sexta-feira, março 16, 2018

Petrolândia: Honras militares marcam último adeus ao veterano expedicionário José Manoel da Silva (Zezé)





No final da tarde dessa quinta-feira (15), foi sepultado no Cemitério São Francisco, em Petrolândia, o corpo do veterano expedicionário sr. José Manoel da Silva, conhecido como Zezé, falecido aos 99 anos, na noite de quarta (14).

O funeral recebeu honras militares, com participação de equipe da 1ª Companhia de Infantaria do Exército Brasileiro, sediada em Paulo Afonso, (BA). O Comandante da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (4ª CIPM), sediada em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, também acompanhou a despedida ao expedicionário. Salva de tiros e toque de silêncio homenagearam Zezé em seu último adeus.

Confira no vídeo abaixo as homenagens a Zezé no Cemitério São Francisco
Zezé residia com seus familiares no centro de Petrolândia, onde possuem a loja Zezé Tecidos.  Morador durante muito tempo do Sítio Mundo Novo, na zona rural do município, vários depoimentos de pesar pela morte de Zezé foram publicados por antigos vizinhos e amigos. 


"Gente, é tão difícil descrever quem era o senhor ZEZÉ ! Até porque ele era de um coração tão generoso que tudo que eu falar vai ser pouco pro tamanho da sua bondade. Eu tenho uma [lembrança] particularmente, na época que eu dava aulas no Mundo Novo/Lagoinha toda segunda-feira. Ele me dava carona, tinha um detalhe: eu levava comigo a minha filha Jacqueline, que na época tinha uns dois anos de idade. E ele, gentilmente, sempre chegava com um pacotinho de bala e entregava a ela. Gente, vocês não têm noção de tamanha generosidade dessa pessoa. Eu que nasci e cresci e nunca presenciei uma mágoa causada pelo Sr. Zezé. Ele sempre tratou todos com brincadeiras e sem discriminação... como quem te servia. Sem dúvida, ele está garantido num lugarzinho ao lado de anjos, santos e o SENHOR JESUS CRISTO. E pra vocês todos (família) ficam os meus sentimentos." Ana Ramalho (Donana)

"*Diz que é do Mundo Novo mais nunca foi pra porta da casa de tia Tonha e Zezé ver a novela de noitinha.* E Zezé sempre vinha com uma brincadeira pra fazer a gente rir. Gentileza e respeito era marca dele. Que descanse em paz." Francine Cavalcante

"Eu também fui vítima de seu carisma. Ele foi um homem que esteve à frente do seu tempo! 'Pai herói' foi uma de tantas novelas que assistir na casa do sr. Zezé. Quem morou ou ao menos passou pelo Mundo Novo naqueles anos [década de 1970] conheceu a sua TV, alimentada por bateria." Isaías Ramalho

Nascido em 18/07/1918, Zezé foi integrante da Força Expedicionária Brasileira (FEB), constituída em 9 de agosto de 1943 para lutar na Europa ao lado dos países Aliados, contra os países do Eixo, na Segunda Guerra Mundial. Os brasileiros atuaram em frentes na fronteira do Brasil e na Itália. 

A Diretoria Cultural da Associação Nacional da Força Expedicionária Brasileira - Regional de Pernambuco lançou nota de pesar pelo falecimento do veterano. 

Nota de Falecimento

É com muito pesar que informamos o óbito do veterano Sr. José Manoel da Silva. 

Toda Família FEBiana lamenta o ocorrido e a ANVFEB-PE presta uma singela homenagem ao nosso querido, inesquecível e eterno herói.

Notícia relacionada

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Vídeo/Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário