sábado, abril 02, 2016

Centro Socioambiental da Compesa em Arcoverde comemora dois anos de atividades



As metas para 2016 são: implantar o primeiro jardim sensorial com vegetação nativa em Arcoverde, trabalhar o uso racional da água em cada uma das escolas do município, e implantar um grupo permanente de oficina Geração de Renda (Fotos: Compesa/Divulgação)

A Compesa comemorou nessa quinta-feira (31) dois anos de atividades do Centro de Educação Socioambiental-CESAC, localizado no município de Arcoverde, no Sertão do Estado. Trata-se do primeiro projeto da companhia, idealizado a partir da necessidade de conscientizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente. A festa contou com a presença de diretores e gerentes da Companhia além de autoridades locais. Para marcar a data, foi plantada uma muda de Pau-Brasil na pracinha da unidade.

Nestes dois anos, o Cesac recebeu a visita de mais de 3 mil pessoas. Entre as ações realizadas, 99 oficinas sobre o reúso de materiais tiveram 2.532 participantes; 4.096 pessoas passaram por uma das 79 palestras socioambientais; e 315 pessoas estiveram presentes em um dos cinco cursos ambientais promovidos pelo Centro.

As metas para 2016 são: implantar o primeiro jardim sensorial com vegetação nativa em Arcoverde, trabalhar o uso racional da água em cada uma das escolas do município, e implantar um grupo permanente de oficina Geração de Renda. “Esse espaço representa o papel da Compesa numa relação com a sociedade e com o meio ambiente. Representa possibilitar que escolas, universidades e moradores possam trabalhar um novo jeito de lidar com o meio ambiente, de se relacionar com o processo de reciclagem e de arborização. Isso nos mostra como é possível sermos um mundo sustentável”, enfatiza o diretor de Articulação e Meio Ambiente da Compesa, Aldo Santos.

Na festa de aniversário, os convidados foram recepcionados pelo Grupo de Pernas de Pau Infantil de Arcoverde e assistiram a uma apresentação de meninos e meninas atendidas pela Fundação Terra que tocaram instrumentos construídos com materiais recicláveis como latas e baldes plásticos. Em seguida, conheceram as atividades desenvolvidas no local por meio de uma apresentação que mostrou a linha do tempo do Cesac. “O trabalho socioambiental que a Compesa vem desenvolvendo em Arcoverde é extraordinário.Tenho certeza que a iniciativa será replicada em outras cidades pernambucanas”, ressalta Marconi de Azevedo, diretor Regional do Interior da Compesa.

Sob a supervisão de Carmem Tavares, a Sala Verde como também é chamado o espaço, já promoveu mais de dois mil atendimentos, com palestras e oficinas para crianças, jovens, adultos e idosos de Arcoverde e região. Carmem comemora os resultados obtidos desde a inauguração, em março de 2014: “O Cesac nada mais é do que uma forma de preservar o meio ambiente porque nele nós vivemos, dele fazemos parte. Chegar a uma das escolas que prestamos serviço, e ver que a cultura da preservação já faz parte da rotina delas porque aprenderam no Cesac, é muito gratificante”, enfatizou.

O projeto conta com o apoio de vários segmentos da região.“É um projeto contagiante. As pessoas ficam eufóricas quando vêm nossas atividades de reúso de materiais. As pessoas estão abraçando o Cesac de uma maneira muito positiva mesmo”, comemora Augusto César de Lima, gerente da Unidade de Negócios Regional Moxotó.

Codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário