terça-feira, julho 19, 2016

Kênia Marcelino é primeira mulher a presidir a Codevasf

Kênia Marcelino (Foto: Frederico Celente)

Kênia Régia Anasenko Marcelino é a nova presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (18). É a primeira vez em 42 anos de história que a Companhia será comandada por uma mulher, e a primeira vez que uma servidora de carreira assume, sem condição provisória, a presidência da instituição.

Natural de Goianésia (GO), Kênia é zootécnica graduada pela Universidade Católica de Goiás (PUC), mestre em Ciências Agrárias pela Universidade de Brasília (DF) e doutora em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (MG).

Ela ingressou na empresa por meio de concurso público, em 2003, na função de chefe da Unidade de Bovinocultura de Brasilândia de Minas, vinculada à Superintendência Regional da Codevasf, em Montes Claros (MG). Nesses 13 anos, Kênia atuou como assessora da Presidência da Codevasf, além de ter ocupado o cargo de gerente de Desenvolvimento Territorial da empresa, onde desenvolveu atividades voltadas ao apoio ao desenvolvimento regional, à inclusão produtiva, com a realização de projetos voltados para o fortalecimento da agricultura e pecuária, sobretudo a agricultura familiar.

Desde 2013, ela exercia a função de secretária executiva da Área de Revitalização das Bacias Hidrográficas, onde desenvolveu atividades nas áreas de revitalização, saneamento, desenvolvimento territorial, arranjos produtivos locais, produção animal, organização e articulação de produtores, gestão pública, orçamento, planejamento e execução.

Vinculada ao Ministério da Integração Nacional (MI), a Codevasf é uma empresa pública que promove o desenvolvimento e a revitalização das bacias hidrográficas dos Rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru e Mearim, com a utilização sustentável dos recursos naturais e a estruturação de atividades produtivas para a inclusão econômica e social.

A posse da nova presidente acontece nesta terça-feira (19), às 10 h, na sede da Codevasf, em Brasília. O ato, que terá a presença do ministro da Integração, Helder Barbalho, vai marcar a solenidade em comemoração dos 42 anos de atuação da empresa nos estados de Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Goiás, Piauí, Maranhão, Ceará e no Distrito Federal. Na ocasião serão lançados o Novo Plano Nascente São Francisco e Plano Nascente Parnaíba.

Assessoria de Comunicação e Promoção Institucional da Codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário