sexta-feira, abril 07, 2017

Tirolez sugere almoço completo para a Páscoa em que o queijo dá o toque de sabor

Pratos à base de pescados e frutos do mar ficam com um ar mais sofisticado com receitas à base de creme de leite e cremes de queijo

Na Sexta-feira Santa, em respeito à Paixão de Cristo, algumas pessoas não comem carne vermelha. O tradicional almoço em família, com peixes e outros frutos do mar, pode ganhar um toque extra de sabor e sofisticação com receitas que utilizem queijos. A Tirolez, uma das mais tradicionais fábricas de laticínios do País, sugere um almoço de Páscoa que é ao mesmo tempo leve e delicioso: Pot Pie de Camarão e Cogumelo de entrada; Pescada com Creme de Limão como prato principal; e, fechando como sobremesa, a Nuvem de Ricota com Calda de Frutas Vermelhas.

O pot pie é um tipo de empada assada dentro de refratários individuais, ou ramequins. A receita desta entrada reúne dois ingredientes nobres: camarão e cogumelos, além de um pouco de vinho branco para enriquecer o sabor. O creme de leite Tirolez, adicionado ao fim da receita, une todos os sabores no recheio dessa sugestão de entrada.

A pescada é um dos peixes mais abundantes no litoral brasileiro. Por isso, é fácil de ser encontrada fresca, o que deixa tudo ainda mais gostoso. Com carne branca e delicada, é bastante versátil na cozinha, combinando bem com molhos cremosos. O prato principal sugerido leva Creme de Ricota Tirolez e limão siciliano, o que o deixa bastante perfumado.
Já a Nuvem de Ricota com Calda de Frutas Vermelhas utiliza a textura macia do Creme de Ricota Tirolez, contrastando com o azedinho das frutas que você escolher, como mirtilos, amoras ou morangos. As opções congeladas são econômicas, práticas e vão muito bem nesta receita.

Para harmonizar com o almoço, a sugestão é um vinho branco gelado e delicado, que também tenha notas cítricas no aroma e no sabor, como um Sauvignon Blanc.

Pot Pie de Camarão e Cogumelo



Ingredientes:

400g de camarões médios sem casca e limpos
1 colher (chá) de sal
Pimenta-do-reino recém-moída
1 colher (sopa) de Manteiga Tirolez com sal
2 dentes de alho picados
1 cebola picada
5 unidades grandes de shiitake limpas e fatiadas (100g)
½ xícara (chá) de vinho branco seco
1 embalagem de Creme de Leite Tirolez (500g)
Folhas de 3 ramos de salsa picadas
1 folha de massa folhada (100g)

Modo de Preparo:

– Tempere os camarões com o sal e a pimenta e reserve.
– Em uma frigideira de bordas altas, derreta a manteiga e doure ligeiramente o alho e a cebola.
– Aumente o fogo, junte os camarões e refogue-os rapidamente, até atingirem coloração rosada. Retire-os e reserve.
– Acrescente os shiitakes e refogue-os rapidamente. Junte o vinho e cozinhe por 10 minutos para que o álcool evapore.
– Acrescente o creme de leite e a salsa picada e cozinhe por cerca de 10 minutos para que o creme de leite reduza e encorpe. Junte então os camarões, misture e desligue o fogo. Divida em 6 refratários individuais (cerca de 9 cm de diâmetro).
– Com a ajuda de um cortador de arame, corte a massa em 10 discos com 10cm de diâmetro cada. Acomode sobre os refratários individuais, cuidando para que a massa não encoste no recheio e as bordas fiquem para fora do refratário, para que a massa se mantenha crocante.
– Pincele com a gema ligeiramente batida e asse em forno médio (180 °C), preaquecido, por 10 minutos ou até que a massa esteja dourada e crocante.

Variações: Experimente substituir os camarões por peito de frango em cubos. Nesse caso, doure bem os cubos, mexendo para que dourem de todos os lados, e siga com a receita (não é necessário retirá-los). Para uma versão vegetariana, utilize palmito, cebola e ervilhas frescas.

Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 25 minutos

Pescada com Creme de Limão



Ingredientes:

8 filés de pescada branca
1 colher (café) rasa de sal
1 colher (café) de azeite
1 pote de Creme de Ricota Tirolez (250g)
Suco de 1 limão Siciliano
1 colher (sobremesa) de raspas de limão Siciliano
Pimenta-do-reino preta moída a gosto

Modo de Preparo:

Passo 1 – Tempere os filés com sal.
Passo 2 – Em uma frigideira, aqueça o azeite e grelhe os peixes, dourando de ambos os lados, reserve.
Passo 3 – Em um recipiente, misture o Creme de Ricota Tirolez, o suco de limão, as raspas e tempere com pimenta.
Passo 4 – Sirva os filés grelhados com o creme por cima.

Rendimento: 8 porções
Tempo de preparo: 20 minutos

Nuvem de Ricota com Calda de Frutas Vermelhas

Ingredientes

Para a nuvem:
- ½ sachê de gelatina em pó incolor e sem sabor (6 g)
- 1 embalagem de Creme de Ricota Tirolez (250 g)
- ¼ de xícara (chá) de adoçante sucralose (7 g)
- ½ xícara (chá) de leite desnatado (100 ml)
- ½ colher (chá) de essência de baunilha (3 ml)
- suco de ½ limão (15 ml)

Para a calda:
- 300 g de frutas vermelhas congeladas
- 3 colheres (sopa) de mel (54 g)

Modo de Preparo

Comece pela nuvem de ricota: em um recipiente, coloque 3 colheres (sopa) de água e meio sachê de gelatina em pó. Deixe hidratar por 3 minutos. Em banho-maria, aqueça a gelatina, mexendo sempre, para dissolvê-la. Ela deverá ficar transparente e líquida, mas não quente. Reserve. Na batedeira, coloque o creme de ricota, o adoçante, o leite, a essência de baunilha e o suco do limão. Bata por 5 minutos na velocidade máxima. Diminua para a velocidade mais baixa, acrescente a gelatina e bata até misturar bem. Disponha o creme em xícaras de café ou pequenas taças e leve para a geladeira por 3 horas ou até que esteja firme.

Faça a calda: coloque as frutas, 1 xícara (chá) de água e o mel em uma panela e cozinhe em fogo médio por 20 minutos ou até obter uma calda um pouco espessa. Reserve.

Monte a sobremesa: cubra a nuvem de ricota com a calda de frutas vermelhas e sirva a sobremesa gelada.

Rendimento

6 porções
Tempo de Preparo
15 minutos

Sobre a Tirolez

Fundada há 36 anos, a Tirolez é uma das mais tradicionais marcas de laticínios do País, a empresa dispõe de seis fábricas e um Centro de Distribuição em São Paulo. Suas fábricas localizam-se em Minas Gerais (Tiros, Arapuá e Carmo do Paranaíba), em São Paulo (Monte Aprazível e Lins) e Santa Catarina (Caxambu do Sul).

Os produtos Tirolez possuem grande aceitação no mercado brasileiro em razão da elevada qualidade. Tal característica decorre, entre outras causas, do leite de alta qualidade que utiliza em sua produção e do cuidado artesanal e o carinho que dedica a seus produtos durante todas as etapas de produção. O portfólio da empresa é composto por mais de 90 itens e pode ser encontrado em todo o Brasil.

Press à Porter Gestão de Imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário