quinta-feira, janeiro 31, 2019

Carro voador já é vendido e preço pode bater R$ 2,1 milhões


O PAL-V Liberty é o primeiro carro voador em produção e com disponibilidade comercial no mundo. Isto significa que interessados podem adquirir o modelo pelo preço de 299 mil euros (cerca de R$ 1,2 milhão, em conversão direta) para voar e rodar pelas ruas. O usuário que comprar o veículo deve ter habilitações para dirigir e pilotar, além de precisar realizar um curso de pilotagem e direção organizado pela fabricante holandesa PAL-V. Vale ressaltar que o lote inicial do carro está limitado a 90 unidades.

O Liberty funciona à base de gasolina e, na modalidade carro, acelera de 0 a 100 km/h em menos de 9 segundos, atingindo velocidade máxima de 160 km/h. No chão, o carro da PAL-V promete uma autonomia de 1.315 quilômetros. Já no ar, o veículo acelera a até 180 km/h e pode subir a uma altitude máxima de 3.500 metros, com autonomia de 500 quilômetros. A transição entre um modo de uso para o outro leva de 5 a 10 minutos.

Duas características distanciam o Liberty de um helicóptero. A primeira delas é que o veículo da PAL-V deve rodar nas ruas e estradas com naturalidade, inclusive, cumprindo com as normas legais que definem parâmetros de segurança para automóveis. A outra é o preço: helicópteros são bem mais caros, podendo chegar a milhões de dólares.

Como a decolagem não é vertical como nos helicópteros, o Liberty é classificado como um girocóptero: veículo voador que se sustenta no ar por conta de asas rotativas. Por conta disso, é necessária uma pista livre de 180 metros para alçar voo e de 30 metros para pousos. Essa dependência de pista livre restringe um pouco o apelo urbano do veículo, já que não se encontra facilmente esse tipo de espaço nas grandes cidades.

Além disso, o vórtice gerado pelas hélices precisa ser poderoso o suficiente para levantar o carro e mantê-lo no ar. Isso significa que o Liberty deve produzir o mesmo tipo de barulho e vento que uma aeronave pequena convencional. Outro ponto de destaque sobre o carro é a sua manutenção, já que veículos voadores precisam passar por processos de manutenção muito mais rigorosos e caros do que os de carros convencionais.

Via PAL-V

Nenhum comentário:

Postar um comentário