quarta-feira, junho 14, 2017

Dia do Rio: ANA pretende suspender captação de água no São Francisco um dia por semana

Resultado de imagem para barragem de sobradinho + assis ramalho

Diante do quadro de falta de chuvas na bacia do rio São Francisco, a Agência Nacional de Águas (ANA) lançou um projeto chamado Dia do Rio, com o objetivo de suspender a captação de água do Velho Chico um dia da semana. Segundo informações publicadas pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), o superintendente da ANA confirmou, na última segunda (12), que a resolução sobre a medida deverá ser publicada até o próximo dia 20 de junho, a fim de vigorar a partir do dia seguinte.

Ficaria definido, de acordo com a resolução, que todas as quartas-feiras, até o final de novembro deste ano, seria suspensa a captação de água, exceto para o abastecimento humano. 

Com a adoção da medida, a ANA espera economizar  40m³ de água, o que evitaria a utilização do volume morto dos reservatórios de Sobradinho e de Xingó.
Os estados participantes da reunião da ANA, a exemplo de Alagoas e Sergipe e algumas instituições, consultados quanto ao apoio à medida, se comprometeram a informar de divulgar a medida e o início de sua prática. O presidente do CBHSF, Maciel Oliveira, garantiu que a Assessoria de Comunicação do colegiado deverá atuar de forma a divulgar amplamente a informação para garantir o cumprimento do chamado Dia do Rio.

Blog de Assis Ramalho
Com informações da Ascom CBHSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário