terça-feira, maio 02, 2017

Vacinação contra aftosa começa nesta terça-feira (2); Dr. João Novaes, responsável pela Adagro em Petrolândia, passa esclarecimentos ao Blog e a Web Rádio Petrolândia

Responsável pela Adagro em Petrolândia, Dr. João Lopes de Sá anunciou ao Blog e à Web Rádio Petrolândia, a mudança que ocorrerá na campanha de vacinação contra a aftosa neste ano.

Começa nesta terça-feira (2) a vacinação contra febre aftosa em Pernambuco. A meta da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro) é vacinar 90% do rebanho de bovinos e bubalinos do Estado, que reúne 1,8 milhão de animais.

De acordo com Dr. João de Sá Novaes, responsável pela  Adagro no município de Petrolândia,  é importante que os criadores vacinem seus animais e declarem à agência fiscalizadora. “Pois essa é a garantia que teremos com relação ao processo de imunização do rebanho, prevenindo a entrada da doença em Pernambuco”, disse, destacando que, do contrário, o pecuarista ficará sujeito a pagamento de multa e impossibilitado de comercializar animais.

Ainda de acordo com Dr. João de Sá Novaes, em entrevista ao Blog de Assis Ramalho e a Web Rádio Petrolândia, Pernambuco é um dos estados livres da doença com auxílio de vacinação no Nordeste. Segundo ele, é possível que, nos próximos meses, a vacina não seja mais necessária. “A tese de ‘desmamar’ o rebanho permanece. É tanto que, a partir de novembro deste ano, vamos vacinar apenas os bovinos e bubalinos jovens, com 24 meses de vida. Recebi um ofício do Ministério da Agricultura em que está determinando, não só para Pernambuco, mas para os outros estados do Nordeste, que nesta campanha de maio nós vamos vacinar todos os rebanhos, mas, a partir de novembro, na segunda etapa, nós vamos vacinar apenas os animais com idade inferior a 24 meses. Por que se chegou a essa conclusão? Porque foi feita uma sorologia em Pernambuco, depois de muitos anos sem constatar nenhum foco de febre aftosa, em que não existia o vírus circulante. Nós não encontramos no soro sanguíneo nada do vírus presente nos animais. Por exemplo: durante o período em que eu trabalho aqui em Petrolândia, nós já constatamos muitas raridades, mas nenhum caso de brucelose'' disse  Dr. João de Sá Novaes, responsável pela Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro). Subordinada à Gerência Regional de Serra Talhada, a Ulsav-Petrolândia atua no próprio município e em Inajá, Tacaratu e Jatobá. Suas atribuições são atender casos emergenciais, como suspeitas de focos de enfermidade, realizar inspeções tanto na área animal como na vegetal e emitir documento fiscal.

Notícia relacionada

Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário