quarta-feira, junho 22, 2016

Petrolândia: Célia Yoyô recebe título de Cidadã Honorária Petrolandense


Célia recebeu o título das mãos do vereador autor da indicação, Juarez Patriota (Fotos: Assis Ramalho)


Novos cidadãos petrolandenses Célia Yoyô, Jeovane Carvalho, Joane Barboza e Verônica Delgado


Célia Yoyô recebeu o título de Cidadã Honorária de Petrolândia, concedido pela Câmara Municipal na última sexta-feira (17), junto a mais três homenageados na noite. Com larga folha de serviços prestados ao município, Célia Yoyô é a atual presidente do Lions Clube de Petrolândia.

Na sessão, foram também agraciados com o título honorífico o médico e vice-prefeito de Tacaratu Jeovane Carvalho, a enfermeira, empresária e artista plástica Joane Barboza e a empresária Verônica Delgado.

Abaixo, reproduzimos a biografia da homenageada, constante da justificativa para concessão do título.

Ver mais fotos da solenidade>Câmara de Petrolândia entrega títulos a cidadãos honorários (17/06/2016)

"Justificativa

Célia Maria Leal Yoyô, nasceu em 29 de março de 1954, na fazenda Serrote do Boi, Município de Floresta, Pernambuco.

Filha do agricultor e pecuarista Francisco Yoyô Sobrinho e da dona de casa Elvira Leal de Sá.

Dos sete filhos do casal ela foi a sexta filha. Com 21 anos de idade, casou-se com Marcos José Gomes de Lima, passando a chamar-se Célia Maria Yoyô de Lima, cujo enlace matrimonial, completa 41 anos, no dia 29 de Junho. Tem dois filhos e dois netos.

Em dezembro de 1966, aos 12 anos de idade chegou com sua família em Petrolândia, portanto 50 anos de permanência no Município. Iniciou o ginasial, em seguida o técnico em contabilidade e o magistério. Posteriormente, iniciou curso de estudos sociais e biologia em Arcoverde, mas abandonou os mesmos na esperança de um dia cursar uma faculdade na cidade de residência.

Aos 19 anos de idade iniciou em seu primeiro trabalho, no âmbito da ANCARPE – Associação Nordestina de Crédito e Assistência Rural de Pernambuco.

Aos 20 anos foi chamada para trabalhar na Hidroservice Engenharia de Projetos Ltda no setor de topografia. Em 1976 com 22 anos de idade passou a trabalhar na FSESP - Fundação Serviços de Saúde Pública, hoje Fundação Nacional de Saúde (Funasa), onde até os dias atuais encontra-se na ativa.

Mais ou menos no ano de 1992 foi cedida ao Município onde passou a exercer atividades em diversos setores: atenção básica com PACS e PSF, vigilância epidemiológica, CNES/ SIGAB, etc. Foi integrante do Conselho Municipal de Saúde representando o segmento trabalhadores da saúde por vários biênios sempre exercendo por voto a função de secretária executiva.

Foi a primeira presidente do Conselho Municipal de Saúde, e biênio 2012 / 2014 eleita por voto, cargo este sempre ocupado pelos secretários de saúde.

Atualmente, sem ônus para o município, desde 2010 dá assessoria no planejamento da Secretaria de Saúde. Opera o sistema SARGSUS - Serviço de Apoio a Relatórios de Gestão, SISPACTO - Sistema de pactuação, prestando ainda, assessoria ao Conselho Municipal de Saúde.

Exerce atualmente a presidência do Lions Clube de Petrolandia, ano leonístico 2015/2016.

Posto isto, nada mais justo, que em reconhecimento a todo este trabalho prestado, esta Casa Legislativa possa conceder-lhe o Título de Cidadão Honorário Petrolandense."

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Câmara Municipal de Petrolândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário