domingo, outubro 23, 2016

Petrolândia: Na primeira sessão da Câmara após as eleições, Fabiano manda recado ao prefeito: "crie vergonha na cara e governe Petrolândia!"





Na última sexta-feira (21), com uma hora e meia de atraso do horário previsto para o início, a Câmara Municipal de Petrolândia realizou a primeira Sessão Ordinária após as eleições de 02 de outubro. Em compensação, a reunião teve menos de 30 minutos de duração. Estiveram ausentes os vereadores João Vicente da Silva Filho (João Enfermeiro), Maria do Socorro Santos de Souza (dona Santa) e Rogério Gomes de Sá (Rogério Novais). Marcada para as 16h00, a sessão atraiu poucas pessoas à Câmara.

A sessão foi aberta com as seguintes votações:
- Em primeiro turno, o projeto de lei orçamentária para 2017. Aprovado por unanimidade.
- Em primeiro turno, o projeto de lei nº 145/2016, de autoria de Carlos Alberto, que institui o uso do brasão oficial de Petrolândia nos bens móveis e imóveis do municipio. Aprovado por unanimidade.
- Projeto de emenda 01/2016, de autoria de Juarez Patriota, João Vicente e Sílvio Rogério, que extingue a reeleição da mesa diretora da Casa Legislativa. Aprovado por unanimidade.

Facultada a palavra aos vereadores, José Luiz (Zé Pezão) felicitou os vereadores reeleitos e novos vereadores eleitos. Solidarizou-se com Juarez Patriota, não reeleito, e disse que independente da política, a amizade permanece. Renovou seu compromisso com a população de Petrolândia e agradeceu a reeleição.

Em seguida, Jorge Viana fez brevíssimo pronunciamento para agradecer a Deus e ao povo de Petrolândia por ter sido reconduzido ao mandato. Acrescentou que o Bairro Nova Esperança está passando sede, pois, segundo ele, cortaram o carro pipa depois das eleições. O vereador solicitou ao prefeito a volta do abastecimento de água àquela comunidade e pediu também um otorrino para o Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima, especialidade não disponível há muito tempo.

Sem mais pretendentes a usar a palavra, Fabiano iniciou seu pronunciamento. Agradeceu ao povo de Petrolândia pelo período em que está na Câmara Municipal, elogiou a oxigenação da Câmara com a reeleição de apenas quatro vereadores, com participação de número recorde de candidatos ao legislativo. Comentou também o resultado das eleições em que foi candidato a prefeito e sua chapa Fabiano, com Rogério Novaes candidato a vice-prefeito, obteve 7.174 votos. Enfatizou que apenas 26 votos definiram o resultado da eleição, em que a diferença do primeiro para o segundo colocado foi de 50 votos.

Dr. Eudes pediu aparte para elogiar a postura de Fabiano após o resultado da eleição, porque não é todo mundo que perde uma eleição e sai de cabeça erguida e agradecendo, e ressaltou que as eleições comprovaram que o povo quer mudança. "Fabiano, você ganhou ponto comigo", como político e como homem, acrescentou.

Fabiano retornou seu pronunciamento, comentou a não reeleição de João Vicente e Juarez Patriota. A Juarez, secretário da Mesa Diretora, elogiou a atitude do vereador de ser "defensor do indefensável", segundo as palavras de Jorge Viana.

Em seguida, Fabiano declarou que irá cobrar do atual governo e do novo governo para que se faça o que foi prometido.

"O prefeito atual crie vergonha na cara e vá lá pra dentro do buraco, cavar mais a água lá, porque só fez durante a eleição, durante 15 dias. Isso é uma vergonha! Só nos grandes grotões do Interior de Pernambuco se vê uma coisa dessa, um coronel chegar e, faltando 15 dias pra eleição, sentar e entrar dentro de um buraco, e botar um boné, e cavar buraco e furar cano lá. E, assim que passa a eleição, sair, esquecer, cortar carro pipa. As pessoas disseram que até o chafariz regularam lá, não pode mais ser 24 horas por dia não, tem um horário. Isso é um crime contra o povo de Petrolândia. Passa a eleição e esqueceu? Crie vergonha e vá lá pro buraco! Passou a eleição, mas a gente está aqui pra cobrar. Quero dizer que, a partir de amanhã, vou pra lá! Não é eleição, mas vou fazer um vídeo, pra mostrar não só ao povo de Petrolândia, mas ao povo de Pernambuco e ao povo brasileiro, como é que a gente está vivendo aqui em Petrolândia, uma terra rica, uma prefeitura que arrecada, vivendo à mercê de um governante dessa maneira, onde tudo prestava e agora nada presta. [O prefeito] baixou um decreto dizendo que está em calamidade a finança da Prefeitura. Crie vergonha na cara! Por que não decretou antes? Tenha vergonha, tenha responsabilidade com o povo. Por que no período eleitoral ele não disse que já estava ruim, ficou encobrindo? Aí pega, baixa um decreto, vai pro Recife, fica lá dizendo que não tem mais dinheiro, tirando as férias das pessoas, começando a demitir as pessoas, tirando gratificação, tirando hora extra. Será que ele descobriu isso depois da eleição? Será que ele não sabia? Ele vai pagar por crime de responsabilidade, porque hoje a folha de pagamento da Prefeitura de Petrolândia está com mais de 65% [de comprometimento]. Isso aí ele vai dever pro povo de Petrolândia o resto da vida. Aqui não são as palavras de um candidato derrotado, porque eu sou satisfeito com a votação que o povo me deu, mas a palavra de um vereador que ainda está no exercício de seu mandato, e tem sim que cobrar pelo seu povo. Vou cobrar hoje, amanhã e sempre, mesmo com mandato ou sem mandato", afirmou Fabiano.

A próxima reunião está prevista para o dia 16 de novembro, às 19h00. O presidente da Câmara informou que na ocasião será exibido vídeo sobre "o que foi prometido e não chegou para o povo de Petrolândia".

Abaixo o áudio da sessão, na íntegra, disponível para download. A reunião foi transmitida ao vivo pela Web Rádio Petrolândia. 



Redação do Blog de Assis Ramalho
Áudio: Web Rádio Petrolândia
Fotos: Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário