terça-feira, novembro 06, 2018

Petrolândia: Comunidade Terapêutica Peniel (CTP) é aprovada no edital federal SENAD-2018


A Comunidade Terapêutica Peniel, instituição que trabalha na prevenção, recuperação e ressocialização de dependentes químicos, localizada na Agrovila 01 do Bloco 01 (Bloco Barreiras), em Petrolândia, foi aprovada no edital federal SENAD-2018. Com essa conquista, a instituição fica habilitada a financiamento das vagas pelo governo federal.

O programa é realizado conjuntamente pelo Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Política sobre Drogas (Senad), do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Ministério da Saúde e o Ministério do Trabalho. Um comitê gestor, formado por quatro representantes de cada pasta, acompanha a execução da política pública.

Segundo o edital, as comunidades terapêuticas são descritas como entidades sem fins lucrativos “que realizam o acolhimento exclusivamente voluntário, em regime residencial transitório, de pessoas com transtornos decorrentes da dependência de substâncias psicoativas”. Segundo o titular da Senad, Humberto Vianna, a internação é voluntária e gratuita e o paciente poderá deixar o tratamento quando quiser.

Segundo o ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, o tempo máximo de permanência do paciente não poderá ultrapassar 12 meses. “Em média, o paciente fica internado por quatro meses, mas o limite é de até um ano". Segundo o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, após o credenciamento das entidades, o governo fará uma fiscalização prévia das condições de cada uma das comunidades terapêuticas selecionadas.

Em Pernambuco apenas quatro comunidades foram contempladas, entre elas a Comunidade Terapêutica Peniel (CTP).

De acordo com o presidente da CTP, Luiz Ramon Nunes e Silva, em breve as vagas e as normas estarão disponíveis. Por enquanto, quem precisa de orientação ou internação, ou conhece alguém que precisa, pode ligar para o número (087) 99910-6371.

Em nota, Ramon agradeceu à Prefeitura de Petrolândia e outros colaboradores pela colaboração para aprovação no edital SENAD-2018. Veja abaixo a íntegra.

A Comunidade Terapêutica Peniel de Petrolândia, instituição que trabalha na prevenção, recuperação e ressocialização Social de dependentes químicos na Agrovila 01 do Bloco 01 em Petrolândia, vem agradecer a prefeitura municipal e demais colaboradores pela aprovação no edital federal SENAD-2018(secretaria nacional de políticas sobre drogas) onde a nobre instituição foi contemplada para financiamento das vagas pelo governo federal, tendo em vista um impacto de grande importância para o município de Petrolândia onde as famílias irão ter tratamento custeado pelo governo federal, e que sendo assim diminuindo estatística de dependentes químicos no município.

Desde já, a Comunidade Terapêutica Peniel agradece a todos parceiros e amigos.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Luiz Ramon Nunes e Silva - Presidente da Comunidade Terapêutica Peniel (CTP) de Petrolândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário