domingo, agosto 28, 2016

Petrolândia: Secretaria Municipal de Saúde realiza capacitação sobre hanseníase



No dia 25 de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde de Petrolândia proporcionou a Médicos e Enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde uma capacitação ministrada pela Dra. Tereza Lira (infectologista) tendo como tema uma doença infectocontagiosa causada por um microorganismo (bactéria) denominado Mycobacterium leprae, mais conhecida como HANSENÍASE Sua transmissão ocorre através do contato direto com doentes sem tratamento, pois estes eliminam os bacilos através do aparelho respiratório superior em meio às secreções nasais e gotículas da fala, tosse e espirro. No caso dos doentes que recebem tratamento médico, não há risco de transmissão.

Os principais sinais e sintomas são: sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e ao toque; áreas da pele que apresentem alteração da sensibilidade e da secreção de suor; caroços e placas em qualquer região do corpo e diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos) .


A hanseníase tem cura e seu tratamento é realizado através de medicamentos via oral. Esta doença é tratada nas unidades de saúde e seu tratamento é gratuito. Uma importante medida de prevenção é a informação sobre os sinais e sintomas da doença, pois, quanto mais cedo for identificada, mais fácil e rápida ocorrerá a cura. Outra medida preventiva, é a realização do exame dermato neurológico e aplicação da vacina BCG nas pessoas que vivem com os portadores desta doença.

Agradecemos a participação de alguns pacientes durante a capacitação que se colocaram a disposição para que seus casos fossem discutidos no momento.

Se você sabe de alguém, ou está com algum sintoma que possa ser Hanseníase, procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa ou a Coordenação da Vigilância em Saúde na Secretaria Municipal de Saúde.

Secretaria de Saúde de Petrolândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário