quarta-feira, novembro 30, 2016

CPRH resgata jacaré de papo amarelo na Cidade Universitária

Levado ao Cetas Tangara nesta terça (29), jacaré de quase dois metros será avaliado por especialistas e, depois de um período, devolvido à natureza (Foto: Divulgação/CPRH)

Um jacaré de papo amarelo, de 1,88 metro de comprimento e 41 quilos, foi resgatado nesta terça-feira (29) por uma equipe da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) no bairro da Cidade Universitária. Ele foi levado, à tarde, ao Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara), onde, a partir desta quarta (30), será examinado por especialistas e passará por exames clínicos. Depois de um período em observação, ainda não preciso, será devolvido à natureza.

Foi o quarto jacaré da espécie (Caiman latirostris) resgatado este mês no Grande Recife e levado ao Cetas Tangara, da CPRH, que fica no bairro da Guabiraba, Recife. Ele foi encontrado na madrugada no quintal de uma casa vizinha ao Bar do Pinto, próximo ao terminal de ônibus CDU Caxangá-Boa Viagem. Há um riacho nas proximidades (Cavouco) e no quintal não há muro, apenas uma cerca.

De acordo com o proprietário do bar, Antônio Arcanjo de Macedo, o cachorro da casa vizinha ao seu estabelecimento (de uma irmã sua) latiu insistentemente, até que os moradores tomassem ciência da presença do jacaré. Avisada no início da tarde, uma equipe da unidade de fauna da CPRH consegui resgatá-lo, numa ação que teve a participação também do biólogo André Maia. Ainda segundo Antônio Arcanjo, foi o segundo jacaré de papo amarelo que apareceu no local – o primeiro há aproximadamente três anos.

CPRH

Nenhum comentário:

Postar um comentário