sábado, dezembro 15, 2018

Prefeito de Tacaratu dedica "Prêmio Qualidade nos Gastos Públicos" à população do Município


Na manhã da última quinta-feira (13), na auditório da Associação Municipalista de Pernambuco-AMUPE, o Município de Tacaratu, sob gestão do prefeito José Gerson, recebeu o “Prêmio Qualidade dos Gastos Públicos”, apresentado pela AMUPE e entregue pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). O prefeito dedicou o prêmio à população do Município, situado no Sertão de Itaparica.

O Prêmio apresenta um ranking com notas calculadas a partir de indicadores que avaliam o desempenho dos gestores em relação ao equilíbrio financeiro, investimentos e despesas sociais.  A metodologia utilizada pela Sudene usou dados fornecidos pelo Tesouro Nacional, através do levantamento Finanças do Brasil – Dados Contábeis dos Municípios, para avalar as Prefeituras de Pernambuco, que foram distribuídas em quatros categorias: até 20.000 habitantes; de 20.001 até 50.000 habitantes; e acima de 150.000 habitantes. Foram, então, avaliados quatro indicadores – Investimentos por receita liquida corrente, despesas sociais (estas avaliadas dentro do aspecto da receita liquida corrente e despesas per capta) e equilíbrio financeiro – de modo a se estabelecer uma média ponderada. O cálculo apresentou, então, as notas finais das prefeituras. Os índices utilizados pela Sudene retratam uma comparação entre os exercícios de 2017 e 2016, com o objetivo de apurar as variações positivas e negativas nos trabalhos dos gestores. 

Foram premiadas as prefeituras que se destacaram em cada um dos indicadores, além das três melhores colocadas no ranking geral. Na categoria Municípios com população entre 20 mil e 50 mil habitantes, Tacaratu conquistou o 1º lugar geral, conforme tabela identificativa abaixo:


Considerando que o Município de Tacaratu foi vencedor nesta edição do “Prêmio Qualidade dos Gastos Públicos”, o Prefeito José Gerson, muito grato, além dedicar o prêmio a todos os tacaratuenses, concluiu que sua gestão está sendo conduzida por caminhos certos.


Blog de Assis Ramalho
Com informações da Assessoria da Prefeitura de Tacaratu
Fotos: AMUPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário