quinta-feira, fevereiro 04, 2016

Dia Mundial do Câncer é comemorado nesta quinta (04); foco este ano é a prevenção da doença


Nesta quinta-feira, 4 de fevereiro, é comemorado o Dia Mundial do Câncer. A data foi instituída em 2005 pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) e tem como principal objetivo fazer com que o maior número de pessoas ao redor do Planeta fale sobre a doença. No Brasil, a iniciativa é protagonizada pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), instituição parceira da UICC.

Neste ano, a campanha tem como objetivo mostrar como todos – em grupo ou individualmente – podem fazer a sua parte para reduzir o câncer. A campanha chama atenção para a importância de uma alimentação saudável e a prática de atividade física como prevenção da doença.

O Inca estima que em 2016 são esperados 295.200 novos casos de câncer, entre os homens e 300.870 entre as mulheres – excluindo-se o câncer de pele não melanoma que representará 175.760 casos previstos, que correspondem a 29% do total estimado. Segundo o Instituto, o aumento da expectativa de vida, a urbanização e a globalização são alguns dos fatores que podem explicar parte dos 596 mil novos casos de câncer. Os principais tipos que ocorrerão no País serão, por ordem de incidência, os de pele não melanoma – para ambos os sexos-, o de próstata e o de mama.

Outros cânceres cuja incidência merece destaque são os do intestino grosso – terceiro mais incidente entre as mulheres e o quarto entre os homens -; pulmão – terceiro entre os homens e quinto entre as mulheres -, colo do útero – quarto mais comum nas mulheres-; estômago – quinto entre os homens e sexto entre as mulheres-; e cavidade oral -sexto mais comum entre os homens.

Dicas do Inca de prevenção ao câncer:

- Escolher um estilo de vida saudável
Todos podem tomar medidas para reduzir o risco de câncer ao escolher opções saudáveis, como não fumar, praticar atividades físicas, consumir alimentos e bebidas saudáveis e reduzir a exposição à radiação ultravioleta do sol.

- Manter o peso adequado
Estar acima do peso aumenta as chances de desenvolver câncer. Por isso, é importante controlar o peso por meio de uma boa alimentação e manter-se ativo. Cerca de um terço de todos os casos de câncer podem ser evitados com alimentação saudável, manutenção de peso corporal adequado e atividades físicas.

- Ter uma alimentação saudável
A alimentação deve ser variada, equilibrada, saborosa, respeitar a cultura e proporcionar prazer e saúde. Frutas, legumes, verduras, cereais integrais e feijões são os principais alimentos protetores. Comer esses alimentos diariamente pode evitar o desenvolvimento de câncer.

- Praticar atividade física
A atividade física consiste na iniciativa de se movimentar, de acordo com a rotina de cada um. Você pode, por exemplo, caminhar, dançar, trocar o elevador pelas escadas, levar o cachorro para passear, cuidar da casa ou do jardim.

- Evitar a exposição solar das 10h às 16h
Caso não seja possível não se expor ao sol, use chapéu, guarda-sol, óculos escuros, camisa de mangas longas e filtro solar durante qualquer atividade ao ar livre. Procure áreas de sombra, que podem ser desde árvores até edificações, como marquises. Áreas de sombra reduzem em até 50% a intensidade das radiações UV.

- Criar ambientes saudáveis
Escolas e locais de trabalho têm papéis importantes na prevenção do câncer. Ambos podem promover uma cultura de saúde ao oferecer refeições nutritivas e tempo para lazer e atividade física.

Agência CNM, com informações do Inca

Nenhum comentário:

Postar um comentário