terça-feira, abril 19, 2016

CBHSF e Univasf oficializam parceria para Simpósio da Bacia do São Francisco

Reunião aconteceu em Petrolina (Foto: Ascom CBHSF)

Na última segunda-feira (18.04), representantes do Fórum de Pesquisadores de Instituições de Ensino Superior da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, juntamente com membros da diretoria do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) estiveram reunidos em Petrolina (PE) com o reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Julianeli Tolentino. O objetivo foi oficializar a parceria para a realização do I Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, que acontecerá entre de 5 a 9 de junho, em Petrolina e Juazeiro (BA).

Além de conhecer os espaços onde acontecerão os debates, conferências, mesas e demais atividades do Simpósio, a reunião serviu para assinatura do termo de cooperação técnica entre o CBHSF, a agência delegatária Peixe Vivo e a Univasf, que prevê não só a realização do encontro acadêmico em junho, como também futuras ações de educação ambiental.

“A Univasf está sendo uma grande parceria, abrindo suas portas para atrair outras universidades e estimulando a produção de conhecimentos científicos sobre aspectos relevantes para o rio São Francisco e o povo da bacia”, destacou o secretário geral do CBHSF, Maciel Oliveira. Estiveram ainda presentes o presidente do Comitê, Anivaldo Miranda, e o coordenador da Câmara Consultiva Regional do Baixo São Francisco, Melchior Nascimento, que é professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e representa a comunidade acadêmica na diretoria do colegiado.

“​O Simpósio tem a intenção de reunir pesquisadores e acadêmicos de todo o país para apresentação de estudos que contemplem essa importante bacia para o Brasil, que enfrenta uma série crise e necessita urgentemente de revitalização”, explicou Melchior, completando: “As mesas, conferências e debates revelarão a dimensão da rica produção científica existente sobre o São Francisco”. Representando a agência delegatária Peixe Vivo, participou o diretor técnico Alberto Simon. O encontro contou ainda com professores de algumas das oito universidades que compõem a organização do Simpósio.

Mais informações sobre o I Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, no endereço: sbhsf.com.br

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) é um órgão colegiado, integrado pelo poder público, sociedade civil e empresas usuárias de água, que tem por finalidade realizar a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos da bacia, na perspectiva de proteger os seus mananciais e contribuir para o seu desenvolvimento sustentável. A diversidade de representações e interesses torna o CBHSF uma das mais importantes experiências de gestão colegiada envolvendo Estado e sociedade no Brasil.

Ascom CBHSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário