segunda-feira, novembro 19, 2018

Petrolândia/Tacaratu: 4º Festival dos Quilombolas é realizado com grande sucesso







No sábado passado (17) foi realizado na comunidade Quilombola Borda do Lago, da Agrovila 04 da Reta, situada no limite entre os municípios de Tacaratu e Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, o 4º Festival da Comunidade Quilombolas Borda do Lago.

O evento teve início por volta das 16 horas com a mesa formada por autoridades locais, e de outras regiões. A prefeita de Petrolândia Janielma Souza compôs a mesa, enquanto o prefeito de Tacaratu José Gerson justificou a sua ausência. Vale dizer que o evento contou com a parceria da prefeitura de Petrolândia e Tacaratu.

Além da prefeita Jane, a mesa especial também contou com Bernadete (Semas), Jacir (vereador de Itaíba), Rita ( representante das comunidades de Itaíba), Rita de Cássia (ex-presidente da associação quilombolas da Ag 04 da Reta), Pedro (Secretário de Saúde da prefeitura de Petrolândia, Simone (representando a secretaria de educação e Cultura de Petrolândia) Cícero Abraão (presidente da associação quilombola da Ag.04 da Reta), seu Jorge (líder da aldeia Brejinho da Serra), Natanael (vice -presidente do PT- Petrolândia e do STR-Petrolândia), Jussara (professora da Erem Maria Cavalcante Nunes.

O festival quilombola teve início por volta das 8:30 com  entrega de roupas para as crianças da comunidade quilombola, doação feita pela ONG de Recife por meio de Ceiça, Anna Teresa,Simone e Solange, além  da caravana do Chico do Bem da prefeitura de Petrolândia.

Ao longo do dia houve várias apresentações culturais, além de desfiles do garoto quilombola mirim e adulto, e desfile para escolher a garota quilombola. Também houve jurado onde foi escolhido o melhor cantor(a).

Ficou assim;
Garoto quilombola mirim 2018 - vencedor:  lohan Daniel
Garota quilombola 2018 - vencedora: Heloisa,
Garoto quilombola 2018 - vencedor: Damião
Cantora quilombola 2018 - vencedora: Gisele

Também houve apresentações da Casa das Juventudes, Escola Erem Jatobá, além de grupos de Maracatus da Aldeia Brejinho da Serra, e Aldeia Angico. A escola de Olho D'água do Bruno de Tacaratu, junto o Instituto Cultural Raízes, da cidade de Floresta, também abrilhantaram o Festival com belíssimas apresentações, que agradou ao público presente.

As atrações musicais ficaram por conta da banda Black City, cantores Romano Araújo, Daniel Silva, Marcos Antony, e Arnaldo Nunes que encerrou o evento às 6:00 da manhã de domingo (18).

O 4º Festival da Comunidade Quilombolas Borda do Lago da Agrovila 04 da Reta, teve o apoio das prefeituras de Petrolândia e Tacaratu, deputada Teresa Leitão, Gil da cesta básica, vereadores Delano Santos, Silvio Rogério, Dedé de França, Grupo Louana, Neguinho do coco, Marquinho do gás,  Kl2 , Atel, Nordeste Empreendimentos (org.Bartolomeu Ramos), Clínicas Mais Saúde, Petro Saúde, Diel do mamão, Chales da melancia, PN Notícias, União Agrícola, Juliano Vans,Top 10 e top 30, e a comunidade que ajudou com alimentos.

 A coordenação quilombola agradece a visita de todos.

Texto e fotos: Comunidade Borda do Lago

Nenhum comentário:

Postar um comentário