a matrícula já que há diferença entre não cotistas e cotistas. É preciso estar atento as vagas remanescentes também que serão divulgadas posteriormente", explica o pró-reitor de Ensino Assis Leão. O IFPE também divulgará o edital do Sisu ainda nesta semana. As vagas são para o segundo semestre e apenas para cursos de nível superior.

Anne Caroline da Silva, 28 anos, foi uma das primeiras a consultar o listão disponibilizado pelo IFPE no campus Recife. "Fiquei muito feliz e surpresa em ter passado em segundo lugar em Tecnologia em Gestão Ambiental. Será uma oportunidade de agregar ainda mais conhecimento na minha área", afirmou. Ela obteve a nota 65,85.

Primeiros colocados
Os primeiros colocados das quatro modalidades (proeja, integrado, subsequente e superior) do vestibular foram divulgados na manhã desta segunda-feira (7), antes da divulgação do listão.

O estudante Hibrael Sampaio, de 15 anos, foi o primeiro colocado no curso de integrado de Técnico em Eletrônica, com nota 86.26. "Foi incrível receber essa notícia, achei que iríamos fazer alguma correção de cadastro quando chegamos e fomos surpreendidos com essa divulgação" contou.

A mãe do jovem, Melanie Sampaio estava bastante emocionada com a conquista. "Das 30 questões conferimos no gabarito que ele tinha errado quatro. Esperávamos que ele passasse, mas em primeiro lugar foi surpresa", disse. A rotina preparatória para esse vestibular foi de dois anos e, segundo Hibrael, foi a perseverança que fez alcançar uma boa nota.

O primeiro da modalidade subsequente em Técnico em Segurança do Trabalho, Thiago Moreira Bezerra, 33 anos, também esteve presente na cerimônia de premiação. "Já tenho formação em engenharia e buscava um complemento na minha qualificação", explicou. Na rotina de estudos, Thiago procuro resolver questões das provas de anos anteriores e focar nas específicas de sua área.

De acordo com a presidente da Comissão de Vestibular do IFPE, Andrea Barreto, essa edição foi considerada um sucesso. Dos mais de 25 mil inscritos, 16% se abstiveram no dia da prova. "Esse percentual é considerado baixo e mostra que a procura pelos nossos cursos tende a aumentar". Ela também destacou o número de candidatos indígenas e quilombolas aprovados. Nesta edição os dois grupos foram incluídos na isenção. "Tivemos 140 candidatos indígenas e quilombolas aprovados, o que representa um ganho na perspectiva de inclusão. No geral tivemos 3 mil candidatos isentos e isso foi muito positivo ", afirma.

Por: Mirella Araújo
Folha dePE

Nenhum comentário:

Postar um comentário