segunda-feira, junho 18, 2018

Aspa divulga livro da seletiva regional do Ler Bem: Florestania, a cidadania dos povos da floresta

De 30 de julho a 3 de agosto serão definidos os três representantes de cada região de Pernambuco que vão disputar a final (Fotos: Divulgação)

Após serem definidos os representantes de cada município participante do projeto de incentivo à leitura da Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (Aspa), Ler Bem, a entidade divulgou o livro que será usado para a avaliação dos candidatos na semifinal do concurso, em que serão escolhidos três representantes de cada região do Estado: Zona da Mata, Agreste e Sertão.

Será pela leitura da obra Florestania, a cidadania dos povos da floresta (Ed. Saraiva), da escritora Maria Tereza Maldonado, que os estudantes serão avaliados. O livro conta a história de Flávia, que é uma jornalista carioca indicada para produzir uma matéria sobre um hotel de selva na região de Manaus, e conhece Madeleine, uma turista francesa, e Maíra, uma garota de 12 anos. A amizade entre as três faz crescer na jornalista o desejo de estimular a cidadania dos povos da floresta, numa região tão importante para o equilíbrio ecológico do planeta.

O concurso avalia a garotada a partir da leitura, em voz alta, sendo analisados a entonação, pontuação e espontaneidade. “Sempre escolhemos um livro que trate de assunto do cotidiano deles na escola ou na vida, e este fala da preservação da natureza, o que a comunidade pode fazer para preservar. Relata também o que a falta de cuidado com o nosso ecossistema pode gerar de negativo para nós”, explica a coordenadora do projeto social, Nélia Azevedo.

Do dia 30 de julho a 3 de agosto, serão definidos os três representantes de cada região de Pernambuco que vão disputar a final. Os finalistas do Agreste, Zona da Mata e Sertão concorrerão ao primeiro, segundo e terceiro lugares do concurso na etapa final, em outubro. No dia 30 de julho, será realizada a seletiva do Grupo 1, em Salgueiro. Já no dia 31, é a vez do Grupo 2, em Arcoverde fazer a sua seletiva. São Joaquim do Monte sedia a disputa do Grupo 3, no dia 1º de agosto. O Grupo 4 disputará as vagas em Carpina, no dia 2, e a última peneira será no dia 3 de agosto, no Cabo de Santo Agostinho.


MIA Comunicação/ASPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário