quinta-feira, dezembro 29, 2016

Petrolândia: Transferido para Surubim, Ten Cel PM Lenildo avalia sua passagem pela 4ª CIPM

Ten Cel PM Lenildo e a esposa, Janaína

Participação em reunião de conselho municipal
Encerramento da Caminhada pela Paz em Petrolândia, em 30/10/2015 (Foto: Assis Ramalho)
O (então) Major PM Lenildo e Assis Ramalho, após entrevista (Foto: Lúcia Xavier)

Transferido este mês para o comando do 22º BPM, o Ten Cel PM Lenildo já está em Surubim, de onde envia mensagem ao Blog de Assis Ramalho, na qual avalia o período em que esteve à frente da 4ª CIPM, sediada em Petrolândia.

Caro amigo Assis Ramalho!
"Em julho de 2015 fui designado para comandar a 4ª CIPM, em Petrolândia. No início, foi muito desafiador. pois residia em Petrolina e fiquei distante da família, passava a semana no Quartel. Aos poucos, fui passando a gostar do ritmo de trabalho, da tropa e da sociedade dessas quatro cidades: Petrolândia, Jatobá, Tacaratu e Inajá. Após um ano e meio, recebo outra missão corporativa de ir comandar o 22º Batalhão da PM, em Surubim.

Assim, ao fazer um balanço da passagem pela 4º CIPM, inicialmente posso afirmar que levo novos aprendizados e novas amizades. Busquei o diálogo e apoio da sociedade. Sempre estive atento às demandas da sociedade. Idealizamos interação social com grupos de WhatsApp (Polícia Amiga e Escola Segura). Participamos do grupo Maria da Penha, na perspectiva de fortalecer a rede de proteção à mulher. 

Estive presente nas ruas em diversas ações; ministrei palestras em escolas; fui à Câmara do Povo para esclarecer e informar estratégias de policiamento e participei de várias reuniões comunitárias,objetivando divulgar ações e ouvir líderes locais e o povo em geral. Busquei viabilizar plena valorização da tropa e conscientizar a todos da nossa missão PM. Interagi com segmentos da sociedade democrática (Poder Judiciário, Legislativo, Executivo, Ministério Público, Imprensa e a parceira: Polícia Civil). 

No período desse um ano e meio, fizemos muitas prisões de criminosos, apreensões de armas e drogas, além de pronto atendimentos às chamadas da população. Aqui, faço um apelo quanto ao elevado número de chamados falsos (trotes): só quem perde é a sociedade. 

O controle da criminalidade se verificou efetivo: no final de 2015, a redução de CRIMES VIOLENTOS LETAIS INTENCIONAIS - CVLI foi de menos 14 mortes em relação ao ano de 2014, nos 4 municípios. Este ano de 2016, menos dois CVLI em relação a 2015. Parece pouco. Mas duas vidas salvas é muita coisa, na minha ótica. 

O mais importante como indicador de segurança é o povo. Acredito que a população se sentiu segura, o trabalho foi feito com garra e determinação. Desejo sucesso ao novo comandante, Maj Robson, agradeço a todos pelo apoio e compreensão. Espero que ao assumir o 22º BPM, com 8 municípios, Deus ajude a conseguir ter experiências tão profundas como tive aqui em Petrolândia. Polícia para proteger a sociedade, só pode ter êxito com a participação popular."

Agradecemos o relato do Ten Cel PM Lenildo ao nosso Blog e as menções elogiosas ao povo de Petrolândia. Desejamos ao oficial militar boa sorte e bons resultados em sua nova missão junto à PMPE. 

Redação do Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário