quarta-feira, setembro 27, 2017

Há 35 anos luzes coloridas no céu de Recife causaram alvoroço na população


Por Lúcia Xavier

Juízo final, invasão alienígena, fim do mundo. Foram essas as especulações quando vimos luzes surgirem no céu e crescerem, como se fossem nos engolir ou cair sobre a terra, na cidade de Paulista, Região Metropolitana do Recife. O fato estava quase apagado da minha memória, até eu me deparar, em uma pesquisa sobre outro assunto, com relatos que citavam o que eu vivi. Eu não recordava o ano, mas, segundo os depoimentos de moradores de Recife e de outras cidades, em comentários postados na Internet, isso aconteceu em 1982, mais precisamente em setembro de 1982. 

Esse foi o último ano que estudei na Escola Estadual Presidente Castelo Branco, em Mirueira, bairro de Paulista, onde concluí o 1º grau maior. Eu era aluna da 8ª série, no turno da tarde, e minha irmã Luziene, que estava na 6ª ou 7ª série, também estava na escola nesse dia. O evento aconteceu próximo da hora de voltarmos para casa, em Jardim Paulista Alto. Alguns alunos correram para suas casas - moravam próximo. Outros, nós duas incluídas, assistiram a tudo no pátio da escola. As expressões de espanto foram variadas: rezas, gritinhos, choro e/ou risadinhas nervosas. Não me lembro se alguém desmaiou ou passou mal, porque alguns, como eu, só olhavam para cima, petrificados ou extasiados. Já então eu era fascinada por astronomia, fã de 'Jornada nas Estrelas' (Star Trek) e do Carl Segan com seu maravilhoso Cosmos.

Existe uma reclamação comum das pessoas que vivenciaram aqueles momentos de perplexidade: não há material disponível sobre o pandemônio causado, em várias cidades, pelo avistamento das explosões de bolhas de luz coloridas. Naquele tempo, ainda durante a ditadura, não existia Internet, celular e nem todo mundo podia comprar jornal impresso. Televisão e rádio eram os meios populares de comunicação e, ao que parece, falharam em avisar à população, com antecedência. 

Recorte de jornal Gazeta do Sertão, de Campina Grande, na Paraíba, edição de 18 de setembro de 1982, publicado no blogue Retalhos Históricos de Campina Grande, exibe a manchete "OVNI aparece no céu de Campina Grande e provoca pânico". A matéria se refere ao evento ocorrido na tarde do dia anterior, uma sexta-feira (17), o mesmo que presenciamos em Paulista. 


O primeiro comentário à postagem do blog campinense foi publicado por José Targino Neto, que, infelizmente, não diz onde residia na época. Existe um cemitério Monte Santo em Campina Grande. O relato dele descreve o que eu me recordo de ter visto em Paulista. 

"Fui um espectador destes supostos ovnis em 82, então com 17 anos. Eu estava a caminho do trabalho e quando cheguei na altura do cemitério do Monte Santo, notei alguma coisa estranha com o olhar das pessoas, abismadas olhando para o céu. Foi quando olhei e vi um fenômeno fantástico. Eram como bolhas de gás coloridas que se expandiam velozmente, tomando grandes proporções, nos dando a impressão que elas se dirigiam pra quem olhasse para ela, a mesma sensação que temos quando vemos o estouro de fogos de artifícios em forma de círculo. Foi fantástico", descreve José Targino. 

Também espectador, Jeo, que na ocasião residia em Icó, no Ceará, afirma que o evento ocorreu em dois dias seguidos. 

Há quem tenha buscado informação oficial. "Meu nome é Marcones, nesse ano eu morava em São Lourenço da Mata-PE, com minha vó e lembro desse espetáculo. Tive uma oportunidade, em 2002, quando eu servia no EB (Exército Brasileiro), de visitar o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, em Ponta Negra-RN. Lá eu perguntei sobre esse fenômeno e eles me falaram que foi um foguete que lançaram, deu problema e explodiu, causando multicores nos céus. Informações é que dezenas de lançamentos entre 1978 e 1990 aconteceram", diz Marcondes Ferreira da Silva, em comentário à mesma postagem. 

Os testemunhos das "vítimas" da falta de informação são muitos. Ao que consta, o evento foi avistado em Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe, Paraíba, norte da Bahia, talvez também no Piauí. Ainda hoje, muitos dos espectadores duvidam que o fenômeno foi provocado por foguete lançado no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), no Rio Grande do Norte, justificativa divulgada após o rebuliço. 

O site Gunter's Space Page (em inglês) disponibiliza séries históricas de lançamentos de veículos espaciais, realizados em várias bases ao redor do mundo. Consta que na Barreira do Inferno houve dois lançamentos nos dias 17 e 18 de setembro de 1982, em foguetes suborbitais Sonda-3

O detalhe mais interessante é a descrição da carga útil conduzida pelos foguetes nos dois lançamentos: "Colored Bubble" (bolha colorida, em inglês). Faz sentido, embora não se saiba se esse nome foi dado antes ou depois das operações.   

Seja o que tenha sido o espetáculo a que assistimos, há 35 anos, nenhum eclipsizinho parcial ou total - nem acontecem de surpresa! - é capaz de despertar as sensações de estupefação, de quase terror e de fascínio que experimentamos no fim da tarde de 17 de setembro de 1982.



Lúcia Xavier
Redação do Blog de Assis Ramalho

148 comentários:

  1. Oi Lúcia, sou George Carlos, estou reunindo pessoas que viram esse ocorrido, nos anos 70 para conversarmos numa Live. Preciso de no mínimo duas pessoas para dar o relato, assim conseguir um representante do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, para dar explicações técnicas do ocorrido, espero se possível, contar com sua participação!
    Qualquer coisa, entre em contato comigo
    georgesvideofilms@live.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Tarde , eu tinha 8 anos de idade, mas lembro como fosse hoje, aquelas bolas gigantes coloridas nos céus, nunca tive tanto medo e admiração daquilo, acho muito difícil ser apenas um lançamento de foguete. A Barreira do Inferno, pelo menos agora, deveria dar uma explicação para aqueles evento naquela dia. Que não vamos esquecer tão fácil. Abraços!

      Excluir
    2. Cheguei a ver esse fenonemo no RN e foi algo que durou minutos e de grande dimensões.

      Excluir
    3. Bom dia!

      Me chamo Ednayle e tinha 5 anos na época e morava em Igarassu, PE. Tinha ido comprar pão com uma das minhas tias e na volta vimos as bolas coloridas.
      Lembro que começavam pequenas e de uma cor só, e iam crescendo anéis de outras cores ao redor, fazendo com que aumentassem muito de tamanho. Depois de atingirem um tamanho considerável, se desmanchávam, como se as cores se "dissolvessem". Nunca soubemos o que foi aquilo. Também não lembro bem da reação das pessoas, eu era muito pequena, mas houve quem dissesse que era um "arco-íris noturno", talvez pra tentar minimizar o medo, e por conta disso, passei anos querendo ver de novo esse tal de arco-íris da noite. Nunca mais apareceu. É assim que eu lembro do acontecido.

      Excluir
    4. Eu vi esse fenômeno mas não vi muito porque eu estava na escola e acho q7e em alguns lugares deu pra ver mais coisas, eu vi uma mancha enorme verde luminoso no céu,mas eu soube que em outros estados ou cidades deu pra ver melhor e coisas bem mais maravilhosas. Professores meus, ficaram nervosos, cairam, outro perdeu a voz, e foi um dia bem marcante. Tinha eu 15 anos, hoje tenho 54, lembro pouco.

      Excluir
    5. Eu tinha 5 pra 6 anos morava em Ouro Preto Olinda PE, era uma bola enorme brilhava igual o sol e sumiu numa velocidade

      Excluir
    6. Eu tinha 5 pra 6 anos morava em Ouro Preto Olinda PE. Todos correram com medo era igual ao sol enorme, parecia flutuar mais era rápida ficou minutos acima do telhado . Ela saiu do local num velocidade gigantesca

      Excluir
    7. Boa noite. Eu tinha 9 anos na época das luzes coloridas e morava em Estância-SE. Estava sentado à porta da minha casa com alguns amigos quando olhamos para o céu e vimos os círculos coloridos. Foi uma mistura de admiração e medo, já que não sabíamos do que se tratava. Lendo uma reportagem sobre OVNIs, lembrei do ocorrido e resolvi procurar na Internet informações a respeito desses círculos. Queria mostrar para minhas filhas, para meu genro e para minha noiva que a história que contei realmente aconteceu.

      Excluir
    8. Era cedo da noite entre sete e 8 horas da noite, tinha 5a anos,sou da cidade de Gravatá Pernambuco,logo após o programa voz do Brasil,fomos deitar, apagamos o caseiros,era zona rural não tínhamos luz elétrica, quando um clarão iluminando o telhado,assustados saímos pra vê,foi lindo e assustador,era em forma de círculo,surgia uma pequena bolha que crescia,sumia enquanto outra cor surgia no centro assim sussecivamente, várias cores ,até hoje não vimos mas , porém nunca esqueci,fico feliz de saber que várias pessoas também viram.

      Excluir
    9. eu tinha 13 anos morava em paratibe bairro de paulista estava na casa da minha vó , acho que era depois das 6 horas da noite o céu ficou todo colorido varias cores , muita gente chorando falando que o mundo iria acabar desesperador mais ao mesmo tempo um espetáculo .

      Excluir
  2. Minha mãe fala desse fenômeno. Porém não sabe o que houve apenas boatos de um acidente científico

    ResponderExcluir
  3. Pode ter certeza amiga, lembro-me como fosse hoje, era tarde, como você falou acima, setembro de 1982, morava em Caraúbas RN, quando vil, aquelas bolas que ia crescendo, depois outras, impressionante e ao mesmo tempo aterrorizante, cenas que jamais saiu da minha mente. O governo precisa dar uma explicação muito plausível, para nos convencer que foi um simples foguete da Barreira do Inferno RN. Até hoje, a imprensa não deu uma explicação satisfatória. Lamentável!!!

    ResponderExcluir
  4. Lamentável, faz mais de 35 anos esse fato, os responsáveis da Barreira do Inferno, pelo hoje, deveriam dar uma explicação LÓGICA.

    ResponderExcluir
  5. Eu Jorge Santana e minha esposa Luciana, presenciamos o fenômeno morávamos em bairros próximos, eu em afogados no Recife e ela no bairro da estância prox. Av. Recife, é na minha humilde opinião ,não acho que nenhum foguete causou tal fenómeno, foi algo muito fantástico, é bastante prolongado,muitas pessoas com com medo, eu porém com meus quase 10 anos de idade fiquei completamente maravilhado e tal fenómeno não saiu da minha memória até o dia de hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tinha 10 anos e lembro muito bem. Nunca presenciei nada semelhante

      Excluir
  6. Eu fui uma dessas testemunhas. Eu tinha 11 anos, e me lembro que esse fenômeno aconteceu por cerca de 4 noites, quase sempre às 19:00. As explosões eram muitas, e chegavam a acontecer em duas àreas do céu, deixando no lugar uma estranha e gigantesca nuvem que se dividia em duas, ligadas ao meio por uma coluna de nuvem. Eu morava em Recife, no Pina, e me lembro que os carros da avenida pararam todos para ver o fenômeno, que emitia esferas de cores diversas, como amarelo, laranja, vermelho, azul, roxo, verde e por aí vai. Também me lembro de o jornal da Globo dizer que foi um teste da barreira do inferno, e ficou por isso mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade eu presenciei tudo e até hoje não me sai da cabeça. kkkkkk
      Ainda hoje olho na mesma direção que o fenômeno ocorreu.

      Excluir
    2. Lembro tbm sempre que eu pegava o ônibus pra ir pro Colégio eu morava na roca e ia pra escola na cidade e vi esse fenômeno por varias noites

      Excluir
    3. Hoje conversando com minha familia relatei o que vi... um fenômeno inesquecível, luzes coloridas, bolas gigantes q pareciam nos engolir... foguete explode inúmeras vezes?? Se aproximam e se afastam?? Como não tínhamos internet podem dizer o que quiser...tinha 10anos impossível esquecer.

      Excluir
  7. Também vi esse fenómeno, na época morava em Recife, o povo corria assustado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de discordar das datas. Esse fenômeno realmente aconteceu, porém foi no início do ano de 1981. Eu tinha 15 anos e estava na calçada do colégio americano Batista em frente ao colégio contato, onde eu estudava, quando por volta de seis e seis e meia da tarde, surgiram aqueles círculos no céu. Era um circulo de cada vez. Vermelho, azul, verde, amarelo... Começava pequeno ia crescendo e sumia. Lembro bem da época porque, sendo novato no colégio eu ainda não sabia direito qual o melhor ônibus pra mim. Passei pouco tempo nessa parada. Voltando ao evento. Lembro bem do trânsito parado, todo mundo observando o céu. Quando cheguei em casa o NE Tv noticiava que era uma experiência na barreira do inferno em Natal. Valeu pela lembrança. Muito bom.

      Excluir
    2. Não, amigo. Realmente foi em 1982.

      Excluir
    3. Não, amigo. Foi em 1982 mesmo. Quando o fato ocorreu, eu, meu irmão e dois coleguinhas estávamos conversando sobre a novela Braço de Ferro, que era exibida na Band. A gente sentia muita saudade daquela novela, da qual gostávamos muito (por haver muitas crianças entre os personagens) e ela havia terminado a mais ou menos dois meses. Por esse detalhe, tenho a mais absoluta certeza de que o fato ocorreu em 1982.

      Excluir
    4. Não, amigo. Foi em 1982 mesmo. Quando o fato ocorreu, eu, meu irmão e dois coleguinhas estávamos conversando sobre a novela Braço de Ferro, que era exibida na Band. A gente sentia muita saudade daquela novela, da qual gostávamos muito (por haver muitas crianças entre os personagens) e ela havia terminado a mais ou menos dois meses. Por esse detalhe, tenho a mais absoluta certeza de que o fato ocorreu em 1982.

      Excluir
  8. Presencie esse evento quando criança em fortaleza/ CE. A sensação de que o mundo iria acabar ainda lembro fortemente . pena que nunca foi devidamente esclarecido. Lembro vagamente do nome barreira do inferno nos noticiários da época.

    ResponderExcluir
  9. Nunca esqueci...tinha doze anos e naquela época nao tinhamos a tecnologia de hj.Um evento que mais parecia um espetaculo holografico.Passei anos falando para as pessoas que riam de mim.Ate hj busco explicaçao do que foi aquilo.Moro em Fortaleza-ce e o assisiti o evento na Praia de Iracema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembro até hoje tinha 10 anos e ainda lembro .morava em Fortaleza na época no bairro da aerolandia.fiquei muito assustada quando vi mais fascinada pelas cores
      Nunca soube oque era só agora pesquisei e descobri que não foi só eu que vi .

      Excluir
  10. Ola a todos!eu morava em Recife e eu me lembro pq na epoca minha mae tava gravida do meu irmão e ela fpoi proibida de olhar!disseram que se ela saisse de dentro d casa p olhar,o bebe ia nascer todo manchado!,essas dodices de crendice popular da epoca!mas eu vi e fiquei extasiada!coisa muito louca!os vizinhos so faltaram morrer!depois saiu o zumzumzum que foram os russos que tavam fazendo experiencias!,coisa nunca explicada p gente!menino tempo de perna cabeluda e exposoes no ceu!tempo muito doido aquele😂😂

    ResponderExcluir
  11. Ola a todos!eu morava em Recife e eu me lembro pq na epoca minha mae tava gravida do meu irmão e ela fpoi proibida de olhar!disseram que se ela saisse de dentro d casa p olhar,o bebe ia nascer todo manchado!,essas dodices de crendice popular da epoca!mas eu vi e fiquei extasiada!coisa muito louca!os vizinhos so faltaram morrer!depois saiu o zumzumzum que foram os russos que tavam fazendo experiencias!,coisa nunca explicada p gente!menino tempo de perna cabeluda e exposoes no ceu!tempo muito doido aquele😂😂

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A perna cabeluda apareceria apenas 7 anos depois. Pelo menos em Fortaleza ela passou a "atacar" somente em 1989.

      Excluir
    2. Olá , fiquei d+impressionada com aquele acontecimento, tinha 10 anos , lembo me q acontecia por volta das 19:00 no céu do lado q o sol nasce , eram 2esfera q ia crescendo e diminuindo com muitas cores lindo e assustador ,pq o povo assustava com histórias sem pé nem cabeça 😡 , isso aconteceu por 3 dias aí os adulto s falava q se aparecesse pó mais um dia , o mundo ia acabar , isso foi o fim pra mim , eu morria antes mesmo do mundo acabar 😁, a ignorância mata, foram 3 dias de aparição . . Eu morava no no Ceará na época.

      Excluir
  12. Eu também presenciei esse fenômeno. Lembro da cores da bolas no céu. Verde, vermelhi, roxo, verde. Foram 2 dias consecutivos. A informação era que eram sinais do fim dos tempos. Eu era bem criança, 6 anos e fiquei com muito medo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii eu tbm tinha 6 anos e eu nunca esqueci foi a coisa mais linda que eu vi na vida. Só não lembrava os detalhes mas agora lendo a matéria me bateu muitas lembranças.

      Excluir
  13. Também lembro claramente desse fenômeno, eram como fossem anéis que cresciam rapidamente como uma explosão e em seguida outro e outro. nunca me esqueçi.. eu devia ter uns 5 anos e até hoje me intriga esse acontecimento..

    ResponderExcluir
  14. Também testemunhei, eu, meu pai e muita gente da minha rua em Olinda. Eu tinha 11 anos. Muito boa esta matéria, mas fiquei decepcionada em saber que aquilo era só um foguete.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que foguete que nada…mentiram como fazem sempre..aquilo já era tecnologia holográfica sendo testada..ou outra coisa qualquer do espaço mesmo pq ninguém explica Deus .Parecia que ia chocar com a terra …passei a vida procurando um vídeo parecido com aquele evento e nada parecido até hj eu vi ,mas a foto da nebulosa olho de Deus no céu parece um pouco com o final do evento depois que aquelas bolos iam crescendo e pareciam que iam bater na terra formou essa nebulosa

      Excluir
  15. Lembro deste dia! Quas morrir de medo!

    ResponderExcluir
  16. Eu tinha 8 anos de idade e estava em Itambé - PE, na casa dos meus avós. Todos foram para o quintal olhar para o céu e eu só acompanhei. Ao olhar para o céu me deparei com a cena que jamais esqueci, bolas coloridas no céu que abriam como um desenho de explosões de bolas que se abriam e expandiam até desaparecerem. Nunca esqueci e nunca tive uma resposta plausível para o fenômeno até hoje, certamente por que as autoridades não a possuem.
    Eu fico feliz em ter encontrado esse assunto aqui e reforço com o meu testemunho. Na ocasião se falava que deveria ser alguma experiência na Barreira do Inferno. Na época eu nem saberia o que era essa tal barreira, mas me parecia ser algo muito além disso.
    Que não estamos sozinhos é uma certeza, mas se já estamos prontos para vermos uma revelação confirmando essa certeza, isso é uma questão que já sabemos no fundo a resposta: ainda não.

    ResponderExcluir
  17. Eu tinha 8 anos de idade e estava em Itambé - PE, na casa dos meus avós. Todos foram para o quintal olhar para o céu e eu só acompanhei. Ao olhar para o céu me deparei com a cena que jamais esqueci, bolas coloridas no céu que abriam como um desenho de explosões de bolas que se abriam e expandiam até desaparecerem. Nunca esqueci e nunca tive uma resposta plausível para o fenômeno até hoje, certamente por que as autoridades não a possuem.
    Eu fico feliz em ter encontrado esse assunto aqui e reforço com o meu testemunho. Na ocasião meu pai, que era sargento da Aeronáutica falava que deveria ser alguma experiência na Barreira do Inferno. Na época eu nem saberia o que era essa tal barreira, mas me parecia ser algo muito além disso.

    Que não estamos sozinhos é uma certeza, mas se já estamos prontos para vermos uma revelação confirmando essa certeza, isso é uma questão que já sabemos no fundo a resposta: ainda não.

    ResponderExcluir
  18. Caramba, voltei no tempo com esse post. Me chamo Gilberto e Moro em Fortaleza e durante muuuuito tempo esse fato ficou marcado na minha memória. Tinha 8 anos e vi juntamente com minha família esse espetáculo no céu. Apesar de estar com muitas testemunhas do fato, parece que o tempo se encarregou de apagar o episódio da memória das pessoas e pensava ter vivido um sonho. Bom saber que outras pessoas lembram desse fato. Abraço a todos!

    ResponderExcluir
  19. Que interessante ler isso. Eu fui testemunha desse acontecimento, em Cupira, no agreste de Pernambuco. Era inicio de noite, havia saido da escola e ia para casa quando, ao olhar para o ceu, vi aqueles circulos coloridos que se assemelhavam a circulos concentricos. Parecia que eram fogos de artificio no espaco, que iluminavam o ceu, que mesmo sendo noite de lua provocavam uma claridade absurda, causando admiracao e medo ao mesmo tempo. Eu tinha entre 10 e 11 anos e pensava em invasao espacial, aliens, radioatividade. De dentro de um circulo se originavam outros, de outras cores, como se fosse uma explosao silenciosa e que durou alguns minutos. Lembro que na ultima delas, no primeiro dia, o ceu ficou com uma cor azul muito forte. Lembro, tambem, que no dia seguinte esse era o assunto da escola, a maioria havia visto o fenomeno, mas so havia especulacao por parte da imprensa. Lembro dessa historia da Barreira do Inferno, mas nunca me convenci. Pelo jeito, outras pessoas tambem. Que legal ler esses relatos.

    Toni, Brasilia, DF

    ResponderExcluir
  20. Eu me lenbro muito bem , estava brincando de patinete quando todos nos na época vimos varias bolhas no ceu mudando de cor, muita gente chorando, rezando e muito pavor parecia o fim do mundo

    ResponderExcluir
  21. Eu vi, na epoca tinha 14 anos, morava no bairro de San Martín, Recife. As bolhas surgiam de uma cor e no Centro delas surgiam outra bolha de cor diferente e mais outra e mais outra... Elas surgiram quase sobre as nossas cabeças, com pequena inclinação para o Nordeste do céu, surgia como um ponto de 1 metro de diâmetro, e aumentava em um diâmetro do tamanho de 4, 5 vezes o tamanho de um avião grande. A impressão era chegar a 500 metros de tamanho e sumia ao chegar a esse tamanho.
    A luz parecia ser daquelas tipo neon. Raios, arco-iris, aurora boreau, não chegam nem nos rastros da beleza que foi e se esse fenômen, estranho a TV não filmar, é não dá importância ao fenômeno, mais bonito e estranho acontecido no planeta até hoje.

    ResponderExcluir
  22. Eram círculos coloridos, uns dentro dos outros, em movimento de dentro para fora ou inverso, eu e minha irmã corremos para o começo da Rua, em Campo Grande, Recife e ele estava lá no céu, corremos para o final da rua e ele estava lá também, eu tinha 8 anos e minha irmã 7, não tivemos noção de perigo, ficamos brincando de seguir o grande e multicolorido círculo, a distância entre ele e nós não era tão grande, parecia abaixo das núvens

    ResponderExcluir
  23. Também vi em Casa amarela. Disseram que foi na Barreira do Inferno em Natal/RN. A bola de fogo surgiu à leste entre o firmamento e o horizonte de cor alaranjada e vermelha ela dissolveu como uma gota no céu. Salomão Ferreira.

    ResponderExcluir
  24. Lembrando-me muito bem, eu tinha apenas 8 anos, tinha ido comprar pães e ovos, finalzinho da tarde, e quando estava chegando em casa vi as pessoas olhando para o céu olhei também, quando vi aquelas luzes saindo uma de dentro da outra como se fosse um espiral, joguei as sacolas para cima e corri feito um louco. Foi algo surpreendente.

    ResponderExcluir
  25. Eu também vi luzes enormes coloridas que alternavam de cores. Perfiladas, na horizontal e se deslocavam pra direita e pra esquerda e depois ficaram na vertical e sumiram indo embora como uma fila...Eram baixas.. Eu e inúmeras pessoas avistamos da rua Júlio Verne, Imbiribeira em um direção a Afogados _Recife _PE

    ResponderExcluir
  26. Enviei, mas não consigo ver o meu comentário...

    ResponderExcluir
  27. Incrível!! Lembro da sensação que tive, mas não sei descrever.. Não sei se medo ou apenas surpresa. Tinha apenas 12 anos. Mas foi algo inesquecível. E sempre que escuto ou leio a palavra OVNI, me lembro deste dia. Bom saber que muitos tbm se lembram... Gostaria de ver fotos, mas não achei nada na net...

    ResponderExcluir
  28. Nossa procurei por muito tempo algo referente a esse episódio na Internet e aqui estou bem satisfeita em achar esses relatos eu tinha uns 10 anos na ocasião e foi muito muito surreal o q vi no céu do bairro em que morava em Recife (mangueira) morava de lado a uma igreja e o culto foi interrompido dando lugar a um tumulto eufórico misturados entre medo alegria dos que achavam que era o Apocalipse. Foi espetacular. .. nunca esqueci é difícil descrever e tenho uma sensação de que não foi algo ruim. Lindo muito lindo se ocorresse hoje talvez não reagiria com tanta serenidade como quando criança. Vendo os relatos me recordo foi exatamente assim como descreveram....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adorei esse post porque é difícil encontrar relatos desse dia, Achei que só eu tinha visto, as pessoas que conheço não lembram ou não querem falar a respeito

      Excluir
  29. existe um fenomeno dentro do fenomeno, as pessoas lembram do fato como se tivesse ocorrido apenas em um dia.. porem nao foi assim, foi varios dias na semana sempre no mesmo horario, sempre proximo ao anoitecer , eh possivel que os jornais dessa epoca nao relatem muito do caso porque era periodo de ditadura,(os militares deixavam escrever apenas o que eles queriam) entao apenas esse trecho que inclusive deturpa o fenomeno colocando como evoluçoes de disco voador, nao havia objeto voador, era apenas o fenomeno que começava e terminava do mesmo jeito todos os dias, como grandes circulos de cor que iam tomando o ceu quase que por completo, começavam de um ponto central e iam tomando o espaço todo..claro que nao chegavam a tomar todo o firmamneto mas era realmente grandioso, pela minha memoria, nao vi nada proximo a isto, em todos os videos de explosoes ou fenomenos naturais que tenha visto pela net. imagine como gotas de tinta jogada dentro de uma bacia dagua, que vai crescendo do centro ate formar um circulo maior.. da mesma forma foi o efeito.. so que uma dimensao enorme abrangendo o ceu., deixou muita gente apavorada e outras extasiantes. thank you.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade eu tambem vi foi bem assim mesmo, o meu coração parecia que ia sair pela boca de medo, pensei que o mundo ia acabar....kkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  30. oi Lúcia, parabéns pela descrição. Eu tinha 12 anos na época quando presenciei esse fenômeno fantástico. Foi uma coisa impressionante, que até hoje lembro. Realmente a falta de informações sobre o caso é muito estranha e causa toda essa desconfiança das explicações oficiais. De qualquer forma, foi fantástico. Mais uma vez parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir
  31. Eu tinha 7 anos e brincava com meu irmão de 8 e outros dois garotos que também eram irmãos. Não lembro de ter visto bolhas. O que eu vi foi o seguinte: tudo começou com uma segunda lua saindo de trás da Lua, ficando as duas lado a lado. Em seguida, do lado das duas luas, surge uma imagem luminosa em formato de losango, que girava enquanto mudava de cor e formato e aumentava de tamanho, dando a impressão que se aproximava e que ia pousar. Após alguns segundos desse espetáculo, tudo começou novamente. Primeiro a segunda lua a sair de trás da verdadeira, depois a imagem em forma de losango a girar, mudar de cor e formato e aumentar. Ao final, a imagem tomou uma forma parecida a de uma marreta, apagando-se aos poucos até se tornar uma nuvem. Eu me impressiono com o fato de pessoas que presenciaram algo como aquilo tenham se esquecido. Com relação às explicações de que tudo aquilo foi causado pelo lançamento mal sucedido de um foguete na Barreira do Inferno, creio que seja balela. Em 1986, o ônibus espacial Challenger também fracassou, vindo a explodir após ser lançado e não se viu nada dessas luzes ou bolhas no céu. Quem lembra desse acontecimento sabe que era algo alienígena demais, que não parecia ser produzido por humanos, e por isso assustou tanta gente. Sou um dos muitos que lamentam não haver registros de vídeos sobre esse fato. Quanto aos amigos que esperam por uma explicação convincente de agentes da Barreira do Inferno sobre aquilo, infelizmente é melhor não esperar, pois, assim como a Nasa, eles jamais divulgariam verdades que, por alguma razão, omitem do povo. Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  32. Minha mãe viu la em ipu no Ceará ainda era criança e agora vendo essa notícia descobri o que realmente era. Cresci com essa história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm sou de Ipu, era criancinha e preswnciei isso. Muitos parecem ñ lembrar. Como é o nome da sua mãe?

      Excluir
  33. Muito agradecido pela publicação. Eu e minha família presenciamos o acontecimento. Moravamos em João Pessoa PB.

    ResponderExcluir
  34. Minha mãe conta para todos da família! Ela era criança,foi em Lajedo PE , a noite todos olhando para o céu e ela diz que era umas bolas coloridas e mudava de tamanho e cores, ela diz também que as pessoas gritava e chorava outras pediam perdão umas para as outras, e na manhã seguinte todo mundo com vergonha do ocorrido. kkk pensaram que era o fim do mundo por isso chegaram a contar segredos. KKK

    Pelos relatos que li de todos do site, foi no nordeste inteiro, então acredito que não pode ser um simples foguete...

    ResponderExcluir
  35. Lembro desse acontecimento. tinha 6 anos na época e as pessoas da rua se ajoelharam e começaram a rezar pelo fim do mundo...Muito longe de ser uma simples explosão de foguetes pelas figuras quase geométricas e aleatórias que se formavam...

    ResponderExcluir
  36. verdade foi bem nesse horario lembro claramente como se fosse hoje, eu morava em alagoas canapi

    ResponderExcluir
  37. Eu tambem fui testemunha desse acontecimento, no interior de alagoas canapi, aconteceu 17 de setembro por volta das 18 hs fim de tarde ao anoitecer...foi fantastico e ao mesmo tempo muito medo pela proporção muito grande das cores que abriam em circulo no céu....as bolhas colorida se abriam se expandindo depois apagava e logo em seguida abriam outras e sempre cada que abria tem uma tonalidade de cor diferente da anterior, era uma seguências de cores muito vivas tipo neon, abriam como se estivesse vindo em nossas direções sobre nossas cabeça muita gente rezando outros chorando pedindo perdão, mulheres tirando os batões outras raspando esmalte das unhas foi um panico total...

    ResponderExcluir
  38. aguardamos uma resposta, acho tudo muito estranho, setá mesmo foguete, parecia algo feito para chamar atenção de todos...porque não fomos avisado deixando todo mundo em panicio

    ResponderExcluir
  39. Nossa como busquei informações sobre este fenômeno na época tinha 7 anos e morava em Campestre-AL e lembro de tudo, porém mais tarde quando buscava informações com meus pais eles não conseguiam lembrar do ocorrido e isso me deixava triste. Gente que foguete foi este? E visto em tantas regioes diferentes. E será que poderia gerar algum efeito colateral em quem presenciou, como alguma doença? Gostaria sim de ter explicações. Grata por não ter inventado histórias de ficção, pois sgora sei que foi real

    ResponderExcluir
  40. Meu nome é Jorge, também presenciei esse fenômeno em Caicó-RN, até pensei que aquilo havia ocorrido apenas em Caicó, mas me surpreendi com os relatos em tantas cidades e bem distantes umas das outras, o que dá para concluir que aquele sinal veio de bem distante.

    ResponderExcluir
  41. Olá a todos igualmente a voces presenciei nunca vou esquecer na época tinha 9 anos morava no bairro Tabatinga em Camaragibe bolas multicoloridas exatamente mudando de cor de dentro pra fora difícil esquecer lembro até hoje.

    ResponderExcluir
  42. Eu me lembro bem desse ocorrido, as luzes varavam de cores, cresciam muito rapido, de fato pareciam q iam cair sobre as cidades, ou pessoas, acredito q era. Experiencias, pois percebi q ao acabar, percebi tipo um avião se afastando, e foram por vários dias. Pelo menos 3 dias eu vi

    ResponderExcluir
  43. Nossa! Eu já tinha até esquecido desse fato. Foi só começar a lê que tudo voltou, como se você ontem. Foi incrível, eu tinha 12 anos na época, morava na cidade de Aliança, Zona da Mata de Pernambuco. Vinha do trabalho, isso mesmo pessoal, naquela época era assim, estávamos eu, com 12 anos, meu irmão com 15 e mais 3 pessoas adultas. Foi apavorante! Estávamos numa estrada, praticamente deserta, fim do dia, começando a escurecer. Aquelas luzes... eu pensei que alguma coisa estava caindo do céu ou quem sabe, vindo do céu . Fim dos tempos! Na época não soube o que acontecera, tempos depois fiquei sabendo a respeito dos mísseis na Barreira do Inferno, se é que é verdade.

    ResponderExcluir
  44. Eu me lembro tinha 9 anos em s joao pessoa pb meu nome e vanderbug cavalcante

    ResponderExcluir
  45. Ontem a noite relembrei este fenômeno a minha companheira, foi muito interessante e ao mesmo instante assustador, então resolvi pesquisar na internet , encontrei vocês , vivemos então um momento que ficou gravado em nossas memórias.

    ResponderExcluir
  46. Ontem a noite relembrei este fenômeno a minha companheira, foi muito interessante e ao mesmo instante assustador, então resolvi pesquisar na internet , encontrei vocês , vivemos então um momento que ficou gravado em nossas memórias.

    ResponderExcluir
  47. Ontem a noite relembrei este fenômeno a minha companheira, foi muito interessante e ao mesmo instante assustador, então resolvi pesquisar na internet , encontrei vocês , vivemos então um momento que ficou gravado em nossas memórias.

    ResponderExcluir
  48. Lembro-me disso como se fosse hj. Eu morava em um sítio, em Itabaiana Sergipe, entre 6 e 7 horas da noite, estava no alpendre da casa com minhas tias, creio que foi em 81 e não em 82. Foi um espetáculo de cores. Eu achei lindo(tinha 10 anos), enquanto minhas tias rezavam, assustadas, até que uma delas, a mais jovem disse:deve ser algum experimento na barreira do inferno, essa palavra não caiu bem, fazendo a mais velha se persignar diversas vzs e me fazer rir bastante. Findo o espetáculo, fomos para a sala assistir o Se TV, que em poucas palavras referiu -se à barreira do inferno.

    ResponderExcluir
  49. Boa noite,
    Por volta de 1981 1982 trabalhava como caixa do banco econômico quando todos corriam para rua dizendo que o mundo ia acabar,
    Olhei para o céu e vi diversos círculos coloridos no céu por dois dias seguidos.
    Nunca soube o que era isso até hoje, eram lindos nunca esqueci.

    ResponderExcluir
  50. Ainda bem que vi pessoas comentando pois comento com meus filhos e eles não acreditavam kkkk ,foi fantástico e terrivel so mesmo tempo, lembro como se fosse hpje.

    ResponderExcluir
  51. Tenho assistido alguns documentários sobre ovnis, e me lembro d ter visto no céu d Recife, no bairro d Santo Amaro, acima da minha casa, mais pro lado da casa vizinha , n lembro o ano mas deve ter sido entre 1980 e 1982 talvez, eu tinha entre 6 ou 8 anos. N eram bem bolas, era como um círculo oval, colorido, q se movimentava “parado” , lembro dos vizinhos falando q devia ser um balão. Mas ficou horas parado lá , as vezes aumentava as vezes diminuía. Eu n sabia se tinha sido sonho meu, e resolvi pesquisar p ver se achava alguma reportagem sobre aquele dia. Agora sei q n foi sonho! 🛸👽 só continuo sem saber o q era 🤷🏻‍♀️

    ResponderExcluir
  52. Boa tarde a todos. Procurem no Google com os seguintes descritores: "operação cruzeiro do sul". "barreira do inferno" 1982. Na verdade essa operação foi conduzida por norte-americanos. Tratou-se de bombardeios da ionosfera por material radioativo conduzido por foguetes lançados da Barreira do Inferno. Foram os experimentos BIME" (Brazil Ionospheric Modification Experiment) e Coloured Bubbles, do Instituto Max Planck, da Alemanha.

    ResponderExcluir
  53. Bom dia, também lembro-me dessa época, tinha mais ou menos 7 anos, foi a tarde, aqueles círculos coloridos iam crescendo até sumir, outras luzes aparecendo em sequências, aterrorizantes! Até hoje, 39 anos depois ninguém deu uma explicação satisfatória!!! Hoje está acontecendo novamente, só com outros formatos! "SERÁ O PROJETO BLUE BEAM" Veja esse vídeo no Canal do Thiago Lima; https://www.youtube.com/channel/UCul7RtuTpGhIW1m3sXfzuEw
    ANJOS aparecem NOS CÉUS da CHINA? VOCÊ FICARÁ CHOCADO com o QUE REALMENTE É !
    37.564 visualizações•2 de set. de 2020

    ResponderExcluir
  54. Olá Lúcia. Eu me lembro com clareza deste fenômeno.
    Posso afirmar com certeza que esta história de foguete foi um acobertamento. Simples, é só se fazer a seguinte pergunta: Qual altura este foguete precisou explodir para que pessoas em Recife (300Km de Natal) e Fortaleza (500Km de Natal), (800Km entre Recife e Fortaleza) vissem estas bolhas coloridas exatamente acima de suas cabeças? Lembro que a estação espacial está em orbita a 400Km de altura. Moro em Natal hoje, avistei em Olinda. Todos os foguetes disparados da Barreira do Inferno são de pequeno/médio alcance.
    Isto precisa ser investigado.
    Constantino Maia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lúcia, na época eu morava em Caraúbas RN, em 1982 a tarde, tinha 8 anos de idade, lembro-me como se fosse hoje, estou com 48 anos, foi incrível e assustador, jamais seria um foguete, aquilo foi muito perfeito, círculos coloridos gigantes que cresciam de dentro do outro, até apagar e sucessivamente. Até hoje isso me intriga! O Sistema esconde algo de nós! Abraços!

      Excluir
  55. Eu tinha 7 anos nessa época, e não me lembro da data, só do fato. Moro em Campina Grande e nessa data morava no bairro da Prata, vizinho ao bairro do Monte Santo, há cerca de 1,5 km desse cemitério citado. Estava eu, um primo e uma prima no quintal de casa, e vimos uma bola amarela gigantesca (em minha mente) sobre todo o quintal de minha casa... não sei quanto tempo durou, ou o que era. Fora nós três, não me lembro de mais ninguém ter visto isso.

    ResponderExcluir
  56. Meu Deus! Pensei que nunca encontraria pessoas relatando esse fenômeno que presenciei aos meus 07 anos de idade. Lembro muito bem disso, quando morava no bairro de Camaragibe, ja estava escuro e tinham algumas pessoas olhando para o céu e vi essas coisas que surgiam como explosões que se abriam como gases coloridos e iam crescendo , não lembro a quantidade , mas foi mais de uma . Estou com 45 e de la pra ca, nunca vi ninguem comentar sobre isso.

    ResponderExcluir
  57. Olá, quando tinha 6 anos, acho que nesse ano, brincava com colegas na rua e de repente vimos uma roda com luzes coloridas que alternavam as cores. Passou mais ou menos uma hora, a roda colorida aumentava o tamanho e diminuía, depois sumiu. Morava num bairro da periferia de Recife, era noite. Foi uma experiência muito marcante, principalmente pelo fato de observar ausência de comentários sobre o fato.

    ResponderExcluir
  58. Que massa! Eu cheguei a questionar se o que vi foi um sonho, mas que alívio saber que muitas pessoas viram também. O ano foi esse mesmo, 1982. Foi um espetáculo maravilhoso. Acredito que tenha sido a morte de uma estrela, uma super nova, como os astrônomos chamam. Posso garantir que foi uma das coisas mais bonitas e aterrorizantes que já vi.

    ResponderExcluir
  59. Eu lembro sempre desse fato como fosse bem recente, eu tinha uns 12 anos, morava em Fortaleza. Já era noite quando ouvimos gritos vindo da rua, de que o mundo estava acabando. Eram umas bolas luzes que vinham em nossa direção, ela crescia ia sumindo e já vinha outra no mesmo lugar que fazia o mesmo efeito, parecia que uma nascia da outra, tinham cores diferentes. Foi uma mistura de terror e admiração

    ResponderExcluir
  60. Eu lembro sempre desse fato como fosse bem recente, eu tinha uns 12 anos, morava em Fortaleza. Já era noite quando ouvimos gritos vindo da rua, de que o mundo estava acabando. Eram umas bolas luzes que vinham em nossa direção, ela crescia ia sumindo e já vinha outra no mesmo lugar que fazia o mesmo efeito, parecia que uma nascia da outra, tinham cores diferentes. Foi uma mistura de terror e admiração

    ResponderExcluir
  61. Me recordo de ter presenciado um fenômeno idêntico ao descrito aqui, porém na primeira metade da década de 90, visto do céu de Caicó/RN, para o qual foi dada a mesma explicação na época: que tratava-se de teste realizado na Barreira do Inferno.
    Diante da informação do blog de que a carga útil de dois foguetes lançados da referida base em 1982, ano do evento relatado pela maior parte das pessoas nos comentários, se chamou "Colored Bubble", realizei algumas buscas e constatei que figura no currículo Lattes do Dr. Mangalathayil Ali Abdu, cientista ligado ao INPE, o seguinte: "Realizei estudos de geração de bolhas ionosféricas através de modificado ionosférica pelas cargas explosivas lancadas pelos foguetes no experimento "Colored Bubble' realizada da Barreira do Inferno em Natal em setembro de 1982".
    Assim, provavelmente é ele o "pai" dessas nossas memórias tão incríveis.

    ResponderExcluir
  62. Fazendo um pesquisa hoje, pra falar de um eclipse lunar que acontecerá nesta noite, foi que me deparei com a matéria sobre o ocorrido de 1982. Na realidade, não foi apenas uma aparição, mas duas, com intervalo de 15 a 20 dias de uma pra outra. Quando ocorreu fenômeno nos céus de boa parte do nordeste, foi realmente estarrecedor, pois ninguém sabia do que se tratava, aquelas espirais coloridas, enormes, girando no céu, sendo sete ou oito, simultaneamente, e quando pensávamos que estava acabando, recomeçava tudo de novo. Foi uma agitação geral; gente se abraçava, chorava, pedia perdão, etc. Muitos achavam que era realmente o fim do mundo. Somente no outro dia, já refeitos do susto, foi que o Jornal Nacional, rede Globo, única emissora que a gente capitava o sinal em Princesa Isabel, no interior da Paraíba, divisa com Triunfo-PE, anunciou que o fenômeno visto, nada mais era que o lançamento de uma Sonda, ocorrida no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, no Rio Grande do Norte. Dias depois, no segundo lançamento, esse ocorrido em 17/09/82, o susto já não foi tão grande, pois já sabíamos do que se tratava.

    ResponderExcluir
  63. Alguém tem foto ou vídeo? Eu tb vi, morava em Camaragibe na época.

    ResponderExcluir
  64. Ola eu me lembro deste fenomeno tambem, eu estava com 8 anos de idade, e foi pavoroso o serntimento,...
    As pessoas gritando e correndo para suas casa e resando pensando que era o juizo final...
    Sempre lemro desta experiancia fantastica e ate hoje me pergunto o que foi aquilo....
    Sempre achei que fosse uma Supernova...
    Mas ainda nao achei respostas, e nao acredito foi causado por fogetes nao...
    Se alguem tiver mais infos po gentileza comparti;har...


    Obrigado

    ResponderExcluir
  65. Por incrível que pareça. Sou de 1958 e somente hoje, 05/02/2021 ... me veio a mente esses fatos que estavam totalmente apagados da minha da minha memória. Me lembro agora de todos esses fatos só discordo das datas. Também não lembro de que eles, os fatos, se repetiram por tres ou quatro dias, como muitos outros relatam. Só me lembro de ter acontecido em um dia, ou melhor, uma noite, no fim da tarde, entre às 18:00hs e às 19:00hs e que era um sábado ou domingo, não lembro o dia e nem exatamente o ano. Mas, sei que foi a coisa mais bonita que já presenciei, mas, também a mais bizarra e assustadora que já vi. Na hora fiquei extasiado, paralisado, não conseguia tirar os olhos do que estava vendo e também não conseguia ouvir as vozes das pessoas que estavam se movimentando ao meu redor. Foi muito estranho.

    ResponderExcluir
  66. Obrigado pelo depoimento de todos. Infelizmente quando a nossa geração cessar, esse fenômeno cairá eternamente no esquecimento. Eu tinha 7 anos mas lembro muito bem. Começou por volta das 6:00. Na ocasião estamos eu e irmãos e amigos na calçada e de repente surgiu um luz azul no céu que foi tomando proporção avassaladora crescendo que parecia que iria tomar conta do firmamento e ai desaparecia e surgiu outra laranja e depois outra roxa. Vi as pessoas nas calcadas olhando com espanto e admiração, os evangélicos de uma igreja próxima ficaram de joelhos. E no segundo se sucedeu no mesmo exato horário e mas com menos luzes e a última foi uma luz branca que foi maior e mais intensa do que as anteriores e o céu ficou mais claro. Nunca vou esquecer e acredito que não foi algo da barreira do inferno e eles nunca falaram e nunca mostraram nada a respiração lá. Só diseram que foi um teste. Vamos morrer sem saber o que realmente foi. Um abraço a todos e boas recomendações.

    ResponderExcluir
  67. Meu Deus... Como está sendo legal compartilhar estas memórias com outras pessoas, que também sentiram a mesma emoção que eu... Não sei ao certo as datas, mas também presenciei esse fenômeno, ainda muito criança, entre 6 e 8 anos de idade. Na época eu morava na zona rural de Itatuba-PB, no topo de Serra Velha, (uma visão muito privilegiada), próximo a Campina Grande. Em minha vaga memória em relação aos horários, imagino algo em torno de 18 e 19 horas. Pra mim, naquela época, foram cenas muito fortes, que ainda permanecem acesas em minha memória até hoje. Naquela ocasião, a comunidade onde morávanos, estava convencida de que se tratava do FIM DO MUNDO. Muitas pessoas em pranto, se reconciliando, famílias que vivian em conflitos se perdoaram e reuniram-se no pátio (terreiro) da minha casa, para rezarem pedindo perdão a Deus pelos erros... E eu, assustadíssimo com aquela cena de horror, aquele desespero do povo chorando, quando olhava para o céu, contemplando aquelas bolas gigantes e coloridas vindo em nossa direção, então aumentava ainda mais o meu desespero. Estás cenas terríveis aconteceram por dois ou três dias consectivos. Escapei por pouco... Ufa!!!

    ResponderExcluir
  68. Sou testemunha do corrido...
    Acho que eu tinha cerca de 10 anos. Não me lembro exatamente o ano, porém o fato realmente ocorreu e as explicações dadas pelas autoridades à época não convenceram a ninguém...
    Era início da noite, por volta das 18hs, fomos todos surpreendidos pela aparição repentina de um círculo luminoso, de cores sólidas e que eram substituídas de maneira sobrepostas, sempre do centro para as extremidades, por um intervalo aproximado de 7 segundos cada...
    Em seguida, o que ninguém parece ter relatado nos comentários, surgiram mais dois círculos (não eram discos!), ao menos foi o que minha visão pode perceber! Comportamento das três aparições eram idênticos... O evento teve uma duração de aproximadamente 10 minutos e assim como surgiram repentinamente, os círculos desapareceram.
    O acontecimento foi algo muito lindo de ser observado, tanto que acho que deveria ser repetido, tamanha a beleza!
    Fiquei feliz por ter encontrado pessoas que como eu também são testemunhas desse evento
    maravilhoso.

    ResponderExcluir
  69. Nossa depois de anos com uma dúvida tremenda na minha cabeça sobre o que foi aquilo naquele ano. Quando fecho os olhos posso lembrar como se fosse hoje aquele círculo de cores que começava pequeno e de repente ficava enorme dando a empressao que ia cair na terra eu morava no Jordão bairro do Recife tinha entre 10 há 11 anos muitos dos vizinhos desmaiaram eu tremia de medo meus irmãos choravam muito meu irmão mais velho faleceu no ano de 2000 sem entender na vdd o que foi aquilo.

    ResponderExcluir
  70. Nossa depois de anos com uma dúvida tremenda na minha cabeça sobre o que foi aquilo naquele ano. Quando fecho os olhos posso lembrar como se fosse hoje aquele círculo de cores que começava pequeno e de repente ficava enorme dando a empressao que ia cair na terra eu morava no Jordão bairro do Recife tinha entre 10 há 11 anos muitos dos vizinhos desmaiaram eu tremia de medo meus irmãos choravam muito meu irmão mais velho faleceu no ano de 2000 sem entender na vdd o que foi aquilo.

    ResponderExcluir
  71. Olá pessoal depois de anos pesquisando sobre aquele ocorrido que vivi junto com meus irmãos algo que nunca saiu da minha mente é só fechar os olhos e volto a viver todo aquela imagem as pessoas desesperadas algumas desmaiaram um desespero só um círculo de cores fascinante que surgia pequenino e de repente ficava gigante dando a empressao que ia cair na terra fiquei apavorada por dias e nunca esqueci sempre procurava por isso na internet mais nunca tinha sucesso não existia nenhuma informação meu irmão mais velho faleceu no ano de 2000 sem saber na vdd o que foi aquilo .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Deus eu tinha uns 7anos e vivi essa mesma situação fiquei muito impressionada por vários dias e nunca esqueci pois apenas hoje dia 01/07/2021 que tive a curiosidade de pesquisar e o que eu imaginei ter sido um sonho ou algo fantasioso de uma criança seria verdade aff...até me emocionei!

      Excluir
  72. Eu deveria ter uns 11 anos
    Morava com minha vó no sertão do Ceará, fiquei apavorada ...nao tínhamos televisão então no posto próximo a nossa casa. O Sr. Que cuidava ou gerenciava não me lembro falou... nao se preocupem isso é um teste de foguetes.
    Mas até então já tínhamos gritado tudo que podia, imaginávamos o fim do mundo
    Ouvíamos uns barulhos cada vez que Aparecia uma luz... foi um verdadeiro espetáculo e muito susto.

    ResponderExcluir
  73. Lembro como hoje! Aminha visinha falou que tinha visto na sexta-feira quando ela foi pegar uma galinha de Angola pra minha mãe! Ele se assustou e desistiu então no sábado eu fui buscar as minhas ovelhas no pasto um pouco longe de casa
    ! Resolvi deixar as ovelhas porque já estava escurecendo e voltei rapidamente pra casa foi quando ouvir os gritos da minha irmã e de minha mãe me chamando eu não respondia por medo de me assustar com a própria vós! Foi quando a minha irmã chegou perto de minha e falou Teresinha olha pra o céu a luz que Maria de dava bio ontem estar novamente. Quando eu olhei parecia que aquelas bolas de luz ia cair sobre nós! Meu Deus como eu gritei aminha mãe e meu pai me abraçando e gritando também! Minha irmã ao platos. Eu tinha 12 anos uma noite de sábado 1982 meis de setembro! Nuca vir tantas luzes coloridas. Isso foi no sítio timotio Paranatama pernambuco...

    ResponderExcluir
  74. Olá, estava hoje me lembrando desse fato. Contando o que havia visto ao meu marido. Aí tive a idéia de pesquisar na internet, não lembro o ano. eu tinha de 13 pra 14 anos. Era finalzinho de tarde já anoitecendo mesmo. lá em palmares Pernambuco. quando eu avistei um círculo no céu que crescia e saíam outros Círculos coloridos. Lindo. mas, apavorador Eu me recordo que fiquei paralisada com o coração a mil, pensei que fosse Jesus voltando rs foi um Espetáculo breve, Porém inesquecível. Fiquei feliz em encontrar aqui na internet pessoas falando sobre o assunto. hoje moro no Rio de janeiro. E quando falo sobre o que vi, muitas pessoas duvidam do que digo!! OBS..... se não me engano, após o acontecido. A rede Globo noticiou algo sobre o assunto. Não me recordo se foi no jornal Nacional, ou no Fantástico.

    ResponderExcluir
  75. Eu tinha 7 anos. Estava na rua, jogando bola com meus amigos Zinho, João Cláudio e Fabinho. Minha casa era a mais longe. No momento das luzes no céu todos entraram em suas casas e trancaram seus portões. Então pensei: tô lascado! E comecei a correr em direção a minha casa. Pulei um muro baixo e emburaquei em casa como um foguete. Foi tudo muito lindo, porém extremamente assutador.P.S.: Morávamos na Imbiribeira, bairro na zona sul de Recife - PE.

    ResponderExcluir
  76. O evento em questão ocorreu em 1982, na Barreira do Inferno, e se chamou Operação Cruzeiro do Sul. Tratou-se de uma série de lançamentos de foguetes conduzindo experimentos científicos. Os experimentos BIME (Brazil Ionospheric Modification Experiments) do Laboratório de Geofísica da Força Aérea Norte-Americana (AFGL) e Coloured Bubbles do Instituto MaxPlanck (IMP),Os experimentos BIME e Coloured Bubbles. O objetivo era gerar bolhas ionosféricas artificialmente. os alemães utilizaram nuvens de európio e bário como fontes de perturbação da ionosfera para iniciar o processo de geração artificial das bolhas. Ou seja, não eram OVNIs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Yem o site com as datas de lançamento desses figuetes.

      Excluir
  77. Eu tinha 10 anos, morava em Sumé-PB, e vi os círculos coloridos no céu, conforme várias testemunhas descreveram. Lembro que eles surgiram do nada, no alto do céu, e não vieram voando de outro lugar, então não vieram do RN. Acabou repentinamente. Simplesmente, sumiu. Certamente naquela época não podia ter sido feito com tecnologia de nenhum país.

    ResponderExcluir
  78. Gente fiquei tão emocionada agora só ler esses mensagens, nossa lembro disso como se fosse hoje porém nunca me liguei procurar na internet pois na minha mente era apenas um sonho ou imaginação

    ResponderExcluir
  79. Tinha 20 anos de idade morava em boa viagem e me lembro perfeitamente dos 3 círculos coloridos lindos, e posteriormente disseram ser balões metereologicos...

    ResponderExcluir
  80. Estou muito feliz em ter encontrado o texto da Lúcia Xavier, a foto do jornal de Campina Grande e esses comentários! Até este momento evitei conversar sobre isso e comentava apenas com pessoas muito próximas. Agora tenho como provar que foi real e existem outros relatos sobre o ocorrido. Realmente foi algo indescritível e inesquecível. Jamais presenciei novamente algo nem perto daquilo. Aconteceu no dia 18 de setembro de 1982, um sábado, eu tinha 10 anos e estava brincando numa feirinha de frutas e verduras no bairro Salvador Lira, em Maceió, Alagoas, e vi exatamente o que algumas pessoas aqui descreveram: pontos de luz extremamente brilhantes que se abriam, como se fossem pulsos luminosos ou "explosões silenciosas", em esferas coloridas concêntricas e que ocupavam quase todo o céu, como se fossem cair sobre o bairro inteiro. As pessoas da feirinha olhavam para o céu assustadas e corriam em todas as direções. O medo que senti foi tão grande que nem corri para casa e me abriguei numa lojinha de fliperamas, que inclusive ficava na direção oposta à minha casa. A prova de que uma coisa é muito marcante em nossas vidas é quando lembramos dos detalhes mesmo muito tempo depois do ocorrido. Eu lembro dos detalhes e do sentimento em ver aqueles círculos assustadores e lindos, ao mesmo tempo. Houve rumores sobre experimentos na Barreira do Inferno, na época, mas superficiais e não convincentes. Lembro também que helicópteros militares sobrevoaram o bairro no outro dia. Seria interessante uma comunicação oficial dos órgãos federais sobre esse episódio, visto por tantas pessoas e em locais tão distantes uns dos outros. Uma coisa é certa: levaremos essa experiência pelo resto de nossas vidas! Grato e aliviado por ter podido compartilhar isso aqui.

    ResponderExcluir
  81. Vi esse fenômeno quando tinha doze anos morava na cidade de Mossoró RN tive muito medo pensei que o mundo ia acabar eram pô volta de seis horas da tarde era muito bonito mas muito assustador.

    ResponderExcluir
  82. Eu tinha à época 4 anos, morava no bairro Alto do Mateus em João Pessoa PB, é não me esqueço desse evento assustado fomos para casa de um vizinho.

    ResponderExcluir
  83. Tinha cinco anos na época, quando derrepente apareceu aquelas bolas enormes que mudavam de cor, rosa azul, amarela e vermelha, lembro que todos entraram em Pânico, e minha mãe como até hoje é da igreja pediu pra gente se ajoelhar e pedir perdão dos pecados porque Jesus estava voltando, o pânico foi geral, lembro das pessoas dizendo é o fim do mundo, sou de Monsenhor Tabosa Ceará, e o fenômeno aconteceu duas vezes, a primeira vez com mais frequência, e no dia seguinte apareceu novamente, mas ficou menos tempo.

    ResponderExcluir
  84. Presenciei isso. Tinha 7 anos de idade. Moravamos na vila militar em Piedade. Jaboatão dos Guararapes. Fenômeno lindo, mas de dar medo. Bolas pequenas se expandiam no ceu. Lembro bem que estavamos brincando na rua e himos nossas maes gritanto, procurando por nos.

    ResponderExcluir
  85. Eu vi esse fenômeno no céu em 1982 e escutei comentários de pessoas da minha rua falando que havia acontecido isso na noite anterior. Mas em 1978 eu presenciei um primo meu correndo desesperado pra dentro de casa dizendo que estava acontecendo alguma coisa com lua. Quando eu fui pra frente de casa, olhei pro céu e só vi uma nuvem no local indicado. As pessoas falavam dessas bolas coloridas. Algum tempo depois ouvi comentários de que se tratava de experiências realizadas na Barreira do Inferno, no Rio Grande do Norte.

    ResponderExcluir
  86. Meu pai falou várias vezes sobre esse fenômeno. Depois de pesquisar mais uma vez, só que mais a fundo, encontrei mais dados.
    Pelo que vi, esses dois experimentos foram feitos pelo Instituto Max Planck e pela Agência Espacial DLR (Alemanha).
    Abaixo tem o link de um artigo que fala sobre esses experimentos e outros. Pena que não tem imagens, mas tem alguns gráficos.
    O texto é grande, mas é só procurar por bubbles ou bolhas. Dá pra traduzir
    https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fspas.2019.00029/full

    E esse outro link mostra mais alguns detalhes.
    http://www.astronautix.com/s/sonda3.html

    ResponderExcluir
  87. Nossa!! Eu lembro desse episódio e eu estava com meu irmão do lado de fora da casa, mas o que vimos aqui em Fortaleza foi uma bola idêntica a lua. Ela parecia cair e mudava de cor. Ficou enorme que paralisei de tanto medo. Qdo parecia que era o fim de tão enorme que estava , ela foi diminuindo e voltando pro lugar dela e lá ficou. Foi uma única vez que vimos e não parecia nada com os relatos aqui. Era uma bola só idêntica a lua.

    ResponderExcluir
  88. Foi pânico total estavamos jogando bola já escuro derrepente um olho no céu saíndo bolhas coloridas clariando tudo em nossa direção foi pânico geral uns gritando outros chorando todo mundo correndo pra casa rasguei os peitos em uma cerca de arame
    No interior da cidade de ipu ceará
    No açude do bonito

    ResponderExcluir
  89. Boa noite. Eu assisti a esse fenômeno. Sinceramente não me lembrava o ano do ocorrido, porém tendo por base um acontecimento familiar, que foi quando em 82 meu pai construiu uma casa no sítio onde agente morava na zona rural do município de Bezerros já próximo a divisa com cumaru, mais precisamente próximo a vila Ameixas. Lembro muito bem que já morávamos na casa nova. Foi realmente algo muito relevante, casou muito espanto, por semana só se falava nisso, virou uma referência cronológica. " No dia que apareceu bolas coloridas no céu". Encontrei essa matéria hoje 26/04/2022 por curiosidade , pois lembrei desse fenômeno e resolvi pesquisar.

    ResponderExcluir
  90. Paulo Gonçalo da silvaquarta-feira, 27 abril, 2022

    Boa noite. Sorocaba - sp 26/04 /2022. Eu presenciar esse fenômeno na ocasião eu era ainda adolescente e morava na zona rural do município de Bezerros - pe. Lembro muito bem era um final de tarde Eu meus irmãos meu pai minha mãe, todos corremos pra ver não lembro quem de nós viu primeiro mais só sei que foi um alvoroço só. Foi bonito mais ao mesmo tempo asustador.

    ResponderExcluir
  91. João Henrique de Azevedoquarta-feira, 18 maio, 2022

    Goianinha RN
    Tinha 7 anos na época. Nunca acreditei ser algo feito pelo homem. Apesar de assustador, era muito bonito e de grandes proporções. Lembro como os adultos ficaram apreensivos querendo botar as crianças para dentro de casa. Aquelas luzes coloridas nunca deixaram meu imaginário. Talvez nunca saberemos o que foi de fato. Todos estão de parabéns por trazer esse assunto a conhecimento público.

    ResponderExcluir
  92. Eu lembro deste caso e testemunhei. Na época eu morava em Olinda , tinha uns 17(se foi 81) para 18 anos (se foi 82) e estava num ônibus indo pro colégio São Bento jogar bola. Uma mulher viu e disse "olha, tem uma coisa no céu". Havia umas 15, 20 pessoas no ônibus e todo mundo estava sentado. Mas todos foram pro lado do ônibus onde estava a mulher , para observar. Por causa disso , minha visão ficou um pouco prejudicada, porque todo mundo se amontoou e o veículo estava em movimento, mas, ainda assim, consegui ver alguma coisa azul brilhante, que se alternava em outras cores e piscava no céu. Foi rápido, porque o ônibus não parou. Mas todo mundo ficou perplexo sem saber bem o que dizer. Como não existia celular , ficou só o relato e a memória. Depois a Aeronautica veio com essa conversa de explosão de foguete e Barreira do Inferno. Duvido muito.
    Foi o único avistamento de OVNI que testemunhei na vida. Mas é legal ver que mais gente testemunhou e conta a mesma história, porque quando conto muita gente não acredita . Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  93. Lembro muito bem disso vi qdo era criança, mas nunca esqueci, todos correndo pra ver, pode ser que o medo tenha surgido depois, mas no exato momento todas aquelas cores deixou todos perplexos.

    ResponderExcluir
  94. Eu também presenciei esse evento. Foi aterrorizante e muito bonito também. Estava na porta de um colega e quando olhei para o céu, vi as luzes coloridas que pareciam sair uma de dentro das outras. Inclusive o Jornal Nacional noticiou mas podem omitir isso hoje. Porém, posso afirmar até pq foi um tumulto e foi inesquecível. Pessoas chorando e assustadas. Isso eu vi de Maceio/ AL.

    ResponderExcluir
  95. Eu tbm presenciei esse fato, lembro que minha saudosa vó, ficou com muito medo chamados todos para dentro de casa, e falando que era finais dos tempos, a a maiores que éramos crianças todos encantada com o espetáculo dos extras terrestre acredito que foram eles. Vi em brejo da madre de Deus Pernambuco

    ResponderExcluir
  96. Com correção da expressão ditadura, pois estávamos no fim do regime militar, eu vivi isso na cidade de Caruaru e é a primeira vez q vejo alguem falando sobre o tema, tinha 7 anos na época

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixa eu contar uma coisa que me aconteceu quando eu era criança... eu estava no jardim da minha casa...morava numa casa grande ... na rua Fonseca Lobo 554 (esse número não existe mais, juntou com outro terreno e foi feito um prédio), perto do Hospital Batista...em Fortaleza no Ceará, nao tinha prédios no entorno...era
      começo da noite ... começou a surgir luzes no céu... não eram luzes pequenas...eram bolhas gigantes e coloridas que cresciam.... várias cores...várias bolhas... gigantescas...tomavam conta do céu...isso durou vários minutos...
      Foi algo lindo e assustador...não tinha barulho... eu fiquei do lado de fora da casa vendo... Era o ano de 1982, acho... É algo que nunca esqueci... assistindo uma série do Netflix (Encontros extraterrestres) eu lembrei... fui pesquisar... e encontrei essa postagem .. Eu lembro que me falaram que tinha sido um lançamento na barreira do inferno em Natal, no Rio Grande do Norte!!!
      O QUE???? Naquele tempo foi esquecido não haviam muitas câmeras para registrar ou meios de comunicação para procurar informações... enfim, OCORREU...EU LEMBRO CLARAMENTE...
      IMPOSSÍVEL UM LANÇAMENTO DE FOGUETE CAUSAR AQUILO...DAQUELA FORMA...VISTO EM VARIOS ESTADOS DO NORDESTE.

      Excluir
  97. Hoje lembrei deste acontecimento, eu tinha 6 anos, minha cunhada estava grávida da minha sobrinha e minha mãe nao deixou ela ver, dizia que ia nascer com a imagem na testa do bebê...rsrsrsrs. Interior de Pernambuco.

    ResponderExcluir
  98. Acompanhei isso também, posso afirmar com certeza que era 1982, por volta de umas 18:40, estava na parada de ônibus no Derby, tinha saído de um treino de atletismo no Quartel do Derby.

    ResponderExcluir
  99. Eu até hoje não tenho explicação para um fato que me aconteceu neste período, tinha eu 12 anos.
    Vi descendo do céu, tipo gotas coloridas...
    Surgia uma em um ponto no céu e ia crescendo, antes de tocar a terra, ela se apagava e surgia outra no mesmo ponto e, assim por várias vezes por alguns minutos. Lembro que era um fim de tarde?
    Falo de Feira de Santana, na Bahia.

    ResponderExcluir
  100. Para fazer mais medo do que isso só a popular senhora conhecida por Vassoura (Maria Isabel Bandeira), que andava num cavalo pelas ruas de João Pessoa e atacava qualquer um que a chamasse pelo apelido. No dia dessas explosões, muita gente se ajoelhou e confessou pecados inconfessáveis.

    ResponderExcluir
  101. Eu tinha 6 anos na época. Lembro de tudo, principais do pânico que causou em algumas pessoas, dizendo que o mundo ia acabar e eu morrendo de medo kkkkk (Olinda- Pernambuco)

    ResponderExcluir
  102. Boa noite a todos estou muito feliz em encontrar este grupo, há tempos eu falava sobre esse acontecimento e minha esposa nunca acreditava em mim, que isso aconteceu eu tinha 8 anos, morava em Peixinhos Olinda,
    Todo mundo falava que o mundo estava se acabando e o desespero foi total

    ResponderExcluir
  103. José Alexandre Almeidaterça-feira, 07 fevereiro, 2023

    Até que enfim encontrei pessoas que assistiram esse acontecimento , minha esposa nunca acreditou em mim dizia que eu tava ficando louco.
    Já estava acreditando que era coisa da minha cabeça porque eu não encontrava ninguém que tivesse visto.

    ResponderExcluir
  104. José Alexandre boa noite a todos até que enfim achei alguma coisa sobre esse acontecimento eu tinha 8 anos morava no bairro de peixinho Olinda.eu já estava achando que era coisa da minha cabeça porque as pessoas que eu achava que tinha visto dizia que não se lembrava desse acontecimento. Até hoje todos os dias olho para o céu esperando outro acontecimento igual daquele.

    ResponderExcluir
  105. lembro bem desse dia, estava em Nova Floresta, Curimataú paraibano.

    ResponderExcluir
  106. Lembro dessa noite, no ano de 1982, quando luzes misteriosas surgiram nos céus. Eu tinha 9 anos. Lembro que todos correram pro terraço e a rua inteira estava olhando pra o céu.
    Vi um enorme tubo de fumaça cortando o céu. Na ponta desse tubo uma gigante bola branca que crescia, se aproximando da Terra.

    Nas cidades do interior, onde tem menos luzes artificiais, dava pra ver tudo com mais nitidez e profundidade. E lá o pânico foi geral.

    No jornal Nacional dizia que eram "testes" da base especial do Rio Grande do Norte. E que a população não deveria se preocupar.

    Cortina de fumaça?
    NOM?

    Só sei que nunca vou esquecer do que vi.

    ResponderExcluir
  107. Eu tinha 12 anos na época e lembro como tudo aconteceu, nesse dia eu tava no barracão da fazenda onde eu trabalhava, esperando para receber o salário da semana apesar deu ter pouca idade, e como era sítio, havia poucas luzes, aí ficou ainda mais claro aquele fenômeno, um espetáculo de luzes e algumas mulheres da minha cidade chegaram desmaiar de medo. Eu acho incrível nenhuma emissora de relatar sobre esse fato. Seria muito interessante que alguém relata-se para população, até prá que alguém dá época relembra-se sobre o fenômeno.

    ResponderExcluir
  108. Boa tarde na época eu tinha 8 anos brincava de bola mais amigos foi lindo uma grande bola que mudava de com muita gente gritando que era o fim do mundo.

    ResponderExcluir
  109. Lembro muito bem desse dia, eu tinha 10 anos e morava em Pesqueira Pe.
    As luzes emitiam um som bizarro. Não como explosão, mas como uma sequência de vibrações. Creio que queriam se comunicar, de uma forma sinfônica. Era uma grande nave, pois o tamanho era de assustar, parecia que ia cair na terra 🌎

    ResponderExcluir
  110. Boa noite!! Hoje tenho 46 anos e lembro perfeitamente desse final de tarde!! Eu estava no quintal de casa com minha mãe apanhando as roupas quando vimos luzes redondas no céu movia se rápido demais em círculos sumiam e apareciam eram brancas círculos perfeitos como se quisessem descer a terra observaram um pouco depois sumiram uma de cada vez. Isso nunca saiu da minha cabeça. E acho q estão voltando.

    ResponderExcluir
  111. Eu tinha 10 anos de idade. Todos da minha rua viram. Rio Doce Olinda PE

    ResponderExcluir
  112. Marcelo cavalcanti. Hoje tenho 48 anos, Esses dias veio a minha mente a imagem que vi quando criança na época morava em Cumaru Pernambuco. Tenho essa imagem gravada na mente ¨um final de tarde, acima de umas montanhass no céu eu vi um aspiral enorme de varias cores.¨Foi incrivel, coisa que eu nunca mais vi igual.
    comecei pesquisar sobre o assunto e vi aqui esse post.

    ResponderExcluir
  113. Hoje, suspeito que aquele foi um lançamento de um projeto militar secreto dos EUA que envolvia testes de explosões nucleares no limite da nossa atmosfera com a órbita baixa do nosso planeta. O objetivo do teste? Sei lá. Era secreto. Falavam superficialmente sobre o lançamento e nada sobre a sua finalidade. Tinha algo a ver com o contexto de Guerra Fria EUA/URSS que ainda viviamos nos anos 80? É provável. Por ser secreto, talvez explique a dificuldade de se encontrar algo sobre o tema e nem explicações oficiais, até hoje. Talvez, algum dia, algum documento da NASA, CIA, OTAN, Departamento de Defesa, sei lá, seja desclassificado e algum pesquisando desvende a verdadeira finalidade daquele teste. Mesmo anunciado pela imprensa naquele dia, pegou muita gente de surpresa. Quem morava à época em Natal, Parnamirim (cidade da Grande Natal onde fica o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno) e em outras cidades da região metropolitana da capital, já estava acustumado a lançamentos de foguetes. As luzes dos anéis coloridos é que foram a surpresa, não o lançamento em si.
    Era muito jovem, cerca de 18, 19 anos, e estava com amigos batendo papo e tomando umas cervejas num típico barzinho de bairro, perto de casa. Na hora prevista, cerca de 7 ou 8 da noite, ficamos na calçada aguardando o lançamento e logo ele surgiu à distancia sobre os telhados das casa em frente. Como era noite não dava para observar o rastro de gases que normamente veriamos e sim as chamas do foguete subindo rápido para o espaço.
    Em questão de minutos, vimos aneis de luzes coloridas, bem alto no ceu, bem em cima de nossas cabeças, partindo de um centro e se irradiando rapidamente em todas direções. Demorou alguns minutos para desaparecer. Naturalmente não houve som porque o teste foi feito já no vácuo do espaço. Parecia, de nosso ponto de referência, ser um fenômeno bem grande. O que foi confirmado nas matérias dos jornais do dia seguinte e na tv, informando que foi visto praticamente em todos estados do nordeste (dada a altitude do fenômeno). É claro que, se hoje tem gente que vê um drone piscando no ceu noturno e já imagina marcianos pilotando naves, imagina o medo geral e as teorias malucas que surgiram naquela época para quem não morava aqui ja região e já tinha sido avisado (mesmo assim muitos aqui não se informaram e se assustaram).

    Deixe-me explicar minha desconfiança: encontrei há algum tempo referência a um artigo resumindo a pesquisa de um doutorando da Universidade Federal Fluminense, publicada em 2010, com o título 'A Operação 'Argus" (1958) e as controvérsias sobre a ocorrência de testes atômicos no Nordeste Brasileiro'. (link aqui.... https://www.scielo.br/j/tem/a/tYMyQ8N5cwSfPMcjWNGsknf/ ). Fiquei meio crédulo mas leiam o artigo e verão que há muitas fontes que corroboram a tese do pesquisador. A operação foi vazada numa matéria da imprensa norte-americana, logo depois dos testes no final da década de 1050.

    Ao lê-lo, me lembrei que sempre achei estranho aquilo que vi. Mas, por não ter mais informações além que se tratava de um teste científico feito pelos EUA na barreira do Inferno, nunca tinha dado maior importância. Lembro que o uso da Barreira do Inferno para lançamento de 'experimentos científicos' brasileiros e também feitos pelos EUA e seus aliados europeus, não era exatamente um segredo. Mas sempre era tratado superficiamente, sem falar os objetivos claramente. O pais saindo do regime militar, Guerra-Fria, lembrem-se. Ai liguei os pontos: será que aquilo que vi também não foi algo semelhante a operacão citada no artigo? Bem, lembrou bastante as referências a explosões nucleares no espaço em tantos filmes de ficção científicas nos anos seguintes.

    Pois é minha gente. Os EUA fez testes nucleares espaciais sobre o Brasil, comprovadamente na décado de 1950, e talvez na década de 1980, e praticamente ninguém por aqui sabe disso? Novamente, leiam o artigo e tirem suas conclusões.

    ResponderExcluir
  114. Marcos Luis 18/10/2023.
    Sou de Santa Luzia PB.
    Eu assisti esse acontecimento, não lembrava a data, mas lembro de ficar chorando. Era criança e minha mãe sai para ir a onde meu pai estava e deixou eu e meu irmão sozinhos vendo àquele espetáculo de cores no céu.
    Foi um espetáculo mesmo.
    Logo em seguida, ouvi no rádio um noticiário que aquele acontecido era um teste na barreira do inferno, RN.

    ResponderExcluir
  115. Ricardo Almeida.

    Lembro bem desse dia, tinha acho 11 anos, e sempre procurei na Internet algum artigo sobre isso para recordar essa lembrava vaga ora vaga ora bem clara, pelo que me lembro eram como explosões em forma círculos com cores como um arco-íris 🌈, assim que lembro, se for o mesmo fenômeno que partilhamos.
    Se houvesse uma foto, um vídeo antigo seria demais rever aquele momento, chorei muito, achei que era o fim do mundo kkk.
    Que lembrança boa kkk.

    ResponderExcluir
  116. Eu não me lembro quantos anos eu tinha. Vi formar coloridas a noite em Penedo Alagoas, eram varias e varias cores e no jornal nacional eles disseram que a nasa estava fazendo teste. Mas nem celular existia na epoca quanto mais a nasa teria condições tecnologicas para fazer aquilo. Era impossível!

    ResponderExcluir
  117. Boa noite! Sempre procurei algo relacionado ao que vi em uma noite no ano de 82 na região rural de Chan Grande PE. Eu tinha 6 anos, estávamos meus pais e eu no sítio de meus avós. Era por volta 20:00 quando estávamos caminhando em direção a estrada a caminho de Gravata. Eu de mãos dadas com minha mãe olhei para trás e vi algo que jamais me esqueceria, duas formas humanas uma um pouco mais alta que a outra ao lado da casa de farinha, eles brilhavam como lâmpadas mas não refletiam luz no local. Fiquei tão impressionado que não conseguia falar para meus pais o que vi então olhei novamente para traz uma segunda vez e lá estavam eles ainda de pé apenas observando. O que mais me impressionou foi o fato de aquela aparição terem a mesma altura da casa. Levei 20 anos para finalmente contar a minha família o que tinha visto naquela noite.

    ResponderExcluir