quarta-feira, maio 10, 2017

Petrolândia: Prefeitura promove reunião para reativação do Conselho Municipal de Turismo


Fotos: Lúcia Xavier


A Prefeitura de Petrolândia, representada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Lazer (Sedetur), promoveu na noite dessa terça-feira (10), no auditório do Centro Cultural de Petrolândia, reunião para apresentação do "Plano Estratégico para o Desenvolvimento Turístico de Petrolândia", com a participação de convidados do trade turístico, e escolha de representantes para elaborar propostas do setor na edição do Governo Itinerante, a ser realizada às 19h00 desta quinta-feira (11), na EREM Maria Cavalcanti Nunes.

Compuseram a mesa de honra o titular da Sedetur, Marcos Rogério Viana, o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Gualter Luiz Baldi, a secretária municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, Alexandrina Neta, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Petrolândia, Alessandro Leal, e a diretora municipal de Turismo, Mabel.

A proposta de "Plano Estratégico para o Desenvolvimento Turístico de Petrolândia", apresentada por Sandro, do "Banco de Projetos de Petrolândia", foi construído a partir do plano estratégico do setor, produzido por consultores do Sebrae-PE, há cerca de três ou quatro anos, após diagnóstico das potencialidades e desafios locais. Aos convidados da reunião, foi apresentada uma versão mais "enxuta" do plano original, com ações pré-selecionadas. Aliás, registramos a ausência de representante do Sebrae-PE, consolidado parceiro do município, na reunião para revitalização do Conselho Municipal de Turismo.

A discussão da proposta de plano estratégico foi aberta ao público e surgiram questionamentos sobre o apoio da prefeitura a estruturas já criadas no município pela iniciativa privada, prazo para implantação do plano, infraestrutura do município para atender o turista, linhas de crédito para o setor e outros temas.

Em seguida, foram indicados representantes de setores previstos no Regimento do Conselho Municipal de Turismo de Petrolândia, com apresentação dos titulares: artesanato (Paula/Café com Arte), Transporte (Juliano Vans), CDL (Alessandro), hotéis e pousadas (Jailma/Restaurante e Pousada Félix), bares e restaurantes (Samyr e Leonardo/Donna Júlia), além de Educação, Cultura, Esportes e Lazer (Alexandrina Neta). Os segmentos agências e guias de turismo não tiveram representantes na reunião. A agência mi indicou representante para agências de marketing, segmento que poderá ser incluído no regimento do COMTUR, juntamente com outros, com a atualização da lei que criou o conselho de Petrolândia.

Após apresentação do Plano e indicação de representantes, Silvinha, da Sala do Empreendedor, antecipou aos convidados que Petrolândia sediará o Festival de Negócios, de 31 de maio a 2 de junho, e após a realização dos cursos de Culinária Regional e Boas Práticas na Manipulação de Alimentos. A culminância dos cursos será apresentada ao público em inédito evento, o Festival Gastronômico de Petrolândia, com pratos criados durante o curso de culinária. Mais informações na Sala do Empreendedor, localizada na Sedetur, na Av. Auspício Valgueiro Barros (1º andar do Cartório de Notas).

A próxima reunião para reestruturação do Comtur Petrolândia deverá ocorrer no dia 18 de maio (quinta-feira).

Redação do Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário