terça-feira, julho 12, 2016

Servidores da Chesf que estão em greve prometem retomar as atividades nesta quarta-feira (13)

Trabalhadores prometem suspender o movimento na quarta-feira (13). Encontro com representantes da Eletrobras está marcado para quinta (14).

Os 2.200 servidores da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) em Pernambuco, em greve desde a noite de segunda-feira (11), prometem retomar as atividades na quarta-feira (13). Eles aceitaram a proposta do governo federal de reabrir as negociações. Um encontro com representantes da Eletrobras está marcado para quinta-feira (14).

Os trabalhadores ligados ao Sindicato dos Urbanitários de Pernambuco (Sindur-PE) reivindicam um reajuste salarial de 9,28%, referente a perdas registradas pelo Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA). O governo federal oferece 5% de aumento.



Mesmo com a distância entre a proposta e a nova oferta, os servidores da Chesf concordaram em suspender a greve que havia sido deflagrada por tempo indeterminado. “A maioria das empresas do setor elétrico topou reabrir o canal de negociações. Já falamos em desistir do ganho real de 3% de aumento. Caso a rodada de negociações não tenha êxito, vamos parar de novo, por tempo indeterminado, a partir de segunda-feira (18)”, afirmou José Barbosa, presidente do Sindurb-PE.

Outra preocupação dos trabalhadores da Chesf é com as contas da companhia. No dia 30 de junho, a Justiça em Pernambuco determinou o bloqueio financeiro da empresa, que ficou sem poder usar mais de R$ 400 milhões. O problema tem relação com a construção da hidrelétrica de Xingó.

Para Barbosa, esse é um dos maiores problemas enfrentados pelos trabalhadores. "É a questão da incerteza. Ninguém sabe de vai receber a parte dos lucros e se os recursos para os salários estão assegurados”, observou. A assessoria de comunicação da Chesf informou, por telefone, que não vai se proncunciar sobre a paralisação.

G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário