quinta-feira, janeiro 07, 2016

Buíque é o município menos desenvolvido de Pernambuco, segundo pesquisa

Informações sobre o município de Buíque

Segundo dados da Federação Nacional das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), Pernambuco possui apenas uma cidade entre as 500 mais desenvolvidas do país: Fernando de Noronha, na 456ª colocação. A informação faz parte do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), que, em dezembro de 2015, divulgou os ranking das cidades brasileiras de acordo com informações sobre educação, saúde e emprego e renda. Buíque é o município menos desenvolvido do Estado e aparece na 5255º posição do país, entre os 5.517 listados. Todos os dados analisados são referentes ao ano de 2013.

Entre os 500 piores municípios, 97,4% são do Norte e do Nordeste, enquanto 92,6% são do Sul e Sudeste, denotando uma situação grave de desigualdade entre as regiões. "Os indicadores são muito díspares. Norte e Nordeste ainda são muito carentes", nota a pesquisadora Tatiana Sanchez, chefe da Divisão de Pesquisa e Estatística da Firjan. "Mesmo entre eles existe diferença no desenvolvimento. O Norte apresenta vantagens conjunturais, em emprego e renda, mas há carência nas áreas sociais. Já o Nordeste vai melhor no social, em detrimento de emprego e renda."





É o caso de Fernando de Noronha: os índices de saúde e educação no município são considerados altos, enquanto a análise de emprego e renda é classificada como regular. O arquipélago é seguido, no ranking estadual, por Recife, Caruaru, Cabo de Santo Agostinho e Olinda. Apesar de bem colocadas na análise pernambucana, somente as três primeiras cidades estão entre as mil mais desenvolvidas do Brasil. "Os resultados regionais ratificam um pouco os resultados gerais. O desenvolvimento é a redução das desigualdades entre as regiões do País. Vemos o Sudeste com condições de vida muito avançadas, que se assemelham a padrões internacionais. O desafio é trazer Norte e Nordeste para esse padrão", afirma o pesquisador Guilherme Mercês, gerente de Ambiente de Negócios e Infraestrutura da Firjan.

Além de Buíque, a pior colocada no estado, estão nas piores posições as cidades de Inajá, Manari, Água Preta, Orocó e Afrânio. Todas figuram entre as 400 cidades menos desenvolvidas do país.


Informações sobre Fernando de Noronha


Dados de Fernando de Noronha, o melhor colocado de Pernambuco no índice Firjan. Imagem: IFM/Reprodução


O estudo - Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM) é um estudo que ocorre anualmente. São levados em conta três indicadores: emprego e renda, educação e saúde. Cada categoria tem critérios específicos, e os dados são oriundos de fontes oficiais, como o Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério da Educação e Ministério da Saúde.

Em emprego e renda, observa-se a geração de emprego e renda formal, os salários médios dos trabalhadores e absorção de mão de obra local. Já para medir os indíces de educação, são avaliadas as matrículas na educação infantil, além dos números de abandono, distorção idade/série, média de horas/aula por dia e a qualificação dos docentes no ensino fundamental. Também são considerados os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

A saúde é avaliada através do número de consultas pré-natal, óbitos de crianças por causas que poderiam ter sido evitadas, óbitos por causas mal-definidas, e pela avaliação da Internação Sensível à Atenção Básica (Isab).

Nenhum comentário:

Postar um comentário