segunda-feira, fevereiro 22, 2016

Mulheres Mil: Afogados da Ingazeira ganha programa de qualificação para mulheres


O programa “Mulheres Mil” foi criado pelo Ministério da Educação em 2007. Executado nos municípios em parceria com as Prefeituras, o programa capacita mulheres em situação de vulnerabilidade social para o mercado de trabalho. Apenas 15 municípios de Pernambuco são contemplados com o “Mulheres Mil”.

Em Afogados da Ingazeira, a aula inaugural aconteceu na última sexta (19), no plenário da Câmara de Vereadores. Serão seis meses de curso, beneficiando 45 mulheres da zona rural de Afogados da Ingazeira. Elas serão capacitadas em agricultura e horticultura familiar. “Mas as aulas também trarão conteúdos como direitos humanos, sociologia e relações de gênero,” afirmou a Coordenadora Municipal de Políticas para as Mulheres, Risolene Lima. As mulheres participantes foram selecionadas pela coordenadoria.

Serão três aulas por semana durante seis meses. Para cada aula frequentada, o programa disponibiliza o valor de dez reais. Na aula inaugural, o Prefeito de Afogados, José Patriota, falou da importância da inserção das mulheres no mercado de trabalho. “Que esse seja o primeiro de inúmeros passos que vocês darão no caminho de um futuro melhor para vocês e para suas famílias,” destacou Patriota.

A parceria é a alma do negócio. Para garantir a frequência escolar, a Secretaria Municipal de Educação irá disponibilizar o transporte para as mulheres. Aquelas que tiverem filhos pequenos poderão trazê-los para as aulas. A Secretaria de Assistência Social, através do CRAS, promoverá atividades lúdicas e educativas, acolhendo as crianças enquanto as mães estiverem em sala de aula. Em Afogados, a capacitação fica por conta da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Prefeitura de Afogados da Ingazeira/Núcleo de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário