quarta-feira, setembro 27, 2017

Petrolândia: Tanques reservatórios submersos da velha Barreiras são visíveis em imagens de satélite no Google Maps


Google Maps (Reprodução Assis Ramalho)

Fotos:  Luiz Netto

Em dezembro de 2013, ruínas submersas da velha cidade de Petrolândia foram fotografadas, no ponto de partida do projeto São Francisco Submerso, realizado pelo fotógrafo Luiz Netto. O trabalho consistiu em mapeamento de áreas submersas e fotografias. O trabalho começou com as ruínas submersas da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, situada onde existiu o povoado de Barreiras, e prosseguiu com outros pontos reconhecidos: o prédio da Charqueada e os tanques reservatórios de Barreiras. Os tanques hoje estão visíveis, em fotos de satélite disponíveis no Google Maps, tiradas neste ano de 2017, em condições excepcionais de visibilidade do fundo do Reservatório de Itaparica.

As para o projeto de Luiz Netto foram tiradas por ele, com apoio de Jadson Lima e da Prosub Mergulhos. Os mergulhadores Ítalo César (então Secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer), Fábio Menezes (então Secretário de Agricultura e Meio Ambiente) e Samyr Oliveira (proprietário do Bar e Balneário Roça do Samyr), acompanharam a expedição.

Há quatro anos, o nível do Lago de Itaparica estava em declínio, com o surgimento de ruínas próximo à superfície. A charqueada, por exemplo, foi sinalizada para evitar acidentes com embarcações. Ter as imagens dos tanques disponíveis em satélite é importante para destacar a existência das ruínas no Google Maps, como está marcada a Igreja Submersa.

A exposição de Luiz Netto nunca foi apresentada em Petrolândia, onde o projeto foi iniciado, mas, em postagens no site do fotógrafo, percebe-se que a excursão nessa cidade foi marcante.

Atualmente, os mergulhos no Lago de Itaparica já se tornaram realidade e atraem mergulhadores para conhecer as belezas da história submersa de Petrolândia.

Para ver mais fotos, clique aqui>Fotos das ruínas submersas de Petrolândia

Site do fotógrafo Luiz Netto>www.luiznettofotografia.com.br

Ver no Google Maps (opção satélite)>Reservatórios submersos da velha Barreiras

Notícia relacionada
>Tanques reservatórios de Barreiras e outras ruínas submersas são encontradas no Lago de Itaparica

Redação do Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário