segunda-feira, março 13, 2017

Petrolândia: Desperdício de água na Agrovila 7 do Limão transformam estrada em riacho



Acima, imagens desse domingo (12), com a estrada relativamente seca por falta de água nos canos (Fotos: Ancilon Rodolfo)

Enquanto algumas comunidades urbanas e agrovilas de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, reclamam há anos por abastecimento regular de água para irrigação e até mesmo para consumo humano, a realidade na Agrovila 07 do Limão Bravo, parece diferente do restante do município, pois há mais de dois anos este blog publica reclamações sobre desperdício de água naquela área.

Vazamentos constantes na tubulação que leva água para irrigação, com enorme desperdício, transforma a estrada em riacho. Em alguns trechos se formam verdadeiras lagoas que dificultam o trânsito de veículos, pessoas e animais.

Em julho do ano passado, um dos agricultores da Agrovila 07 solicitou que a Plena, empresa terceirizada da Codevasf na prestação de serviços nos perímetros irrigados de Petrolândia, realizasse o conserto da tubulação com vazamento.

As imagens acima, feitas nesse domingo, dia em que o abastecimento de água não funcionou, mostram o mesmo trecho fotografado em 2016, nas mesmas condições.

Sob intensa adversidade climática, ter água para produzir é uma bênção no Projeto Irrigado do Icó-Mandantes. Mas, além de obter boas colheitas, os produtores da região também reivindicam constantemente melhores estradas para escoamento de seus produtos e ligação com os centros urbanos. Assim, causa tanta indignação assistir ao desperdício da água quanto a, justamente por esse motivo, ser obrigado a trafegar por uma estrada em péssimo estado de conservação.

Abaixo, imagens de julho de 2016 (Fotos: Carlos Leal)




Em fevereiro de 2015, publicamos a reclamação de vazamento iniciado mais de um mês antes. Na ocasião, a água percorria aproximadamente 100 metros da estrada. Abaixo, as imagens da época.

Abaixo, imagens de fevereiro de 2015, com cerca de 100 metros de estrada alagados (Foto: Ancilon Rodolfo)





Notícias relacionadas:
>Petrolândia: Produtor rural reclama de desperdício de água em estrada da Agrovila 7 do Limão Bravo
>http://www.assisramalho.com.br/2016/07/petrolandia-morador-reclama-de.html

Redação do Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário