segunda-feira, fevereiro 15, 2016

Petrolândia; Resumo da reunião da Câmara realizada na quinta-feira (11)

Vereador Carlos Alberto Corrêia - PTB

A Sessão realizada no dia 11 de fevereiro do corrente ano, teve como tema inicial em debate, o aumento das taxas nas contas de luz e ao mesmo tempo a falta de iluminação em muitos lugares da cidade.

Na fala do Vereador Jorge Viana algumas situações foram citadas, como falta de água, falta de medicamentos, carência de exames específicos, falta de investimentos e planejamentos na área da educação e demais prejuízos enfrentados pela população.

O Vereador Rogério Novaes parabenizou em nome da Tv Web Petrolândia o papel da imprensa no Município, levando a informação aos Petrolandenses. Apresentou mais uma vez indicação solicitando iluminação para o cemitério do Icó-Mandantes, e desabafou sobre a realidade dos serviços prestados na cidade de modo geral com relação ao aumento das tarifas de luz e péssimas condições da mesma. Convidou todos a estarem presentes na inauguração da Balança Rodoviária para pesagem de caminhões na Agrovila 10 do Icó- Mandantes.

Ainda sobre a Iluminação Pública, o Vereador Juarez Patriota informou que a taxa de luz já foi normalizada, restando saber quais os motivos do aumento durante os dois últimos meses e que em conversa com o atual Gestor, haverá troca de lâmpadas na cidade toda. O Vereador Carlos Alberto mostrou-se mais uma vez preocupado com os valores da Receita Líquida de Petrolândia em alguns itens, a começar pelo FPM - Fundo de Participação dos Municípios (Um valor cobrado em cima do IPI do Imposto de Renda), o ICMS - Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, FUNDEB – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, Impostos Sobre Serviços dos Bancos, Receita Bruta, entre outros, relatando a diferença dos valores nos anos de 2014 e 2015. Dessa forma, deixou claro que a falta de água tem dificultado a geração de energia e uma queda na receita, mas que com as chuvas no Sertão, espera melhorias e aumento nesses valores, além de que seja bem aplicado.

Sílvio Rogério parabenizou a Secretaria de Saúde Municipal, que mesmo diante de algumas dificuldades, tem pessoas dispostas a colaborar com o desenvolvimento da mesma, e uma gestão voltada para o trabalho. Elogiou a conquista da Balança Rodoviária e desejou que esta seja utilizada com o propósito de ajudar o produtor. Com relação a crise, afirmou que as perdas não devem gerar negatividades, mas uma vontade de dias melhores e condições confortáveis para o Município e sua população.

O Vereador Jorge Viana fez críticas ao Gestor pela sua falta de compromisso com o Povo de Petrolândia no que diz respeito à realização de licitações, arrecadação de Receitas, péssima iluminação da cidade. (Sua fala teve alguns debates com os Vereadores Sílvio, Juarez e Rogério). Respondeu aos comentários feitos, salientando a situação das Casas Populares, Creches, Saneamentos Básicos e pequenos “descuidos” que estão maltratando a população na cidade e na Zona Rural.

O Presidente da Casa, Fabiano Marques recebeu durante a Sessão uma denúncia de vários pneus e materiais de mesma situação jogados no Lixão da cidade, e expostos aos riscos de se tornarem um criatório de dengue, chikungunya e zica, e solicitou em caráter emergencial que a informação fosse levada à Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária para as devidas providências. Com relação a iluminação Pública, indagou quais os motivos que levaram a cidade a ficar por quase 60 dias as escuras, quando o aviso da CELPE para as Prefeituras de que estas teriam que arcar com as contas e diante desse 1 ano nada foi feito. Com relação a Balança de pesagem em que os equipamentos nunca foram utilizados devido a licitação para instalação que deu deserta por duas vezes, sabendo que quando isso ocorre, a Prefeitura pode fazer uma contratação direta. Lamentou as demissões ocorridas recentemente, e agradeceu a presença de todos, lembrando daqueles que acompanham através dos blogs, rádios, sites e outros meios de comunicação.

Fonte e fotos: Assessoria da Câmara de Petrolândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário