sábado, setembro 03, 2016

Sistemas simplificados de abastecimento elevam qualidade de vida em comunidades rurais atendidas pela Codevasf

Foto: Zilton Cezar/Codevasf

A Codevasf transforma a vida de cerca de 10 mil pessoas residentes em áreas afetadas pela estiagem a partir da instalação de sistemas simplificados de abastecimento de água. Em torno de R$ 17 milhões já foram investidos na ação nos estados da Bahia, Piauí e Maranhão. Ao todo, 64 sistemas simplificados de abastecimento já beneficiam cerca de 2 mil famílias nesses estados. A família de dona Francisca das Chagas, moradora do povoado Centro dos Piaus, no município de Lago da Pedra, no Maranhão, é uma delas. Ela conta que antes era preciso caminhar quilômetros para obter água para a família.

“A gente sofria carregando água na cabeça pra todo lugar, passamos muitos anos bebendo água ruim, porque não tinha outra, não tinha onde beber outra melhor, subindo ladeira com balde d'água na cabeça, quando chegava aqui em casa, morto de cansado”, conta.

Graças ao apoio da Codevasf, que instalou, na localidade, um sistema simplificado de abastecimento de água, esse tempo finalmente chegou para família de dona Terezinha.“Agora todo mundo está satisfeito, temos água boa e à vontade, do jeito que pedimos”, comemora a cidadã maranhense.

No Maranhão, 14 sistemas já foram finalizados pela Codevasf, empresa pública vinculada ao Ministério da Integração Nacional. Esses sistemas trazem alívio a 420 famílias castigadas pela seca no estado. Na Bahia, 25 municípios serão contemplados com as obras e no Piauí, serão atendidos 39 municípios no total. Essa ação foi incluída no Plano Novo Chico, lançado pelo governo federal no último mês de agosto. No primeiro momento, 217 municípios serão beneficiados pela ação.

Mais informações: http://www.codevasf.gov.br

Assessoria de Comunicação e Promoção Institucional da Codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário