domingo, março 06, 2016

Codevasf e Compesa iniciam processo de transferência de gestão dos sistemas de esgotamento sanitário

Foto: Altamiro de Pina/Codevasf

Representantes da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) estiveram reunidos, durante essa primeira semana de março, para discutir o encaminhamento e o andamento das obras de esgotamento sanitário na área de atuação da Codevasf em Pernambuco.

Transferir a gestão dos sistemas finalizados para a Compesa tem sido uma das prioridades da Codevasf no estado. O engenheiro civil Ricardo Lisboa, que está substituindo, temporariamente, o superintendente regional da Codevasf Luciano Albuquerque, afastado por licença médica, afirmou que essa é uma ação essencial para o bom funcionamento dos sistemas.

“O assunto já vem sendo tratado pelo superintendente há algum tempo. Durante esta semana, nós nos encontramos com representantes da Compesa para definir os termos do recebimento provisório por parte da Companhia Pernambucana de Saneamento. Os municípios onde nós já finalizamos as obras de esgotamento, como Ouricuri, Granito, Cedro, Parnamirim, Santa Maria e Belém do São Francisco, já vão iniciar esse processo de transferência para a Compesa nos próximos meses”, informou Lisboa.

Para agilizar o processo, foi estabelecida uma parceria entre a Compesa, a Codevasf e a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) para análise e liberação de operação dos sistemas, o que é necessário para que haja a transferência de gestão dos sistemas. As visitas da CPRH, Compesa e Codevasf aos municípios para que seja realizada a análise já estão agendadas.

Conforme as obras de implantação de sistemas de esgotamento sanitário que estão em andamento forem sendo finalizadas, os municípios passarão pelo mesmo processo de transferência de gestão.

Codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário