quinta-feira, abril 05, 2018

Celpe firma parcerias com o UNICEF e Carlinhos Brown para difundir uso seguro e eficiente da energia entre estudantes e professores de Pernambuco


O Grupo Neoenergia, por meio das distribuidoras Coelba (BA), Celpe (PE), Cosern (RN) e Elektro (SP), firma, nesta quinta-feira (05), mais uma parceria de foco educativo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), renovando, também, projeto com o músico Carlinhos Brown. As parcerias têm o objetivo principal de promover os direitos das crianças e dos adolescentes do Semiárido brasileiro e ao mesmo tempo disseminar conceitos do uso seguro e eficiente da energia elétrica. Somadas, as iniciativas devem impactar mais de 600 professores e 30 mil crianças e adolescentes em 2018. As ações integram o Programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A assinatura dos convênios acontece na sede da Neoenergia, no Rio de Janeiro.

A parceria do UNICEF com o Grupo Neoenergia será por intermédio do Projeto Educação com Energia da Coelba, Celpe e Cosern. A finalidade é difundir, junto a professores dos municípios situados no Semiárido nordestino, orientações sobre uso eficiente da energia alinhadas aos conhecimentos sobre os direitos da criança e do adolescente. O projeto deve mobilizar 150 escolas em municípios dos Estados da Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Durantes as ações de capacitação e sensibilização para professores e alunos serão abordados três tópicos:Fundamentos da Eficiência Energética (energia, fontes energéticas, recursos e tecnologias), Eficiência Energética na escola e nas residências (conta de energia, dicas de consumo sustentável, uso eficiente na escola e residência, exercícios de cálculo de consumo) e Meio Ambiente e Sustentabilidade (aquecimento global, mudanças climáticas, energia renovável e convivência com o Semiárido). Cada município participante fará, em conformidade com a metodologia da formação, um plano de ação para replicar o conteúdo. As atividades realizadas pelas gestões municipais serão compartilhadas para todos os participantes do Selo UNICEF por meio da plataforma virtual da organização, como estratégia para inspirar outros municípios.

Em 2016, 312 municípios do Semiárido nordestino foram certificados com o Selo UNICEF. A iniciativa tem finalidade de estimular os municípios a implementar políticas públicas para diminuir as desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

PAXUÁ E PARAMIM

Em outra frente de atuação, a Neoenergia renova por mais dois anos a parceria bem sucedida firmada, em 2016, com o cantor e compositor Carlinhos Brown. Idealizados pelo músico, os personagens indígenas Paxuá e Paramim orientam crianças de 3 a 10 anos como economizar energia para preservar a natureza e como prevenir acidentes envolvendo energia elétrica. O projeto educativo Paxuá e Paramim foi concebido para disseminar o uso seguro e eficiente da energia de forma lúdica. O público infantil tem contato com os personagens por meio de revista em quadrinhos, 13 web séries, realidade virtual além de jogo impresso para distribuição. O projeto faz parte das ações educativas de Eficiência Energética das distribuidoras Coelba, Celpe, Cosern e Elektro (distribuidora de energia que atende parte de São Paulo e Mato Grosso do Sul).

Sobre a Neoenergia – Maior grupo privado do setor elétrico brasileiro em número de clientes, a Neoenergia tem 13,5 milhões de unidades consumidoras atendidas por suas quatro distribuidoras – Coelba (BA), Celpe (PE), Cosern (RN) e Elektro (SP/MS) – e é uma empresa do grupo espanhol Iberdrola. Presente em 16 estados brasileiros, o grupo atua em geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia. Na área de Geração, entre ativos em operação ou em construção, o grupo tem capacidade instalada de 4.070 megawatts (MW). Sua área de concessão é de 836 mil quilômetros quadrados. É o 36º maior grupo empresarial do Brasil, de acordo com o anuário Melhores e Maiores 2017 da revista Exame, e uma das melhores empresas do país para começar a carreira, segundo o Guia Você S.A. 2017.

Sobre o UNICEF – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) promove os direitos e o bem-estar de cada criança em tudo o que faz. Com seus parceiros, trabalha em 190 países e territórios para transformar esse compromisso em ações concretas que beneficiem todas as crianças, em qualquer parte do mundo, concentrando especialmente seus esforços para chegar às crianças mais vulneráveis e excluídas. Visite www.unicef.org.

Gerência de Comunicação Celpe

Nenhum comentário:

Postar um comentário