segunda-feira, julho 04, 2016

Cortar alimentos com glúten da alimentação é prejudicial e não garante perda de peso

Informe publicitário
Proteína presente em produtos feitos de trigo, como as massas, é proibida apenas para celíacos e para aqueles que sofrem de alergia e intolerância à substância.

O glúten é apontado como grande vilão da perda de peso. Na verdade, a perda de peso causada pela exclusão do glúten da alimentação vem da restrição nos alimentos ingeridos e a consequente redução na ingestão calórica diária, como afirma Aretha Magalhães, nutricionista da Equilibrium e consultora de Fortaleza, uma das principais marcas de massas e biscoitos do país.

“Ao retirar alimentos com glúten da dieta, a pessoa naturalmente vai consumir menos calorias, pois grande parte da alimentação natural é composta por estes alimentos”, explica Aretha. “Mas não é o glúten que causa ganho de peso e sim os acompanhamentos gordurosos e calóricos consumidos juntos que podem dificultar o emagrecimento”, reforça.

A nutricionista conta ainda que o glúten é uma proteína presente em cereais como trigo, centeio, cevada e aveia e nos alimentos feitos com esses cereais, como é o caso das massas. A restrição destes alimentos só é recomendada para quem tem intolerância, alergia ao trigo ou, ainda, aqueles que sofrem da Doença Celíaca.

“O glúten em si não engorda e não há nenhuma comprovação científica de que seja prejudicial para indivíduos não celíacos, ou que possuam alergia ou intolerância ao glúten”, diz Aretha.

O grande problema da dieta que proíbe o consumo de alimentos com glúten é a redução do carboidrato, presente nas massas, por exemplo. Os principais efeitos sentidos por quem restringe o consumo de carboidratos são cansaço, dor de cabeça, sonolência, fraqueza, falta de concentração, tontura e até desmaios.

Manter uma dieta balanceada, com quantidades adequadas de carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais é essencial para o bom funcionamento do organismo. “Os carboidratos presentes nas massas são responsáveis em fornecer nutrientes energéticos necessários para o corpo realizar nossas atividades normais, como andar e trabalhar”, explica a nutricionista.

Consumir macarrão, na quantidade correta e com os acompanhamentos indicados, pode até contribuir na redução do peso. Isso acontece porque a massa combinada com proteínas magras, como peixe ou carne branca, proporciona uma saciedade mais prolongada. Segundo Aretha, a quantidade ideal média recomendada para um adulto é de dois pegadores de massa (200 gramas do alimento cozido) numa refeição, sempre acompanhados de uma fonte de proteína grelhada, como carnes, frango ou peixe e legumes variados.

Siga a Marca Fortaleza nas redes sociais para saber mais dicas.

Facebook: http://www.facebook.com/marcafortaleza
Twitter: http://twitter.com/marcafortaleza
Instagram: http://www.instagram.com/marcafortaleza

SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor Marca Fortaleza: 0800 702 5509
www.marcafortaleza.com.br

Sobre a Fortaleza

Com mais de 60 anos de tradição, a Marca Fortaleza foi a primeira a ser lançada pela M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos. Hoje já são mais de 60 produtos oferecidos aos consumidores, entre massas, biscoitos e torradas, fabricados em uma das maiores plantas industriais do País. Os alimentos Fortaleza são distribuídos nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, deixando as refeições muito mais saborosas, desde a hora do café da manhã até o jantar. Há vários anos, a Marca Fortaleza é destaque no prêmio Grandes Marcas, do jornal Diário do Nordeste.

Sobre M. Dias Branco S. A. Indústria e Comércio de Alimentos

Contando com mais de sessenta anos de existência, a M.Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos é uma empresa do setor de alimentos com ações negociadas no segmento do Novo Mercado da BM&FBovespa. A Companhia produz e comercializa biscoitos, massas, farinha e farelo de trigo, margarinas e gorduras vegetais, snacks e bolos, mistura para bolos e torradas. Sediada em Eusébio (CE), a empresa é líder de mercado em biscoitos e massas no Brasil, é a sexta maior empresa de massas e a sétima de biscoitos no ranking global por faturamento. Suas operações geram mais de 16 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com fatores importantes para o desenvolvimento econômico e social do país.

Sua história começou ainda na década de 40 quando o comerciante e imigrante português, Manuel Dias Branco inaugurou a Padaria Imperial, em Fortaleza (CE). Atualmente, a M.Dias Branco possui um moderno parque industrial com equipamentos de última geração, segundo os mais rigorosos padrões de qualidade, operando com um modelo de integração vertical que permite a produção de suas mais importantes matérias-primas, a farinha de trigo e a gordura vegetal, utilizadas no processo de produção de biscoitos e massas. Suas marcas são sinônimo de tradição e qualidade, estabelecendo um vínculo de confiança e respeito com o consumidor. A estrutura operacional da M.Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos, com sede no Estado do Ceará, conta com 12 unidades industriais e 29 filiais comerciais distribuídas em diferentes Estados do País, garantindo uma cobertura nacional que possibilita a presença de suas marcas em todo o território nacional.

Press à Porter Gestão de Imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário