segunda-feira, abril 04, 2016

Governo do Estado reforça infraestrutura do Sertão do Itaparica

Governo autoriza pavimentação de trecho da PE-425 e ações de melhoria do abastecimento de água e saneamento em Floresta e Carnaubeira da Penha (Foto: Roberto Pereira/SEI)

O Governador Paulo Câmara autorizou, na última sexta-feira (01/04), no Sertão do Itaparica, obras que beneficiam os municípios de Floresta e Carnaubeira da Penha. Além do início da pavimentação do trecho de 42 quilômetros da PE-425 - que liga os dois municípios, o chefe do Executivo também autorizou ações que garantem a melhoria do abastecimento de água e do saneamento básico da região e a elaboração do projeto da duplicação da acesso à cidade de Floresta.

"É com priorização, a partir desse processo de escuta das lideranças políticas e da população, que vamos continuar governando o nosso Estado. Temos que ter foco naquilo que fazemos. Quando tem pouco dinheiro, a gente tem que colocar naquilo que é mais importante e urgente para cada região. Sabemos que temos muito o que avançar e melhorar em todas as áreas. E vamos continuar fazendo assim: trabalhando, buscando a cada oportunidade que surja melhorar a vida do povo", sublinhou Paulo.

A intervenção, que conta com um aporte de R$ 35 milhões, beneficiará cerca de 50 mil pessoas que utilizam a rodovia. A melhoria da malha viária vai favorecer o desenvolvimento econômico da região, garantindo também geração de emprego e renda. A previsão de conclusão da obra é dezembro de 2017. "Essa é uma ação importante para a região, que liga duas cidades importantes, encurta distâncias e dá mais segurança às pessoas que aqui trafegam. E, ao mesmo tempo, vai ajudar na geração de emprego e no desenvolvimento econômico dessa região", frisou o governador.


O prefeito de Carnaubeira da Penha, Doutor Neto, exaltou o empenho da administração estadual em garantir a execução de uma obra que atende a dois municípios. "Aqui, fica o nosso agradecimento por tirar do orçamento do Estado uma parcela para fazer essa estrada", registrou.


À frente da gestão de Floresta, a prefeita Rorró Maniçoba, destacou a importância da ação para o município e o esforço que o Governo de Pernambuco tem realizado para assegurar intervenções que dialoguem com as necessidades de todas as regiões. "Temos bons trabalhos desenvolvidos pelo Estado em nossa cidade. Com recursos do FEM (Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal), praças estão sendo reformadas e construídas, além de ruas que estão sendo pavimentadas. A duplicação da entrada será mais uma obra inaugurada. Tudo isso mostra o compromisso do Governo com o nosso povo. Um sonho antigo começa a se concretizar", pontuou.

ESCUTA POPULAR - Ao lembrar que o início da pavimentação da PE-425 atende à escuta popular realizada durante o Seminário Todos por Pernambuco - ocorrido no primeiro semestre de 2015, o secretário estadual de Transportes, Sebastião Oliveira, destacou que a rodovia é um importante corredor que liga os Sertões do São Francisco, Itaparica e Central. O gestor também pediu que a população seja "fiscal" da obra. "Vamos, juntos, cuidar do que é nosso", arrematou.

Nascida e criada em Carnaubeira, a enfermeira Maria Solange dos Santos, 48 anos, celebrou a iniciativa. "Hoje, a gente leva duas horas para fazer o percurso. Eu costumo ir para Floresta sempre. Todo serviço de banco e todo o nosso movimento é em Floresta. O dia de hoje é de uma alegria imensa, um momento único para todos de Carnaubeira porque esse é um sonho que vem se arrastando há 50 anos e hoje a gente tá vendo ele virar realidade. É um momento histórico na nossa vida. Hoje, nós estamos renascendo", festejou.

ÁGUA - Ainda durante passagem por Carnaubeira da Penha, o governador Paulo Câmara assinou Termo de Cooperação Técnica Preliminar que delega à Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) a gestão do sistema de Abastecimento de Água do município. Atualmente, quem gerencia a distribuição de água é a prefeitura, que detém a concessão dos serviços de água e esgoto.

O chefe do Executivo estadual recomendou estudos e projetos para viabilizar as ações que assegurem a melhoria do sistema de abastecimento de água da cidade, que é feito, atualmente, por meio de poços, com uma infraestrutura que requer investimentos para aprimorar a performance dos recursos hídricos disponíveis na região. "Estamos buscando alternativas para melhoria do abastecimento de água em Carnaubeira. A gente quer investir cada vez mais em obras de infraestrutura hídrica, tanto no abastecimento quanto no saneamento, porque a gente sabe da importância disso para a qualidade de vida do povo", salientou.

"A Compesa vai trazer água da Adutora do Pajeú, ou seja, de boa qualidade, vinda do Rio do São Francisco, e em quantidade. Também vai tratar essa água, torná-la potável e distribuí-la para toda cidade. Então, a gente vai trabalhar no sentido de chegar ao pleno atendimento, mas não apenas da sede do município. Em um segundo momento, também nos seus distritos. E vamos começar a implantar ainda um sistema de esgotamento sanitário", explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Norões.

O documento assinado hoje prevê a realização de licitação neste mês de abril para a implantação do Sistema de Abastecimento de Água (SAA), composto por uma Estação de Tratamento de Água (ETA) - com vazão de 8 l/s - que será interligada à adutora do Pajeú. Será construído um reservatório com capacidade para armazenar 270 m³; além da implantação de 10 mil metros de rede de distribuição. O Termo de Compromisso celebrado entre Compesa e a Prefeitura de Carnaubeira da Penha prevê ainda a instalação de equipamentos para controle de perdas e modernização do sistema cadastral dos clientes.

Ficará sob a responsabilidade da Compesa a captação de recursos, lançamento do processo de licitação e coordenação da execução das obras, com apoio da prefeitura. A companhia já elaborou um projeto de reformulação da rede e de construção da estação de tratamento de água. Já o município irá elaborar e instituir o Plano Municipal ou Regional de Saneamento Básico, de acordo com as diretrizes aplicadas pela Compesa.

SEI-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário