quinta-feira, junho 16, 2016

Ginásio Pernambucano e ONG GreenDay selam parceria a favor do Meio Ambiente

Luiz Florentino apresentou aos estudantes o projeto “BioWater”, cujo objetivo principal é despoluir rios e lagos (Foto: Ademar Filho)

Na manhã dessa terça-feira (14), o ambientalista e presidente-fundador da ONG GreenDay Pernambuco, Luiz Florentino, esteve no Ginásio Pernambucano localizado na rua da Aurora, no Recife, para apresentar aos estudantes o projeto “BioWater”, cujo objetivo principal é despoluir rios e lagos. “Este projeto foi criado através de muita pesquisa e muito estudo. A função do BioWater é colaborar, ajudar e dar apoio as entidades e a jovens estudantes e conscientizá-los sobre os cuidados que devemos ter com o meio ambiente”, revela Florentino.

A parceria com o GP aconteceu através do projeto Green School, também da ONG, que tem o objetivo de levar palestras de conscientização ambiental para as escolas. “Tive a ideia de ampliar este braço do GreenDay Pernambuco, podemos dizer assim, e meu desejo é leva-lo para todas as escolas e criar um batalhão de ambientalistas. A nossa parceria aconteceu após o envio de alguns e-mails, ofícios até a minha visita aqui na escola, que durante as conversas demonstrou muito interesse em abraçar esta causa com a gente. E hoje estou aqui trocando experiências com os estudantes”, diz Luiz. A próxima etapa da parceria será o desenvolvimento das maquetes dos jardins flutuantes que serão instalados no Rio Capibaribe, conduzido pelos estudantes no início do segundo semestre.

Aproveitando a ocasião, os estudantes do GP apresentaram aos presentes o projeto Mundo Verde Sustentável. “O foco principal é conscientizar não só a escola, mas todo o entorno e nossos familiares para que possamos ter um futuro melhor e um meio ambiente mais limpo. Recife tá muito degradado e essas ideias precisam partir de dentro da escola”, diz Laís Freire, estudante do 2º Ano B. Neste primeiro semestre, através do Mundo Verde Sustentável, os alunos já realizaram oficinas com pneus, produzindo lixeiras para a escola, por exemplo, e ações de conscientização para a limpeza do Rio Capibaribe. “Agora vamos dar início a parceria com a ONG GreenDay Pernambuco para produzir os jardins flutuantes e poder resgatar as águas do rio”, completa.

“Do ponto de vista pedagógico nós vamos agregar valores, cidadania, respeito ao meio ambiente e, ao mesmo tempo, estes estudantes se tornarão cidadãos compromissados com o planeta através de temas como conscientização e sustentabilidade. É um trabalho de formiguinha, pois envolve não só os alunos, mas a comunidade que a escola está instalada, os pais destes estudantes”, ressalta Augusto Dornelas, professor de Geografia e um dos coordenadores do projeto Mundo Verde Sustentável.

Texto: Guilherme Vila Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário