sábado, setembro 30, 2017

Escola de Orocó (PE) é destaque nacional e internacional


A Educação de Orocó/PE é destaque nacional e até internacional isso porque a Escola Municipal Quilombola Águas do Velho Chico recebeu no último dia 27/09/2017 o “Certificado do Programa das Escolas Associadas do Brasil – PEA – UNESCO a Escola agora faz parte dessa Rede”. O Certificado foi entregue no 23º Encontro Nacional do PEA – UNESCO em Foz do Iguaçu (PR). A Escola águas do Velho Chico da rede Municipal de ensino, esta localizada na zona rural deste município, no Sertão do São Francisco. No Encontro Nacional PEA-UNESCO a Escola está representada pela senhora: Aparecida Alves – Secretaria de Educação do Município, a primeira dama a Senhora: Suelane Amando, a Coordedora da Educação Quilombola e representante da Escola no PEA-UNESCO a senhorita: Jacielma da Silva Santos, ainda as professoras da Escola Ismanuella Dantas e Bete Fábia, a gestora da escola Ivoneide Torres e as alunas quilombolas: Miría Cruz e Mainara Gonçalves ambas do 9° ano do Ensino fundamental II.

O prefeito do Município George Gueber deu todo apoio para essa equipe está nesse ato em Foz do Iguaçu Paraná nesse momento tão importante para nossa educação. Essa historia/conquista começou há pouco mais de um ano atrás quando a Comissão de Articulação das Comunidades Quilombolas de Orocó/PE, juntamente com a equipe das Escolas do território quilombola e a secretaria de educação do Município, fez a articulação e realizou o cadastro da escola para associar-se no Programa de Escolas Associadas – PEA-UNESCO. Ainda no ano de 2016 foi aprovado o cadastro e hoje o município tem o prazer enorme de a Escola quilombola Águas do Velho Chico fazer parte da Rede PEA-UNESCO. O Programa de Escolas Associadas é quase tão antigo como a própria UNESCO. Foi criado para estender os objetivos dessa organização mundial, o objetivo fundamental do PEA é criar uma rede internacional de escolas que trabalhem pela idéia da cultura da paz.

Por isso, o Programa consiste, basicamente, no estímulo a projetos ligados a um tema central, que é o Ano Internacional, proposto pela UNESCO, ou simplesmente dirigidos à ampliação da consciência de cidadania. A Escola Municipal Quilombola Águas do Velho Chico é o único estabelecimento de ensino do sertão de Pernambuco que recebeu esse certificado e faz parte dessa rede. No encontro foi apresentada uma experiência com muito sucesso, que retrata a realidade dos seus quilombos, que é o “Projeto Laboratório Etnobotânico”, projeto esse que foi implantado na escola, onde trabalha as Ervas Medicinais e suas utilidades, em seguida vai ser criado um laboratório, para implantar o projeto foi consultado os “mestres” (raizeiras, benzedeiras, parteiras e outros) das comunidades, como forma de conhecer melhor as ervas medicinais, que há muito tempo são utilizadas como remédios naturais, o projeto é desenvolvido com a participação dos alunos, Professores e lideranças quilombolas. Esse momento é muito importante para o fortalecimento da educação desse município uma vez que abre vários caminhos, e com certeza por meio dessa parceria com a PEA – UNESCO novas parcerias surgirão. Para o movimento quilombola é uma conquista de tamanha importância, uma vez que a luta não para, em busca de uma Educação de qualidade e que respeite as especificidades do povo quilombola.

Ver fotos >> Educação de Orocó é destaque nacional

Texto e Fotos: Escola Municipal Quilombola Águas do Velho Chico

Nenhum comentário:

Postar um comentário