quinta-feira, fevereiro 22, 2018

Petrolândia: Primeira creche do Proinfância é inaugurada em Petrolândia


Fotos: Assis Ramalho/BlogAR




Na última segunda-feira (19), a Educação Infantil em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, ganhou um novo espaço com a entrega da Creche Raimundo Nunes da Costa pela Prefeitura de Petrolândia. Estiveram presentes à solenidade de inauguração a prefeita Janielma Souza, os vereadores Delano Santos, Dedé de França, Joilton Pereira, Professor Evaldo, Nilson Pescador, a secretária municipal de Educação, Alexandrina Neta, o ex-prefeito Lourival Simões, o ex-vice-prefeito Cícero Moura e familiares do homenageado, que era conhecido como "Seu Nonato", ex-vice-prefeito, falecido em 2010. 

Servidores públicos e a comunidade também prestigiaram o evento, ao qual estiveram presentes ainda mães de alunos e algumas crianças atendidas pela unidade que absorveu os alunos da antiga Creche Municipal Criança Feliz, instalada em prédio alugado. 

Os discursos ressaltaram a importância da nova creche para a Educação do município, concluída com recursos do Município, após quase sete anos do início da obra. Não houve descerramento da placa, que será instalada posteriormente. 

Situada na rua Belo Jardim, ao lado da Escola Municipal 1º de Julho, na Quadra 01 de Petrolândia, a nova creche conta com 564,50 m², no padrão do Projeto Proinfância Tipo C, com exceção das cores, substituídas por branco e azul marinho. A estrutura tem capacidade para atender até 120 crianças, em dois turnos (matutino e vespertino), ou 60 crianças em período integral. O prédio é composto por bloco administrativo, bloco de serviços e dois blocos pedagógicos. Os blocos, juntamente com o pátio coberto e o refeitório, são interligados por circulação coberta. Na área externa estão o playground e o castelo d’água (caixa d'água).


Os blocos são compostos pelos seguintes ambientes:

Bloco Administrativo (entrada principal da escola): Hall; Administração; Almoxarifado; Sala de professores; Sanitário masculino e feminino para adultos e portadores de necessidades especiais.

Bloco de Serviços: Acesso serviço; Triagem e lavagem; Área externa: Central GLP; Depósito de lixo orgânico e reciclável. Cozinha: Área de higienização pessoal; Bancada de preparo de carnes; Bancada de preparo de legumes e verduras; Área de cocção; Bancada de passagem de alimentos prontos; Bancada de recepção de louças sujas; Pia lavagem louças; Pia lavagem panelões; Despensa. Refeitório: Buffet. Lactário: Área de higienização pessoal; Área de preparo de alimentos (mamadeiras e sopas) e lavagem de utensílios; Bancada de entrega de alimentos prontos. Lavanderia: Balcão de recebimento e triagem de roupas sujas; Tanques e máquinas de lavar; Bancada para passar roupas com prateleiras; Depósito de Materiais de Limpeza. Vestiário feminino; Vestiário masculino; Copa funcionários; Sala Multiuso; Sala de Telefonia e apoio à informática (S.T.I.); Sala de Energia Elétrica (S.E.E.).

Blocos Pedagógicos:

Bloco Creche I e II – crianças de 4 meses a 3 anos: Fraldário (Creche I); Sanitário infantil (Creche II); Atividades; Repouso; Sanitário infantil P.N.E.; Solário.

Bloco Creche III e pré-escola – crianças de 3 a 6 anos: Sanitário infantil feminino; Sanitário infantil masculino; Atividades; Repouso (Creche II); Solários.

A construção da unidade é fruto de convênio, assinado em 2011, entre a Prefeitura de Petrolândia e o Ministério da Educação (MEC), foi iniciada em 2012 a construção de duas unidades do Projeto Proinfância Tipo C, modelo de projeto padrão de educação infantil. Com financiamento parcial do FNDE, no âmbito do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil. 

A obra, abandonada pela construtora vencedora da licitação em 2012, passou longos períodos paralisada, com algumas retomadas da construção. Após licitação em 2017, foi firmado contrato entre a Prefeitura de Petrolândia e a Janison & Danúbia Serviços Gerais Ltda ME, sediada em Petrolândia, em 10/05/2017, no valor de R$ 430.692,26.

A outra construção situada ao lado da Escola Municipal 6 de Março, na Quadra 11, consta como paralisada no SIMEC, com 7,56% de realização do projeto, na última vistoria do MEC, em 09/12/2015, por abandono da empresa construtora, a ENGETEC Ltda.

Veja vídeos abaixo


O cortar da fita na cerimônia de inauguração da Creche Raimundo Nunes da Costa, na Quadra 01
Discurso da Prefeita Janielm Souza

Discurso do ex-prefeito Lourival Simões

Discurso do Vereador Joilton

Discurso do Vereador Evaldo

Discurso do Presidente da Câmara Delano Santos

Biografia de Raimundo Nunes da Costa (seu Nonato) foi lida pela filha Maria Eurizelia Freitas de Vasconcelos

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos e vídeo: Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário