segunda-feira, maio 09, 2016

FAO realiza pesquisa sobre segurança alimentar em municípios de PE



O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) integrou a comitiva que acompanhou o nutricionista Israel Rios, consultor da Organizaçãodas Nações Unidas para Alimentação e Agricultura -FAO, da gerência sub regional no Panamá. Ele está no Brasil realizando uma pesquisa no Agreste e Zona da Mata, visando identificar os principais pontos de entrada dos aspectos de nutrição nos programas de investimento do Banco Mundial em Pernambuco e no Ceará.

Para Israel Rios, apesar dos progressos na saúde e nutrição no Brasil, a região Nordeste, em particular, apresenta alta prevalência de insegurança alimentar e nutricional. Já foram visitados os municípios de Caruaru, Águas Belas e São João e na sexta será a vez de Cortez. Participaram da pesquisa agricultores familiares, fornecedores do PAA e o PNAE, representantes de vários conselhos, secretarias municipais, sociedade civil organizada, prefeituras, IPA e Prorural.

O interesse do Banco Mundial, que encomendou a pesquisa, é saber de que forma pode-se atuar de maneira mais sistematizada o tema da educação nutricional junto aos agricultores familiares, que muitas vezes consomem produtos ultraprocessados em detrimento dos alimentos produzidos na zona rural. “Uma das sugestões para o projeto é promover a qualificação e formação continuada dos extensionistas, para atuação de forma mais sólida, como agente provocador das mudanças dos hábitos alimentares, resgatando e fortalecendo no meio rural o consumo da comida de verdade”, destaca a Extensionista do IPA, Ana Paula Gomes. As visitas ocorreram na semana passada.

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário