quinta-feira, novembro 22, 2018

Petrolândia: Dr João Lopes é indicado para Título de Cidadania Petrolandense pelo vereador Louro do Vidro


O médico diretor do Hospital e Maternidade do Instituto Beneficente do Vale do São Francisco (IBVASF), Dr João Lopes vai receber o Título de Cidadania Petrolandense. A indicação foi apresentada pelo vereador Louro do Vidro (PC do B) na sessão ordinária da Câmara Municipal na quarta-feira passada (14).

Veja abaixo a íntegra da indicação do vereador Louro do Vidro

O Presidente da Câmara Municipal de Petrolândia, Estado de Pernambuco, faz saber que o Plenário aprovou e ele promulga o seguinte Decreto Legislativo:

Art. 1º – Fica concedido o título de “Cidadão Honorário” ao Exmº Sr. JOÃO LOPES GONÇALVES.

Art. 2º. – O Presidente deste Poder Legislativo, em comum acordo com os familiares do homenageado e autores da propositura, marcará a data e horário, para, em Sessão Solene, fazer a entrega do título, conforme trata o Art. 1º. deste Decreto.

Art. 3º. – Este Decreto Legislativo entrará em vigor na data de sua Publicação.

Art. 4º. – Revogam-se as disposições em contrário.

Sala das Sessões, em 14 de Novembro de 2018.

Lourival Joaquim de Lima
Vereador PC do B

Justificativa

João Lopes Gonçalves, filho de Lourival da Silva e Josefa Bastos Gonçalves, nasceu em 23 de 1961, na cidade de Carnaubeira da Penha, município de Floresta/PE. Sétimo filho dentre onze irmãos, foi criado entre Carnaubeira e duas fazendas dos seus pais. Acordava de madrugada para ajudar seu Genitor nas lidas do campo. Depois deslocava-se para Carnaubeira,e enquanto sua mãe distribuía o leite à freguesia, ele estudava nas Escolas Reunidas de Carnaubeira ( do 1° ao 4°anos primários). A única padaria da cidade era de seus pais a qual abastecia mais dois povoados. Ele, sua mãe, um ou outro irmão e os padeiros começavam a trabalhar de madrugada. Numa dessas, aconteceu-lhe algo terrível! Cilindrava massa para bolacha, quando sua mão esquerda ficou presa no cilindro. Sob o risco de ter a mão amputada, foi submetido a uma cirurgia, e quis Deus fosse bem sucedida, para que aquela mão castigada pela escola da vida, no futuro conseguisse realizar incontáveis e grandes cirurgias, além de sanar e atenuar o sofrimento de milhares de pessoas, e salvar inúmeras vidas! Sua vocação profissional originou-se do convívio com seu pai.

Estudou em Floresta, no Ginásio Cap. Nestor V. Barros, onde cursou o ginásio, e no colégio Dep. Afonso Ferraz, parte do segundo grau. Passou por muitas dificuldades ,em face da saudade de casa, das péssimas condições das estradas e da escassez de transporte para casa Carnaubeira. Aos 16 anos, sua Mãe o encaminhou para Recife, onde estudou o 2 ° ano cientifico em um colégio Estadual e em 1978, estudou no colégio e Cursou Radier. Em principio, morava na casa do Estudante do Nordeste, sendo inegáveis as péssimas condições de alimentação e higiene! . A despeito de tudo, persistia o sonho de ser médico com o sonho de um dia se dedicar á sua gente, no sertão. Acompanhou o resultado do vestibular junto a sua Mãe pela rádio jornal do Comercio! Durante o curso,

levava pessoas enfermas a Recife, a fim de viabilizar tratamento de saúde, e conseguia amostras grátis para distribuir ás pessoas carentes da sua terra. Levou seu irmãos mais novos para a cidade do Recife para estudarem e com ajuda da sua Irmã custearam as despesas dos mesmo .

Formou-se em maio de 1986 e foi convocado pelo Exército Brasileiro, tendo atuado com Aspirante Médico e Tenente Médico, no Hospital Geral do Exército, em 1987. Aprendeu cirurgia com o Dr. Amauri Bezerra, com quem trabalhou como médico por 4 anos, no Hospital Central de Paulista/PE e Hospital Agamenon Magalhães/ Recife PE. Seu orientador Mestre seria escolhido para padrinho do seu primeiro filho, João Thiago. No ano de 1988, em Floresta, compôs a chapa Majoritária vitoriosa,como Vice-Prefeito, ao lado Francisco Ferraz Novaes, e contra os candidatos da oposição, Vital Novaes e seu Vice, Tadeu Marcelo Novaes Torres. Em 1989, juntamente com o Padre Evaldo Bette,idealizou o projeto de construção de um Hospital em Carnaubeira, cujos recursos foram viabilizado por uma Entidade Beneficente Alemã Miserfor. Porém, cerca de 30% do orçamento foi custeado pelo Padre e com os seus proventos de Vice-Prefeito de Floresta. Aceitou o convite do Prefeito Juvenal Pereira de Araujo, e passou a trabalhar como médico em Tacaratu durante três anos,onde fez grandes amizades e onde posteriormente conheceria sua futura esposa, Flaviany Campos Pereira, mãe dos seus quatro filhos ( João Thiago , Jéssica Thais, Joanna Thayná e Joaquim Túlio ).Também conheceu Petrolândia , quem lhe encheu os olhos e o atraiu como segunda Pátria, daí porque decidiria radicar-se ali, como profissional e empresário.

Em 1990, liderou o movimento de emancipação política de Carnaubeira, que se tornou realidade em 01/10/1991. No mesmo dia, nasceu seu primeiro filho, João Thiago,de parto normal , como um sinal de Deus para os que lutam por uma causa justa. Assumiu a Prefeitura de Floresta em 1992, constituindo-se no Prefeito que mais concebeu aumento salário da história do Município, e sempre acima da inflação!

Em apenas 09 meses pavimentou mais de 26.000 m de calçamento, recuperou outros tantos e todas as estradas, iluminou Carnaubeira, Barra do Silva, Nazaré, e parte de Floresta, iniciou o funcionamento do Hospital Pe. Evaldo Bette, com cirurgias, inclusive as ofatálmicas, implantou o Posto de telefonia de Barra do Silva e diversas eletrificações rurais (nessa época, não existia o programa Luz para todos); fez aquisições de 02 ambulâncias, de 02 máquinas mecânicas para produção de leite de soja, e terrenos para aprovação dos projetos de construção do Terminal Rodoviário de Floresta e instalação da junta de Conciliação do Trabalho, dentre outras realizações. Ademais, não deixou dívidas ou débito, para a gestão sucessora, tendo todas suas contas sido aprovada, sem nenhuma ressalva, pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco! Ocupou o cargo de Médico Clínico-Cirurgião ,no Hospital e Maternidade Santa Inês, em Petrolândia/PE , e nos anos de 1998,1999 e 2000, Exerceu o cargo de Diretor-Médico do Hospital Álvaro Ferraz , em Floresta, concomitantemente com o cargo de Médico Clínico-Cirurgião.

Iniciou a construção da Clínica São Thiago, a qual foi concluída em 2003. esta se transformaria no Hospital São Thiago, e em 2012, suas instalações seriam arrendadas ao Instituto Beneficente Valo do São Francisco - IBVASF . Muito requisitado, ele atuaria como Clínico e Gastroenterologista no Centro de Imagem e Diagnósticos São Thiago , em Paulo Afonso /BA , e como Cirurgião Geral nos Hospitais de Canindé de São Francisco /SE , Paulo Afonso/BA, Delmiro Gouveia /AL , Belém do São Francisco, e em Ibimirim/PE . Em 2009, o então Governador, Eduardo Campos, determinou o credenciamento do Hospital São Thiago - Hoje IBVASF - ao SUS, visto que havia um “Gargalo em Cirurgia “ em Petrolândia e região , com pessoas esperando até 05 anos por uma cirurgia, e chegando a se deslocar até 20 vezes a Recife , sem êxito. Após tantas lutas, aceitou a missão, a convite do PSB, de em 2014 se candidatar a Deputado Estadual , como representante da região de Itaparica, do Sertão e de Pernambuco

na Assembleia Legislativa do Estado , como único candidato que nasceu e criou- se na região não se elegeu, mas, tirou uma votação expressiva de 20.750 votos válidos, sendo que neste ano de 2016, tenta o executivo com sua candidatura de Prefeito de Petrolândia.

Dr. João realizou cerca de 23.000 (mil) cirurgias com sucesso, sem nenhuma morte, desde 2007 pelo IBVASF (Instituto Beneficente do Vale do São Francisco). Recebeu Titulo de melhor Médico Clinico, Melhor Médico Cirurgião, e Melhor Médico do Ano, assim como nas: 1ª,2ª,3ª,4ª,5ª,6ª edições do Prêmio Excelência da Empresa T.L.N Pesquisas e Eventos, em todas como referência de preferência de opinião pública, de forma consecutiva, desde sua primeira edição.

Talvez, ao cidadão da Micro-Região de Itaparica que mais que recebeu títulos de cidadão, citando-os:

* Titulo de Cidadão Honorifico de Tacaratu/PE

* Titulo de Cidadão Honorifico de Cabrobó/PE

* Titulo de Cidadão Honorifico de Lagoa Grande/PE

* Titulo de Cidadão Honorifico de Ibimirim/PE

Em reconhecimento ao seu próximo e competente trabalho profissional, desenvolvido junto á população, sobretudo aos mais carentes, dessas cidades.

Sala das Sessões, em 14 de Novembro de 2018.

Lourival Joaquim de Lima
Vereador PC do B

Nenhum comentário:

Postar um comentário