sexta-feira, janeiro 20, 2017

CPRH apreende 2250 varas e 792 estacas de espécies nativas em Bom Jardim

Produtos estavam sendo comercializados ilegalmente e, em breve, serão utilizadas na restauração de área que sofreu queimada em Taquaritinga do Norte (Foto: CPRH/Divulgação)

Equipe de fiscalização da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) apreendeu, nesta quinta-feira (19), em Bom Jardim, no Agreste do Estado, 792 estacas de espécies nativas da caatinga e 2.250 varas de marmeleiros que estavam sendo comercializadas ilegalmente. Todo o material foi encaminhado à Prefeitura de Taquaritinga do Norte, também no Agreste, para futura utilização em um parque municipal e em uma ação de restauração de uma área de 40 hectares (mata) da cidade que sofreu queimadas em dezembro do ano passado.

O valor estimado do material apreendido, em estabelecimento comercial próximo ao trevo da entrada de Bom Jardim, é de R$ 10 mil. Sem a documentação pertinente para comercialização – o Documento de Origem Florestal (DOF) –, a carga foi apreendida de imediato. As estacas nativas eram das espécies catingueira, jurema preta, anjico de caroço e anjico liso.

Até que o termo de doação seja assinado, em breve, a Prefeitura de Taquaritinga ficará como fiel depositário dos produtos. A intenção é que, após a doação, as estacas sejam usadas para cercar um parque municipal que será construído no município e que as varas de marmeleiros sejam utilizadas como tutor (vara de sustento) de mudas para restauração de área de mata (40 hectares) que sofreu queimadas em dezembro.

A equipe do setor florestal a CPRH foi a Bom Jardim, nesta quinta, quantificar outra área que sofreu queimada. Na volta, ao passar pela entrada do município, verificou a grande quantidade de varas de marmeleiro e de estacas nativas da caatinga, passando até a outra ação, esta de fiscalização, tendo constatado assim a venda ilegal.

Núcleo de Comunicação Social e Educação Ambiental - NCSEA
Agência Estadual de Meio Ambiente - CPRH

Nenhum comentário:

Postar um comentário