quinta-feira, junho 16, 2016

Petrolândia e municípios vizinhos são beneficiados através de ações do Escritório Regional do ProRural


Coordenador Regional do PRORURAL - Kleyton Souza Lima (Fotos: Assis Ramalho)

UGT do ProRural em Petrolândia está situado na Praça dos Três Poderes, no centro da cidade

O Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, instalou na cidade de Petrolândia o Escritório Regional do PRORURAL, denominada Unidade de Gestão Territorial (UGT), para atender todos os municípios da Região do Sertão de Itaparica. O objetivo do PRORURAL é apoiar o desenvolvimento de empreendimentos associativos (projetos produtivos), na ampliação do acesso à água e outras infra-estruturas complementares para as comunidades rurais, com foco na estratégia territorial, através do Programa Pernambuco Rural Sustentável.

As demandas são priorizadas pelas associações produtoras da agricultura familiar, organizadas num arranjo institucional, das quais são definidas nos Conselhos de Desenvolvimento Rural Sustentável dos municípios e nos Fóruns Territoriais de Redes Produtivas, bem como o fomento de projetos para os grupos especiais de assentados da reforma agrária e atingidos por barragem, indígenas, quilombolas, pescadores artesanais e grupos organizados de jovens e mulheres. 


Atualmente o PRORURAL, através da UGT - Petrolândia, atua na implantação de projetos produtivos de piscicultura, caprinovinocultura, cozinha comunitária, artesanato e tecelagem, horta orgânica, reciclagem e compostagem, irrigação e permacultura e referente a projetos de recursos hídricos atua na implantação de poços artesianos e chafariz, sistemas de abastecimento simplificado e adutoras como também na construção de banheiros e cisternas na zona rural dos municípios. 

Os investimentos planejados e priorizados pelos Fóruns Territoriais das Redes Produtivas de piscicultura e caprinovinocultura do Sertão de Itaparica foram pactuados pelo PRORURAL sendo estes recursos na ordem de 10 milhões de reais e que serão financiados até 2018, por meio de projetos estruturadores para o aumento e melhoramento da produção até a comercialização do pescado e da carne de caprino e ovino.

A exemplo das demandas priorizadas os maiores investimentos serão no beneficiamento e na comercialização das duas atividades, onde os produtores poderão beneficiar seus produtos e atender novos mercados tanto os institucionais (PAA e PNAE) como os mercados das grandes Capitais do Nordeste, sendo estes os primeiros empreendimentos industriais que serão a construção de 2 (dois) Frigoríficos e 1 (um) Curtume para a Região.

A Unidade de Gestão Territorial do PRORURAL - UGT Petrolândia é composta por um coordenador e uma equipe multidisciplinar para atender os agricultores familiares no fomento e na assessoria técnica para a implantação dos projetos produtivos e de infra-estrutura hídrica. 

Além de Petrolândia, são atendidos empreendimentos localizados em Belém do São Francisco, Floresta, Inajá, Itacaruba, Jatobá e Tacaratu.

O Escritório está localizado na Praça dos Três Poderes, centro de Petrolândia.

Informações: Kleyton Lima - Coordenador da UGT Petrolândia/Prorural - SARA

Nenhum comentário:

Postar um comentário