quarta-feira, maio 10, 2017

Ação da Codevasf estrutura comunidades rurais de agricultores familiares no Norte baiano

Foto: Divulgação/Codevasf

Produtores familiares de uma comunidade rural no município de Várzea Nova, no Norte da Bahia, estão sendo estruturados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) para produção e beneficiamento de suas lavouras. Eles acabam de ser equipados com trator, grade aradora, niveladora, carreta, sulcador leve e roçadeira hidráulica. O investimento é de cerca de R$ 117 mil, recursos do Orçamento Geral da União destinados à Codevasf por meio de emenda parlamentar.

A ação deve estimular o aumento da produção da Associação de Pequenos Produtores da Fazenda Baixinha, que conta atualmente com 40 sócios. Eles produzem milho, feijão, mamona, melancia e, principalmente, sisal, planta usada para fins comerciais na confecção de tapetes decorativos, remédios, biofertilizantes, ração animal, adubo orgânico e sacarias, produção de tequila, entre outros produtos que têm favorecido a economia local e aumentado a renda dos produtores.

“Esses equipamentos vão ajudar bastante os nossos cultivos. Antes, a gente plantava sem arar as terras, o que prejudicava a nossa produção. Além disso, com a chegada desses maquinários, tenho certeza que novos sócios serão atraídos para fazer parte da nossa associação”, declara o presidente da entidade, Ângelo Carlos Rodrigues.

Fortalecimento da economia

Outra comunidade beneficiada foi a Associação Comunitária do Povoado de Xingozinho, situada em Paulo Afonso, Norte da Bahia. Eles foram estruturados para produzir em suas lavouras com uma carreta agrícola, uma carreta tanque, uma grade aradora, uma niveladora e uma roçadeira hidráulica.

“Estamos muito agradecidos e entusiasmados com esses novos equipamentos. Com certeza, isso só trará benefícios para nossa associação, principalmente pelo fortalecimento da nossa economia, através de uma maior escala de produção”, conta o presidente da associação, Edson Santos Lima.

Somente na área de atuação da 6ª Superintendência Regional, sediada em Juazeiro, a Codevasf já investiu mais de R$ 2,5 milhões em recursos que viabilizaram a estruturação dos produtores e, consequentemente, o aumento da geração de renda e da economia local.

Até abril deste ano, foram entregues 21 kits de equipamentos agrícolas para associações comunitárias rurais, duas retroescavadeiras, além de sete kits de apicultura, gerando mais de 7 mil empregos diretos e indiretos.

Segundo o superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, Misael Aguilar Silva Neto, “essa é uma ação que também faz parte da nossa missão: levar tecnologia aos produtores e, com isso, oportunizar melhorias na produção, com menos desperdício e aumento da produtividade e da geração de renda”.

Mais informações: http://www.codevasf.gov.br

Assessoria de Comunicação e Promoção Institucional da Codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário