Publicidade

Cidades & Soluções: Projetos "Adote a sua praça" ajudam cidades a construir e preservar praças e canteiros

Foto: Fala Barreiras

ADOTE A SUA PRAÇA

Um dos grandes gastos dos municípios está na manutenção de praças e locais públicas, sendo assim, diversas prefeituras municipais implantaram o projeto “adote a sua praça”. O intuito é fazer com que empresas e/ou instituições privadas façam a reconstrução e/ou manutenção de praças e jardins. Em troca, cada colaborador poderá divulgar a sua marca em locais predefinidos pela prefeitura local. 

Esta ação vem sempre respaldada, através de projeto de lei criada nas câmaras de vereadores de cada cidade. A agilidade no processo de adoção e o respaldo dado por departamentos elaborados com esta finalidade, na elaboração e execução dos projetos, são essenciais para que o programa tenha êxito.

Na cidade de São Paulo-SP, a medida tem o objetivo de garantir que 5 mil áreas verdes da cidade possam ser atendidas. Com documentação mais simples, pedidos podem ser avaliados em até cinco dias úteis.

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=DPl4svemYM0

Em Uberlândia-MG este projeto já existe há 20 anos e é uma forma de a prefeitura contar com a ajuda da população, tanto de empresas, como pessoas jurídicas, como também de pessoas físicas interessadas em preservar essas áreas que são tão importantes para a população. Na cidade mineira, 7% da área de cada loteamento da cidade devem ser preservados para espaços verdes como praças, canteiros ou mesmo rotatórias. Após construídos esses espaços, a manutenção deles fica sob responsabilidade da prefeitura que, com o crescimento da cidade, vem trazendo mais trabalho ao poder público. O interessante é que várias associações de moradores estão contribuindo com a preservação e os nomes dos moradores que estão empenhados nesta tarefa, ficam apresentados em placas colocadas em praças, incentivando a conquista de novos colaboradores.

Na Bahia, podemos citar o exemplo dos alunos que cursam Arquitetura e Psicologia na Unime, em Itabuna, e que contribuem com o desenvolvimento de um Projeto de Avaliação pós-ocupação das praças públicas da cidade. É desta parceria com a Unime que surgem as articulações entre o poder público e setores privados.

Alunos do curso de arquitetura e psicologia na Unime-Campus Itabuna

Foto: Itabuna/Bahia (DINO)

Portfolio com várias prefeituras que implantaram este projeto em sua cidade

A adoção de áreas verdes públicas, em Barreiras/BA

Foto: Semma/Alô Salomão

Santa Maria-RS, já tem mais de 20 instituições parceiras

 Foto: Prefeitura M. de Santa Maria-RS

Em Belo Horizonte, a Praça Floriano Peixoto foi adotada pela Unimed-BH.


Foto: Prefeitura de BH 

Adoção de praças e canteiros em Aracaju


Foto: Instituto Deda

Fonte Luminosa de Itabira-MG: Obra é resultado de uma parceria público-privada


Foto: defatoonline

OPINIÃO DO COLUNISTA

Roberto Oliveira

Em Petrolândia muitas praças estão abandonadas, o que torna este projeto bastante interessante de ser implantado. Poder-se-ia organizar associação de moradores de quadras, onde cada representante eleito por aquela localidade tomasse frente a esta ideia. O que observamos muito é o lançamento de candidaturas a vereador (a) por parte de pessoas muitos populares, mas Petrolândia não tem esta ideia de formação de presidentes comunitários que posteriormente poderiam ser candidatos a cargos no legislativo e no executivo da cidade. Candidaturas com opções de Chapas e implantação deste programa adote uma praça poderia resolver e muito este problema de deterioração e sem manutenção de praças. Vejamos o chafariz luminoso na praça central da cidade, por exemplo. Poder-se-iam organizar empresas com posterior divulgação em pequenas placas no local e trazer de volta este belo cartão postal da cidade. Espero que vocês tenham gostado. Um forte abraço! Roberto Oliveira

Referências:
Prefeitura Municipal de São Paulo-SP: http://capital.sp.gov.br
SEMA/BA: http://www.meioambiente.ba.gov.br/
Blog Dino: https://www.dino.com.br
Farol Comunitário: http://www.farolcomunitario.com.br
Alô Salomão: http://aloalosalomao.com.br
Prefeitura de Santa Maria –RS: http://www.santamaria.rs.gov.br
Prefeitura de BH: https://prefeitura.pbh.gov.br/
IMD: www.institutomarcelodeda.com.br
Defatoonline: http://www.defatoonline.com.br

Roberto Oliveira/Coluna Cidades & Soluções

Comentários

Publicidade